Categorias: Trilhas

Trilha na Suíça: conheça o caminho da Suíça de Rütli até Bauen- parte 1

Esta trilha tem um contexto histórico grande, porque a história conta que foi alí na região que deu-se início à formação da Suíça. O país começou a se formar em 1291, quando os cantões de Uri, Unterwalden e Schwyz se uniram para se defenderem dos Habsburgos, uma monarquia muito poderosa da época que dominava parte da Suíça, inclusive a região do lagos dos 4 cantões (que é o mesmo lago que banha Lucerna).

A trilha foi criada em 1991 para comemorar os 700 anos da Confederação Helvética (primeiro dado à Suíça). Ela começa em Rütli, nas margens do lago dos 4 cantões, onde segundo a lenda foi o local que Uri, Unterwalden e Schwyz fizeram o juramento de lealdade mútua (“Juramento de Rütli”). Desde então, o lugar se tornou o símbolo da liberdade e independência suíça. Esta parte é a primeira de um trajeto total de 35km que vai até Brunnen.

Rütli visto de cima.

No decorrer do trajeto a gente encontra as pedras com o nome e o ano que cada cantão começou a fazer parte da Suíça, chama de Confederação Helvética na época da formação.

COMO É A TRILHA

A trilha é feita de Rütli até Bauen e todo este trajeto são 10km. A única forma de chegar em Rütli é de barco. Peguei o barco em Brunnen e esse trajeto leva 10 minutos. Logo no começo da trilha passamos pelo local do juramento. Ali perto também tem um restaurante, um parquinho para crianças e local para picnic.

Essa primeira etapa é subida. São 3km subindo até chegarmos em Seelisberg, uma cidade no alto da montanha. Para quem não quiser fazer esta parte caminhando, pode pegar o trenzinho Treib-Seelisberg-Bahn.Para pegar o trem você vai de barco até Treib-Seelisberg. É o mesmo barco que sai de Lucerna e vai até Flüelen e que também passa em Rütli.

Ao terminar esta subida, a gente passa pela cidade de Seelisberg e segue o caminho pela floresta. O trajeto é muito bonito e tem-se uma vista linda do lago dos 4 cantões.

Um pouco antes de chegarmos em Bauen, começamos a descer. Aqui, tenha cuidado porque o trajeto é escada e ela é com pedras. Se chover, fique ligado para não escorregar.

Em Bauen você pode escolher em pegar um barco ou o ônibus. Não tem estação de trem em Bauen. Neste dia da trilha, peguei o barco que seguiu para Flüelen. De Bauen até Flüelen de barco são 20 minutos.

INFORMAÇÕES GERAIS DA TRILHA
– De Brunnen até Rütli de barco: 10 minutos. Valor: adulto 9,40 francos / Halbtax ou demi tarif: 4,70 francos / Swiss Travel Pass: gratuito.
– De Rütli até Bauen: 10 km, aproximadamente 3h
– Altitude máxima durante a trilha: 620m
– Nível da trilha: médio
– Melhor época para fazer a trilha: de abril a outubro

Se você for de carro até Brunnen, pode estacionar no seguinte endereço: Föhneneichstrasse 8, 6440 Brunnen SZ.
De trem de Zurique até Brunnen demora 1h. E de Lucerna até Brunnen são 45 minutos.

Esta região do lago dos 4 cantões é belíssima para passear. Um dos passeios que você pode fazer é o do Gotthard Panorama Express que combina passeio de barco pelo lago e de trem panorâmico de Flüelen até Lugano, na região italiana da Suíça. Você também pode combinar um passeio de barco e uma visita no Museu do canivete Victorinox, em Brunnen. Ou ainda, planejar sua hospedagem em Lucerna e aproveitar um roteiro de 3 dias pela cidade e região

*************************************************************

Se você quer conhecer a Suíça e não sabe por onde começar o seu passeio, saiba que eu posso te ajudar a tornar sua viagem fácil e prazerosa de fazer.
Temos uma equipe de guias para acompanhar você em seus passeios ou, se preferir, posso fazer o seu roteiro.
Basta clicar aqui abaixo, para mais informações:
Eu quero um tour com guia brasileiro
Eu quero um roteiro personalizado

Tudo muito prático e sem dor de cabeça!! Entre em contato e faça um orçamento.

Dica de viagem:
Para reserva de hotel, eu recomendo o Booking.com , pois sempre reservo por ele e tem muitas opções com preços variados.

Quem deseja alugar um carro, o site da rentcars mostra as opções de várias locadoras. Assim, você pode escolher o preço e o modelo que melhor desejar.

*****************************************************

Aproveite para acompanhar o Pelo Mundo Blog pelas redes sociais:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 comentários