Do outro lado do mundo: Japão!

Como a idéia do Pelo Mundo é espalhar as impressões de brasileiros pelas suas andanças por todos os recantos desse planeta, convidei uma amiga, a Karina, que mora no Japão – Tóquio, para escrever suas experiências. Eu a conheci em 2003, quando morava em White Plains (moramos em 2003 por 11 meses aqui) e nesse meio tempo, ela já “pousou” na Suíça e agora mora no Japão.

Olá, meu nome é Karina e em primeiro lugar, gostaria de agradecer a Patrícia por me dar a oportunidade de dividir com vocês um pouco da nossa experiência aqui no Japão.

Isso mesmo, eu e meu marido moramos em Tóquio faz 18 meses e eu posso adiantar que está sendo muito interessante.

Chegando aqui, a excelência no atendimento é uma das primeiras coisas que você nota.

Eu estava acostumada a ter que levar a minha sacola quando ia fazer compras e aqui, eu não preciso nem me dar ao trabalho de tirar a compra do carrinho. No caixa do supermercado, eles tiram a sua compra, separam dentro de sacolas o que é gelado, congelado, vidros, plásticos, etc. e dependendo da loja, eles ainda colocam no carro pra você.

Outra coisa que eu adoro por aqui, é que eles também são pontuais – transporte público, encontros sociais, tudo no horário marcado…

Por falar em transporte público, aqui não é permitido o uso de celular dentro deles. A maioria das pessoas anda com o celular na mão, mas é mandando mensagem ou jogando. Nada de falar em público e atrapalhar o vizinho (que se for no metro, provavelmente estará dormindo)!

Vamos falar de moda… é incrível como as pessoas se vestem bem por aqui… não importa a idade ou sexo… mesmo os jovens se dão ao trabalho de se arrumar. Eles têm um estilo mais rebelde, mas dá pra ver que eles pensaram em cada detalhe: dos cabelos arrepiados ou coloridos, às unhas pretas ou brilhantes e acessórios das roupas.

As mulheres não tiram o salto alto (agulha) nem no verão de 40 graus… Sair de casa sem maquiagem, nem pensar. Chinelo de dedo, só nós, estrangeiros que usamos, ou então, para elas usarem tem que ter uma meia rendada nos pés.

E falando de meias, aqui você encontra de todas as cores, todos os estilos e materiais. As mais usadas são as rendadas, com laços no tornozelo ou peito do pé, que dão o toque especial no sapato social.

Todo mundo sabe que o japonês adora um eletrônico, e eu e o meu marido também… Então, num dos nossos primeiros dias aqui, resolvemos ir visitar o famoso bairro dos eletrônicos – Akihabara. Apesar de ter todo tipo de eletrônico, o que me chamou a atenção foi o barulho. Em todas as lojas de departamento, tem uma pessoa na porta, com um alto falante nas mãos, gritando em japonês as promoções da loja. Como as lojas são uma do lado da outra, você imagina a barulheira que  é!

Também preciso dividir com vocês o momento em que descobri que tenho medo de lugares muito cheios.

Era um sábado à tarde quando fomos dar uma volta no bairro Shibuya. Saímos do metro e resolvemos ir tomar um café no Starbucks. Foi quando conhecemos a multidão japonesa. Nós tínhamos que atravessar a rua e enquanto esperávamos o sinal abrir para pedestres, foi juntando pessoas e mais pessoas e mais pessoas a nossa volta. Eu agarrei a mão do meu marido e pedi pra ele não me largar ali… hoje em dia já acho divertido e levo todas as pessoas que vêem nos visitar para conhecer o famoso ‘Shibuya Crossing’.

Bom, vou ficando por aqui, mas ainda tem muita coisa pra contar… muita coisa boa, muita coisa que aprendemos sobre nós mesmos, mas deixa pra um próximo post! Beijos e até a próxima!

Shibuya Crossing
Shibuya Crossing sem Multidão

Caso você queira que o Pelo Mundo fale sobre algum assunto específico, como dicas de turismo e outros detalhes de como é viver nos locais que temos colaboradores, peça através do nosso campo de Comentários.

Um comentário em “Do outro lado do mundo: Japão!

  • dezembro 29, 2010 em 12:19 pm
    Permalink

    Karina
    é muito valioso ouvir impressões de viagens de quem nasceu e creceu num país e foi morar do outro lado do mundo depois de adulto.
    Seus valores (consolidados na infancia e juventude) servem de parãmetro muito interessante.
    O mundo setorna cada vez mais uma “aldeia global” (que expressão “demodé”!!!).
    Mas todos os entendidos, em comportamento humano, reforçam que nossos valores culturais são consolidados numa escala inversa do nosso afastamento dos locais onde “viramos gente”.
    Senti isto bem confirmado nos seus interessantes comentários.

    Um abraço
    e espero que suas impressões (“post” )retornem logo.

    Luiz HR Pfau
    PS sou pai da Patricia que vive experiência semelhante.

    Resposta
  • dezembro 29, 2010 em 1:40 pm
    Permalink

    Olá Patrícia! Adorei a idéia do Blog, é muito gostoso conhecer e saber como é a vida fora do Brasil.
    E Ká, seu post está SHOW, tem seu olhar e humor em todo texto!!! Escreva sempre!!!
    Um beijão!!! =D

    Resposta
  • janeiro 3, 2011 em 11:38 am
    Permalink

    Oi Karina,
    Adorei seus comentarios e ate deu saudades de Tokyo, nossa ja fez um ano que tivemos ai.
    Escreva sempre, estamos com saudades, quando voce vem a Shanghai? mande noticias. Beijos Lucia.

    Resposta
  • janeiro 5, 2011 em 4:48 pm
    Permalink

    Patricia, que grande ideia! Voce acertou na escolha.
    Karina! que boa surpresa , adorei ler seu documentario
    sobre o Japao. Aprovadissimo.
    beijao, Regina.

    Resposta
  • janeiro 12, 2011 em 8:30 am
    Permalink

    Obrigada pelos comentarios e carinho!
    Luiz, eu concordo quando as pessoas dizem que nunca paramos de aprender… nos mesmos acreditavamos que, com tantas mudancas, nada mais nos impressionaria… soh foi chegar aqui pra vermos que ainda temos muito pra aprender… mas estamos felizes com o que aprendemos ate agora e estamos prontos pra mais!
    Abracos pra todos!

    Resposta
  • janeiro 16, 2011 em 3:34 pm
    Permalink

    Oi Karina , adorei o seu documentario do Japao . Estamos indo ai em Maio, estou muito ansiosa e contente . Para te recordar quem sou , nos nos encontramos na casa da Ana no Hallowen 2010 , com a Roberta que tb ja morou ai.E com a Roberta e a familia e mais dois amigos que vamos .
    Enfim estamos planejando a viajem para o dia 15 de Maio, agora estou indo ao Brasil por um mes . Espero poder me comunicar com vc antes da viajem e que sabe poderemos nos ver ai . Beijinhos, Marilene

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *