Categorias: Vevey

Conheça o Alimentarium – o museu da Nestlé em Vevey

Vevey é a sede da empresa Nestlé. A cidade é pequena, mas uma graça. Ela fica nas margens do lago Léman e rodeada pelas montanhas que já são a França. Além disso, fica próxima da região de Lavaux, uma região vinícola da Suíça. Por tudo isso, vale a pena conhecer Vevey.

E lá tem o Museu da Alimentação, o Alimentarium. Este museu mostra desde a origem até o processo de degustação dos alimentos, passando pela cultura em relação às comidas e os sentimentos que elas nos trazem. O Museu fica em frente do famoso garfo de Vevey. Este garfo era para ser temporário, para ser usado somente para comemorar o aniversário do Museu da Alimentação. Mas acabou ficando para sempre no lago, a pedido da população de Vevey.

COMO É O MUSEU
Este, como muitos museus daqui, é bem interativo e por isso bem interessante para crianças de todas as idades. Ao começar a visita no primeiro andar o tema é “Comida”. O objetivo aqui é mostrar a origem da comida, como ela é transportada e armazenada, os utensílios domésticos usados na preparação dos alimentos no decorrer dos anos. Tem painéis interativos, com explicações e jogos.

Ainda neste primeiro andar temos o tema “A sociedade”, mostrando a relação da religião com a comida, as lembranças que os alimentos nos trazem, o comportamento perante uma refeição e rituais que envolvem o momento. Aqui também você encontrará uma sala com fotos e história de figuras importantes para a Neslté, como os irmãos George e Charles Page, que foram os criadores do leite condensado. François Cailler, o fundador da primeira fábrica de chocolates na Suíça e que a Nestlé comprou no início do século 20. Além, claro, de Henri Nestlé, o fundador da empresa.

No segundo andar o tema é o “Corpo”, mostrando a necessidade de vitaminas, o motivo pelo qual comemos, o caminho do alimento no corpo, a influência e os hábitos alimentares na nossa saúde. Aqui estão jogos e mais material interativos para que as crianças possam se divertir aprendendo sobre a alimentação. Tem também um espaço de degustação onde o tema muda de tempos em tempos. Quando visitamos o museu, o tema era “A comida que eu amo odiar” e teve degustação de insetos. Não tivemos coragem de provar.

O Museu também oferece workshops de culinária para crianças, famílias e adultos.

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O MUSEU
Valor: 
– adulto: 13 francos
– de 6 a 15 anos: 4 francos
– ticket família: 28 francos
Por conta das limitações de pessoas dentro do museu, recomenda-se que os tickets sejam comprados com antecedência no site do museu. Clique aqui para comprar o seu.

Horário: de terça a domingo, das 10h às 18h (de abril a setembro) e das 10h às 17h (de outubro a março).
Não abre nas segundas. 

Como chegar:
De trem: a partir da estação de Vevey são 10 minutos caminhando. O endereço do museu é: Quai Perdonnet 25
De carro: tem estacionamento próximo no endereço: Rue du Panorama 17, 1800 Vevey
De barco: desça no pier Vevey – Marché e caminhe por 5 minutos até o museu.

Aproveite para conhecer na região o Museu do Chaplin, o Museu Olímpico em Lausanne e visitar os vinhedos de Lavaux.

*************************************************************
Se você quer conhecer a Suíça e não sabe por onde começar o seu passeio, saiba que eu posso te ajudar a tornar sua viagem fácil e prazerosa de fazer.

Temos uma equipe de guias para acompanhar você em seus passeios ou, se preferir, posso fazer o seu roteiro.
Basta clicar aqui abaixo, para mais informações:
Eu quero um tour com guia brasileiro
Eu quero um roteiro personalizado

Tudo muito prático e sem dor de cabeça!! Entre em contato e faça um orçamento.

Dica de viagem:
Para reserva de hotel, eu recomendo o Booking.com , pois sempre reservo por ele e tem muitas opções com preços variados.

Quem deseja alugar um carro, o site da rentcars mostra as opções de várias locadoras. Assim, você pode escolher o preço e o modelo que melhor desejar.

*****************************************************

Aproveite para acompanhar o Pelo Mundo Blog pelas redes sociais:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.