Categorias: Suíça (viagens & passeios)

Dicas de viagem para a Suíça: informações para planejar sua viagem

A Suíça é um país muito privilegiado pela natureza. Tanto no inverno quanto no verão vale a pena visitar o país. Este post é para você que quer conhecer a Suíça e não sabe bem por onde começar. Aqui eu vou colocar informações gerais para que você possa organizar sua viagem e que irão lhe ajudar quando estiver aqui.

COVID E FRONTEIRAS
A Suíça reabriu as fronteiras para turistas brasileiros que vem do Brasil desde o dia 26 de junho de 2021. A exigência é que o passageiro tenha recebido as 2 doses da vacina.

USO DE MÁSCARAS
É obrigatório o uso de máscaras em todos os  transportes públicos e lugares fechados como lojas, museus, mercados, teleféricos de montanha.

PASSAPORTE E VISTOS
Não é exigido visto para quem tem passaporte brasileiro, se a estadia for inferior a três meses. A única exigência é que o passaporte tenha validade por três meses após a data de regresso da Suíça ou de qualquer outro país que faça parte do Acordo de Schengen.

LOCALIZAÇÃO
A Suíça está localizada na Europa Central tendo fronteira com os seguintes países: Alemanha, França, Itália, Liechtenstein e Áustria.

Fonte: worldometers.info

COMO CHEGAR
DE TREM:
A partir de Paris você pode pegar o trem TGV e ir até Basileia, Zurique ou Genebra, com o trajeto feito entre 3h a 4h, dependo da cidade que você for. De Milão até Lugano (cidade da parte italiana da Suíça) são 1h15 min de trem.
Há trens que vem de Viena e outras cidade da Áustria. Assim como da Alemanha também.

DE AVIÃO: você pode chegar pelos aeroportos de Genebra, Basileia ou Zurique. A partir de Guarulhos você pode pegar um voo direto até Zurique pela Swiss Airlines. KLM, Air France e Easy Jet também fazem voos para Zurique, Genebra e Basileia.

DE CARRO: através das fronteiras dos países: Alemanha, França, Itália, Liechtenstein e Áustria. Lembrando que para circular de carro na Suíça é preciso comprar o selo (chamado de Vignette) antes de cruzar a fronteira. O valor do selo é de 40 francos e vale por 1 ano (de janeiro a janeiro). Como a Suíça não possui pedágios, mas exige este selo.

MOEDA
A Suíça tem sua própria moeda, já que ela não faz parte da Comunidade Europeia. Aqui, a moeda é o franco suíço (CHF). Algumas lojas e restaurantes podem aceitar euros, mas não são obrigados a fazê-lo. O troco dado de volta ao cliente provavelmente será em francos suíços.A cotação de Euro para franco depende de cada lugar. Alguns fazem 1:1. Há casa de câmbio nas estações das maiores cidades como Zurique, Genebra, Lausanne, Berna, Lugano e Lucerna.


VOLTAGEM

A voltagem na Suíça é de 220 volts. Os plugs utilizados são os de 2 pinos e o de 3 pinos (os mesmos utilizados no Brasil).

 

CLIMA
De janeiro a fevereiro a temperatura média durante o dia fica entre  -2 a 7 °C . De julho a agosto a média é de 18 a 28 °C. Na primavera e no outono, a média de temperatura é de 8 a 15 °C.

IDIOMA OFICIAL
A Suíça possui 4 línguas oficiais: alemão, francês, italiano e romanche. Se você não fala nenhum desses idiomas, não se preocupe que em inglês é possível se comunicar.

Fonte: ontheworldmap.com

CAPITAL
Berna é a capital do país.

Sede do Governo Suíço, em Berna.

MAIORES CIDADES
Zurique, Genebra, Basiléia, Berna, Lausanne.

CANTÕES
Os cantões são os estados suíços e são no total de 26.

Mapa com os 26 cantões. Fonte: ontheworldmap.com

POPULAÇÃO
Possui 8.6 milhões de habitantes.

QUANDO VIAJAR PARA A SUÍÇA
A Suíça é um país que você pode aproveitar o ano todo. Eu sempre sugiro para meus clientes que escolham entre março e maio, por ser baixa temporada e pelos dias serem mais longos. Mas como nem todo mundo consegue férias nesta época, eu fiz o artigo “Qual a melhor época para visitar a Suíça” para ajudar a escolher o melhor período e mostrar como aproveitar cada um deles.

INFORMAÇÕES SOBRE TRENS
A Suíça possui um dos mais eficientes transportes públicos do mundo. No país são 5.200 km de linhas férreas e 1.000 km de vias férreas de montanha.
Todas as estações de trem possuem conexão com o transporte da cidade. Isto é, ao sair de uma estação central de uma cidade você terá fácil acesso a ônibus, bondinhos (chamados de trams), metrô (em Lausanne).

DICA: ter o app SBB Mobile ajuda muito você no deslocamento. Nele você consegue ver os horários dos transportes (trem, barco, ônibus, trem) e se deslocar para onde desejar. Pode também comprar passagem por ele.

Tela do app

Existe um ticket de transporte que cobre os deslocamentos, chamado de Swiss Travel Pass. Ele oferece as seguintes vantagens:
– ter livre acesso aos trens, sem a necessidade de você comprar o ticket por trecho ou em determinada hora. Basta subir no trem e seguir seu destino;
– acesso livre em muitos passeios de barco pelos lagos e rios;
– acesso as rotas panorâmicas de trem como o Glacier Express, Bernina Express, Goldenpass, Gotthard Express. Mas atenção porque o Swiss Travel cobre o seu deslocamentos nestes trens, mas não cobre a reserva do assento, que é obrigatória para o Glacier e Bernina, por exemplo.
– entrada gratuita em mais de 500 museus (como o Museu da Fifa em Zurique, o Alimentárium em Vevey, o Olímpico em Lausanne).
– cobre a subida no Monte Rigi e dá desconto de até 50% no ticket de outras montanhas
– Crianças com idade entre 6 e 16 anos acompanhadas por pelo menos um dos pais viajam gratuitamente com o Swiss Family Card.

Os valores do Swiss Travel Pass variam de acordo com os dias usados:

Para usar dias consecutivos:
– Para 3 dias: 232 francos (2a classe) / 369 francos (1a classe)
– Para 4 dias: 281 francos (2a classe) / 447 francos (1a classe)
– Para 8 dias: 418 francos (2a classe) / 663 francos (1a classe)
– Para 15 dias: 513 francos (2a classe) / 810 francos (1a classe)

Para usar em dias alternados (Swiss Travel Pass Flex):
– Para 3 dias: 267 francos (2a classe) / 424 francos (1a classe)
– Para 4 dias: 323 francos (2a classe) / 514 francos (1a classe)
– Para 8 dias: 467 francos (2a classe) / 742 francos (1a classe)
– Para 15 dias: 563 francos (2a classe) / 890 francos (1a classe)

Valores válidos até 31.12.2021.

Você pode comprar o Swiss Travel Pass para dias consecutivos pela internet, no site da SBB, a empresa de trens da Suíça. O Swiss Trave Pass Flex você só consegue comprar aqui na Suíça, porque ele é impresso num bilhete especial para que você coloque as datas que irá usar. Você pode comprar nos centros de vendas da SBB nos aeroportos de Genebra e Zurique, estações de trem como a de Zurique, Basel, Genebra, Lausanne, Lucerna, Berna. 

Aqui estão mais informações que irão lhe ajudar na sua viagem pela Suíça:
– Informações sobre a abertura das fronteiras da Suíça para turistas brasileiros

– Tudo sobre viajar de trem na Suíça 
– As 5 Rotas de trens panorâmicos na Suíça 
– 9 Passeios de barco para fazer na Suíça
– 13 Montanhas para conhecer na Suíça
– Eventos para você curtir de janeiro a dezembro na Suíça
– 6 Fábricas de chocolates para visitar na Suíça
– Dicas de onde comprar chocolate na Suíça
– Onde comer barato na Suíça, dicas e sugestões de lugares acessíveis
– 10 Mercados de Natal para conhecer na Suíça

*************************************************************

Se você quer conhecer a Suíça e não sabe por onde começar o seu passeio, saiba que eu posso te ajudar a tornar sua viagem fácil e prazerosa de fazer.
Temos uma equipe de guias para acompanhar você em seus passeios ou, se preferir, posso fazer o seu roteiro.
Basta clicar aqui abaixo, para mais informações:
Eu quero um tour com guia brasileiro
Eu quero um roteiro personalizado

Tudo muito prático e sem dor de cabeça!! Entre em contato e faça um orçamento.

Dica de viagem:
Para reserva de hotel, eu recomendo o Booking.com , pois sempre reservo por ele e tem muitas opções com preços variados.

Quem deseja alugar um carro, o site da rentcars mostra as opções de várias locadoras. Assim, você pode escolher o preço e o modelo que melhor desejar.

*****************************************************

Aproveite para acompanhar o Pelo Mundo Blog pelas redes sociais:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.