Se dirigir, não fale ao telefone. Se falar ao telefone, não dirija!

Não costumo começar os meus posts com reclamações, mas não vai dar nesse. Sorry!

Parece uma epidemia. Quase sempre que vejo alguém fazendo uma barbeiragem no transito, está usando o celular. Seja falando ou o que eu considero pior, “texting” (enviando mensagens).

Sei que em qualquer lugar do mundo acontece isso, mas aqui é basicamente um problema de saúde pública.

Apenas há um ano atrás, um estudo conduzido pela Virginia Tech Transportation Institute com pessoas que dirigiam caminhões de mudança (long-haul) concluiu que ao dirigir e mandar mensagens o risco de acidentes aumentava em 23 vezes. Os pesquisadores também descobriram que quem fica mandando mensagens ao dirigir, tira os olhos do volante uma média de 4,6 segundos a cada 6 segundos. Numa velocidade de 80km/h, seria como atravessar inteiro um campo de futebol sem olhar para a estrada.

O risco é tão grande que para se ter uma idéia, num país com 280 milhões de celulares (crescendo exponencialmente!), 57% dos americanos que dirigem admitem mandar mensagens.

A AT&T, companhia de telefonia celular americana, lançou uma campanha (no ar nesse verão!) sobre acidentes e vidas destruídas por causa do tal “texting”. Chocante, mas vale a pena ver.

1 em 4 jovens mandam mensagens ao volante constantemente, mas os “adultos” também estão embarcando na onda. A pesquisa mostra que pessoas que estão usando o celular, mesmo caminhando nas ruas, tende a esbarrar em pessoas ou objetos mais facilmente (17%).

A coisa está numa dimensão tão grande por aqui, que dirigir e beber parece menos arriscado e está menos relacionado com acidentes que dirigir e usar o celular.

Aproximadamente 500,000 pessoas são feridas e  6,000 são mortas todo ano por causa do uso do celular no trânsito aqui nos EUA.

A Oprah Winfrey faz há alguns anos uma campanha bastante forte sobre o assunto. Se quiser saber mais, http://www.oprah.com/oprahshow/End-Distracted-Driving#ixzz1suOkWRKh

Um comentário em “Se dirigir, não fale ao telefone. Se falar ao telefone, não dirija!

  • junho 22, 2012 em 6:58 pm
    Permalink

    Ouvi bem recente em uma reportagem sobre mensagem de texto ao celular, e nem precisa ser a 80 km.por hora, a menos velocidade parece que a 40 vc ja percorre 13 m, parece uma febre mesmo, se a pe as pessoas ja nem te olham preocupadas em falar o responder as mensagens, pedestres atravessam tbem as ruas desatentos falando ao celular.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *