Ano Novo… época especial para todos nós, inclusive os japoneses

Segue mais um artigo sobre o Japão escrito pela nossa colaboradora Karina Godinho. Agora falando sobre os rituais de ano novo japonês.

Infelizmente por aqui não se comemora o Natal, mas eles não deixam de decorar ruas e lojas. Também conseguimos encontrar artigos para a decoração e árvore de Natal à venda. E não posso deixar de contar pra vocês a pechincha que é o preço da árvore natural (brincadeirinha!) em torno de 15.000 ienes, ou se vocês preferirem 300 reais. Quem quer uma?

O término de um Ano é tão importante quanto o começo de um novo ano para os japoneses. Para eles, o ano precisa ser literalmente encerrado, e para isso eles fazem uma faxina geral. E para quem trabalha, as festas de final de ano significam que você pode literalmente lavar a roupa suja pra poder começar o próximo ano com a alma lavada! Bom, depois de tudo devidamente no lugar, é hora de ir para o Templo e também ir visitar o Imperador.

No centro está o Imperador Akihito e em volta dele outros membros da família Imperial acenando seus desejos de Feliz Ano Novo para 77.000 pessoas – Fonte: http://www.japantoday.com/category/picture-of-the-day/view/happy-new-year-2

Vamos aos detalhes…

Os japoneses carregam com eles um amuleto da sorte durante todo o ano e nos primeiros dias do ano novo, eles vão aos Templos para queimar o amuleto velho (e com ele todos os problemas do ano que passou) e abençoar o amuleto novo. A visita começa a meia-noite do dia 31/12 e se estende até o dia 3/1 que ainda é feriado.

Multidão no Templo Sensoji em Tóquio esperando os portões se abrirem a meia-noite. Fonte: www.japantoday.com

A espera das 108 badaladas dos sinos dos Templos também faz parte do ritual de ‘Reveillon’ por aqui. Os sinos marcam o encerramento do Ano Velho e dá as boas vindas para o Ano Novo. Eles também acreditam que as 108 badaladas eliminam os seus 108 pecados materiais.

No dia 2 é dia de ir pro Palácio Imperial. O Imperador aparece para o público duas vezes ao ano. A primeira é pra dar a sua benção de Ano Novo e a segunda é no seu aniversário. Então se você quer ver o Imperador ou os jardins particulares do Palácio, essas são as datas que ele estará aberto ao público! Até a próxima e Feliz 2011 ou ‘Akemashite omedeto gozaimasu’!

Caso você queira que o Pelo Mundo fale sobre algum assunto específico, como dicas de turismo e outros detalhes de como é viver nos locais que temos colaboradores, peça através do nosso campo de Comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *