Escola de idiomas na Suíça

Moleskine-Swiss-Book-icon

Com freqüência recebo mensagens de leitores pedindo dicas para cursos de alemão, francês e italiano aqui na Suíça. Eu estudei alemão no Migros Schule, em Baden. Meu professor era muito bom (às vezes era substituído por outro porque estava viajando, mas nenhum conseguiu ser bom quanto ele). Segundo uma colega minha, ele era mesmo o melhor da escola.

Os preços são salgados. Não conheço escola que você paga mensalmente (estilo mensalidade/carnê no Brasil). Aqui você paga por trimestre, semestre ou por ano. Geralmente o valor não inclui o material. Então, se você deseja estudar línguas na Suíça, prepare seu bolso. O custo para fazer um ano de curso é em torno de 1mil francos.

Abaixo vou colocar os links das escolas.

Aarau:
Língua Nova 

Baden:
TLC International House
– 
Zentrum Bildung zB. – Wirtschaftsschule KV Baden
AVS

Basel:
iOR Sprachschule (somente alemão. Esta escola fica em Lörrach, na Alemanha. A localização da escola é no centro de Lörrach, 200 m da estação de trem e a cidade fica a 10 minutos de trem de Basel.)

Lausanne:
Ecole Agora (somente francês) 

Zurique:
Schneider
– Bellingua 

Em vários cantões:
Migros Schule
–  Stiftung ECAP
Minerva
Bénédict

Dica: para quem tem filhos e acha que não tem tempo para estudar, sugiro procurar informação na prefeitura de onde você mora. Geralmente existem um setor que promove a integração de estrangeiros e oferece cursos de línguas para mães/pais e que, durante as aulas, outras pessoas podem ficar cuidando das crianças no mesmo local do curso.

19 comentários em “Escola de idiomas na Suíça

  • maio 19, 2015 em 1:55 pm
    Permalink

    Olá Ana Luizs. Gostei muito do seu Blog! Estou em férias aqui na Suíça, em Effretikon, na casa de um casal amigo. Estamos eu, minha esposa e minha mãe. É a primeira vez que viajamos para cá, mas a minha mãe ja veio outras vezes. Gostamos tanto daqui, que estamos com a intenção de vir morar. Achamos um lugar que é a nossa cara, com regras bem definidas e é claro, onde podemos andar nas ruas sem preocupação. Geralmente no Brasil nossa rotina é casa trabalho casa e algumas viagens nos fins de semana. Somos do tipo caseiros. Me interessei muito e estamos pensando em fazer um curso de longa duração do alemão e se possível trabalhar também. Sou formado em Ti e minha esposa em Administração e RH. Mas topamos qualquer trtrabalho. Pela sua experiência aqui, acha que o caminho que queremos seguir, fazendo esse curso e trabalhando podemos viver aqui sem problemas? Desde já agradeço a atenção. Sylvio.

    Resposta
    • maio 19, 2015 em 3:41 pm
      Permalink

      Oi Sylvio, acredito que sim. Vcs aprendendo a língua e depois buscando trabalho, nada impede de conseguirem trabalhar aqui. Acho que na verdade vai depender mais é das ofertas de emprego e da adaptação de vcs por aqui.

      Abraços e boa sorte!
      Ana

      Resposta
  • maio 19, 2015 em 1:55 pm
    Permalink

    Ahhh, tenho 38 anos e minha esposa 36. Não temos filhos ainda. Obrigado.

    Resposta
  • janeiro 6, 2016 em 10:02 pm
    Permalink

    Ana td bem?
    Meu nome é Marilia, sou servidora publica e gostaria da fazer um curso de linguas na suica. Eu me viro no ingles apenas. Olhei os links que vc colocou e nao entendi nada….td em alemao!! O que vc sugere e que epóca? Eu amo a suíça…e gostaria de poder passar uma temporada diferente de ferias…por isso pensei num curso de linguas….

    Resposta
    • janeiro 18, 2016 em 10:48 pm
      Permalink

      Oi Marilia, em julho a maioria das escolas estão em férias. Mas algumas fazem intensivo de verão neste período. Dezembro é um mês que não recomendo porque as escolas fecham no fim do ano. No restante do ano acho que seria bem legal. Vc só precisa ver a disponibilidade dos cursos nas escolas. Não sei que língua vc quer aprender, mas nos sites geralmente têm a opção de colocar em inglês as informações (normalmente ficam no canto superior direito no site). Se não tiver, sugiro você colocar num tradutor do chrome.

      Resposta
  • julho 6, 2016 em 1:20 pm
    Permalink

    Ola…..nossa estou estudando na Migros de Baden e estou desesperada. Não sei se é a professora ou eu emburrei pq nao ta rolando…ela segue um roteiro muito certinho e nao sai daquilo. Quando tenho dificuldade ela nao sabe ajudar e pra piorar todos meus cologas de classe ja tem a noçao do idioma, eu cheguei a uma semana só, mas venderam o curso para meu noivo como sendo para quem nao tem nenhuma noçao do Alemão….Estou triste….

    Resposta
    • agosto 4, 2016 em 2:20 am
      Permalink

      Oi Andressa….não pense que vc ficou burra. Na verdade eu pensava isso de mim quando estudava alemão e meu professor sempre diZia pra mim e meus colegas: “vcs não imaginam o quanto já sabem!”.
      Sobre a professora, eu acredito que ela não tenha uma boa metodologia de ensino. Eu estudei no Migros de Baden e meu professor era o melhor de lá. Mas ele já não dá mais aulas lá. E quando alguém substituía ele quando ele não podia ir, eram sempre péssimas professoras. Eu não gostei de nenhuma.
      E a metodologia conta muito na hora de ensinar.
      Pense se não é melhor vc trocar de escola.
      Boa sorte pra vc!

      Resposta
  • agosto 22, 2016 em 6:27 pm
    Permalink

    Em Basel têm muitas escolas mas são bem caras. A que eu conheço e considero ótima é Inlingua. Ela tem aula de segunda a sexta com 3 horas de duração diária. Outra que funciona assim também é a Orsini.
    Mas também que a Migros, que acho tem em toda a Suiça e a GGG. A GGG tem preços bons e todos falam bem. Mas para quem está perto da fronteira é bom mesmo ver uma escola na Alemanha que vai ser bem mais barato.

    Resposta
      • agosto 23, 2016 em 4:55 pm
        Permalink

        Ola meninas,

        Obrigada pelas dicas, então vou fazer agora na Lingua Nova em Aarau, foi indicação de algumas meninas que passaram pelo mesmo sofrimento que eu rss, caras todas são né….o mais importante pra mim é que eu consiga aprender, quem sabe daqui algum tempo eu volto aqui pra contar que já falo um pouquinho do Deutsch.

        Resposta
        • agosto 23, 2016 em 10:09 pm
          Permalink

          Oi Andressa….boa sorte com as aulas e tenho certeza que logo vc volta aqui pra contar que já aprendeu bastante coisas!!! Beijos

          Resposta
  • março 4, 2017 em 1:19 pm
    Permalink

    Olá, Ana!! Estou na Suiça fazendo work exchange em um hostel. Me apaixonei pelo lugar e gostaria de ficar mais tempo, mas para isso gostaria de trabalhar. Você sabe se eu fizer um curso de idiomas eu tenho direito a tirar um visto de estudante? (e com isso o direito de trabalhar algumas horas aqui). Onde você acha o melhor lugar para tirar essas dúvidas? Na embaixada brasileira na Suiça?

    Obrigada desde já! 🙂

    Resposta
    • março 5, 2017 em 12:02 am
      Permalink

      oi Gabriela,
      eu acho que curso de idiomas não da visto de estudante. Este visto eu acredito que vc consiga se fizer algum curso em universidade ou algum tipo de intercâmbio.
      E o visto de estudante não te da o direito de trabalhar (talvez como aprendiz). Sugiro vc ver este link aqui http://www.swissinfo.ch/eng/permits-and-visas/29285514

      Nele estão as informações que vc precisa.

      Abracos e boa sorte!

      Resposta
  • julho 19, 2017 em 12:24 pm
    Permalink

    Ola bom dia!
    Poderia me tirar uma duvida.
    Queria estudar na Suiça, porém estou no Brasil.
    Tenho Familia que mora em Zuriche, então moradia ja teria.
    Só teria que pagar a escola, e tirar o visto.
    Qual valor de comprovação financeira eles pedem para um estudante poder estudar idiomar por 6 meses?

    Resposta
  • setembro 9, 2017 em 8:03 pm
    Permalink

    Boa tarde, pretendo fazer curso de alemao e italiano por um período de 1 ano, tenho família para hospedar na Suíça italiana, por isso gostaria de fazer os cursos de índioma nesta região, gostaria de saber se já que essa região falam mais italiano, poderei me sair bem estudando alemão lá? E poderiam me sugerir me algumas escolas que possa contacta las, de princípio com preços acessíveis… Agradeço desde já…

    Resposta
    • setembro 10, 2017 em 12:39 pm
      Permalink

      Oi Olga…como vc vai ficar na parte italiana, fica mais difícil vc praticar o alemão. Como a língua de lá é italiana, praticar fora de sala de aula pode ser mais complicado. Mas nada impede de vc fazer alemão em alguma escola de idiomas de la. Se vc quer aprender, acho legal vc estudar.

      Neste post tem os links de escolas de idiomas. Escolha o local que vc vai morar e veja qual a mais perto e os preços. Algumas destas escolas tem filiais em toda a Suíça.

      Abraços,

      Resposta
  • outubro 20, 2017 em 4:25 am
    Permalink

    Olá Ana. Tenho muita vontade de morar na Suíça, sempre sonhei em viver na Europa. Mas, ao mesmo tempo bloqueio meus sonhos pelo fato de não ter muita qualificação profissional, outros idiomas fluentes e condições financeiras (alta). Tu achas que consigo um emprego para que assim eu possa me organizar, e assim obter qualificações aí? Qual tua opinião sobre isso? Pretendo ir em início de 2019 , preciso me organizar aqui Primero, durante esse período, quais cursos tu me indica para eu fazer que seria muito útil aí além de idiomas?

    Bjus!

    Resposta
    • outubro 23, 2017 em 10:10 pm
      Permalink

      oi Bruna, tudo bem?
      Eu considero arriscado vir sem um emprego. E a Suíça, assim como outros países da Europa, só pode contratar um profissional do Brasil se ela não encontrar no próprio país ou na Europa mesmo. As empresas precisam justificar sua contratação.

      MAs se quiseres vir para fazer cursos, acho que é válido. Mas primeiro, precisa aprender a língua. Os cursos de qualificação são na língua do país ou em inglês.

      Aqui tem um artigo sobre empregos na Suíça: https://www.swissinfo.ch/por/economia/15-de-outubro-de-2017_os-imigrantes-ignorados-pelo-mercado-de-trabalho-su%C3%ADço/43593556

      Vai te ajudar a ter um pouco da noção do mercado aqui para estrangeiros. Mas não significa que seja impossível.

      Boa sorte para vc!! Sucesso na sua escolha!
      beijos

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *