Primeiro post: Vida na Dinamarca

Queridos leitores e amigos pelo mundo,

Este post foi escrito em fevereiro porém devido a vários acontecimentos felizes como a minha entrada no mestrado dos meus sonhos e um acontecimento terrivelmente triste e inesperado eu não consegui postar por aqui antes. Espero começar agora e manter contato com vocês constantemente 🙂

Há um ano quando Ana conversou comigo a respeito de abrir um blog coletivo, para falar da experiencia de viver fora das terras tupiniquins, imediatamente amei a ideia. Marido e eu havíamos mudado do sul do Brasil para o sul da Dinamarca havia poucas semanas e eu até havia comentado algo no meu blog e estava começando a postar pencas de fotos dos passeios por aqui.

Nessa época, Ana sabe bem, eu estava vivendo as consequências de subestimar a saudade da família que ficou no Brasil. Principalmente meus pais. Gente, não é fácil. Não é mesmo.

Ainda bem a tecnologia hoje ajuda!!! Conversar com vídeo é mais corriqueiro que falar ao telefone! Com isso tento explicar a ausência no blog. Talvez o lado bom é que as coisas não são mais tanta novidade e meus relatos serão mais realistas 😉

Sobre começar a viver na Dinamarca… Se você sabe inglês, é tranquilo. A maioria das pessoas fala inglês e quando não falam indicam outra pessoa para atender ou fornecer alguma informação. E geralmente são super gentis — algo que realmente me surpreendeu logo que chegamos. Mas aprender o dinamarquês é essencial. Marido tem aulas, que são bancadas pelo governo. Também tenho direito mas por absoluta falta de tempo ainda não consegui começar (estudo em tempo integral e ainda trabalho).

Voltando, mudamos em final de setembro de 2010 quando o clima ainda girava em torno de 20ºC, céu azul e sol lindo quase todos os dias. Já em novembro começou a neve, até então uma desconhecida para o marido e eu. Assim como as temperaturas de -15ºC!!!

Airplane path

Logo nos primeiros passeios adorei a cidade, Sønderborg, onde estavamos morando. Cinema 3D, ótimos restaurantes e bares, universidade, muitas lojas e supermercados. Arquitetura encantadora. Paisagens paradisíacas. Como amigos comentaram, parecia tudo saído de um filme!

Walking @ Sønderborg

Construções na rua Perlegade, centro de Sønderborg

All tones of green

Praça no centro de Sønderborg

They're alive!

Modelos vivos em uma sexta-feira animada no comércio

Toys!!!

Rua Perlegade e as “feirinhas”

Candies!

E este foi o primeiro post por aqui. No próximo post falarei sobre algumas curiosidades de morar na Dinamarca. Não deixem de participar do sorteio de um ano do blog. E boa sorte!!! 🙂

7 comentários em “Primeiro post: Vida na Dinamarca

  • novembro 13, 2011 em 7:36 pm
    Permalink

    aeee…parabéns pelo primeiro post!!! Que venham muitos outros!!! 🙂
    Beijos

    Resposta
  • novembro 13, 2011 em 8:01 pm
    Permalink

    ADOREI! Bem vinda à ativa no Pelo Mundo!

    Resposta
  • novembro 13, 2011 em 9:09 pm
    Permalink

    Excelente post de estreia, Grace. Não poderia esperar menos de você. Espero esse seja o primeiro de uma série corriqueira. Um grande abraço e sucesso!

    Resposta
  • dezembro 9, 2011 em 4:26 am
    Permalink

    Caso exista reencarnação, eu acho que fui dinamarquês. Uma fixação louca e sem explicação por esse país. Acho que se surgisse uma oportunidade para morar por aí, seria a coisa mais gratificante de toda minha vida. Talvez eu esteja enganado, seja loucura minha, mesmo assim arriscaria, ainda que tivesse que estar longe de minha família.

    Abrçs, e continue postando, por favor. 😉

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *