A Páscoa na Suíça

Páscoa chegando, feriado a vista. Por aqui também temos feriado, porém além da sexta-feira Santa, na segunda-feira também é folga para todo mundo.

Como a Suíça é conhecida pelo chocolate, logo ele não poderia faltar por aqui também nesta época. Mas há uma pequena diferença com o Brasil. Aqui eles não vendem aqueles ovos de chocolate de nº 15 até sei lá quanto. Não vemos eles pendurados no mercado ou em lojas. Aqui os ovos são mais modestos, são pequeninhos mesmo. E há vários tipos, desde com licor, frutas até os tradicionais ao leite e amêndoas. Para não dizer que não existem os ovos grandes de chocolate, eu os vi em um mercado somente e em pequena quantidade. Acho que eles não fazem muito sucesso com as crianças suíças. E também podemos encontrar muitos, muitos, mas muitos coelhos de chocolate. Ah…e também a tradicional colomba pascal.

O coelhinho e os ovinhos tradicionais por aqui
De ovo maior de chocolate encontramos bastante a metade com bombons a mostra
Esta metade de ovo vem na caixinha com os chocolates

 

Eu já havia escrito neste post aqui, que a Páscoa coincide com a chegada da Primavera. E por isso ela é super colorida. Para quem mora no Brasil em região de colonização alemã, nem vai achar nada demais no que vou contar agora. Mas aqui eles vendem muito também kits para pintar casquinhas de ovos. As crianças se divertem. Há também decorações prontas e ovinhos de plástico já pintados para enfeitarem as osternbaum (árvore da Páscoa). Na verdade é um galho com um monte de ovinhos pendurados, semelhante ao que fazemos com a árvore de Natal.

 

As Osternbaum (árvores de Páscoa)
Kit para pintar casquinhas de ovo
Decoração para a Páscoa
Mais opções de decoração
Guardanapos para a Páscoa

Outra curiosidade são os ovos (os de galinha) já cozidos e vendidos nos mercados. A diferença é que estes estão pintados de várias cores. Isso é comum ter durante todo o ano, mas especialmente na Páscoa a oferta é maior. Eu confesso que nunca tive coragem de comprar para provar, mas a professora de alemão do meu marido levou na aula para os alunos no ano passado. Ele pensou que era de chocolate! Mas comeu, achou bom e não passou mal!!

Os ovos cozidos coloridos

Para as crianças se divertirem tem a caça ao coelho. Quando eu fiz o curso de alemão para mães , a professora fez com a gente esta brincadeira. Todas as mães levaram seus filhos para uma região perto do rio Limmat (que passa aqui do lado de casa) e ela havia espalhado ovinhos de chocolate pelos gramados. E os pequenos tinham que procurar e encontrar os doces. Foi uma festa!

Na escola da minha filha também terá a caça ao coelho. Será nesta quinta-feira. Imagino a euforia das crianças para encontrar os chocolates. Ser mãe nestas horas me faz lembrar muito da minha infância. Eu também brincava disso na Páscoa e achava o máximo.

Mas como sabemos que esta data não é só chocolate, quero desejar a todos(católicos ou não) uma Frohe Ostern (Feliz Páscoa), que a ressurreição de Cristo traga muita luz, alegria e felicidades para vocês e suas famílias!!

PS: aqui entre os católicos também se come peixe na sexta-feira Santa e há missas nas igrejas no sábado de noite e domingo de manhã.

Um comentário em “A Páscoa na Suíça

  • abril 19, 2011 em 3:19 pm
    Permalink

    Que coisa linda Ana!!!!Adorei! A decoração também é algo bem tipico do alemão..saudades da minha terrinha…
    Os ovos tingidos são lindos…imaginei a típca saladinha de batatas e maionese do domingo, como ela ficaria “especial” com a clara assim…a Sofia adoraria!!!
    Beijos e uma abençoada Páscoa para vocês!!!!!!

    Resposta
    • abril 19, 2011 em 3:26 pm
      Permalink

      Oi Lu….
      sim, decoração bem alemã mesmo!! E eu adoro!!!
      Beijão,

      Resposta
  • abril 19, 2011 em 5:44 pm
    Permalink

    Oi Ana,

    nossa que lindas fotos essas que você postou. Dá para ver o capricho nas decorações dos ovos.
    Queria estar aí para comer essas delícias de chocolates!!!
    Posso imaginar a bagunça que a Ana Julia fará ao procurar os ovos!!!
    bjs

    Resposta
    • abril 20, 2011 em 7:36 pm
      Permalink

      Andreia, venham nos visitar!! Prometo servir chocolate todos os dias, que tal?? 😉
      E verdade, eles capricham na decoração!
      Beijão e Feliz Páscoa para vcs

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *