Monte Titlis – Engelberg

Para quem vem conhecer a Suíça, tanto no inverno quanto no verão, e deseja brincar na neve, a dica que eu dou é o Monte Titlis. Ele fica na região de Lucerna, na cidade de Engelberg. É super fácil chegar até ele. Basta você pegar um trem até Engelberg. A estação da cidade fica bem próxima da entrada da montanha (aproximadamente 750m ou 10 minutos caminhando).

A estação de Engelberg está a direita desta foto. Dela até a entrada do Monte Titlis são aproximadamente 750 metros.

Entrada. Aqui você compra os bilhetes para subir e também pode alugar roupas e material de ski (somente de outubro a abril).

Se você ainda não subiu nos alpes, eu vou lhe explicar que toda montanha tem algumas paradas até chegar ao topo. E no Titlis não é diferente. Isso significa que se você não quiser pagar para ir até o topo e quiser ficar numa parada intermediária da montanha, você pode. Quem faz muito isso são as pessoas que vão para os alpes esquiar. A grande maioria das pistas de ski não começa no topo. Por conta disso, o valor que você paga para subir a montanha é menor.
Atrações do Monte Titlis:
Como já falei, existem algumas paradas até o topo e as atrações estão espalhadas por elas. Pela ordem de subida da montanha, as paradas são:

Parada Gerschnialp
A 1262 metros acima do nível do mar. Aqui tem:
– Pista para descer de trenó (Schlittelbahn): são 3.500 metros de comprimento de pista a uma altitude de 250 metros;
Pista de Ski;
Pista para caminhada (funciona no inverno e no verão).

Parada Trübsee
Fica a 1800 metros acima do nível do mar e é onde se concentra boa parte das atrações. Alí você vai encontrar:
–  Snowtube (pista para descer com boia de borracha. Aberto de dezembro a abril)
Moto para andar na neve (SnowXPark – clique aqui para saber mais)
– Vila de Iglus (Iglu Dorf – é um hotel em forma de Iglu onde você também pode saborear um delicioso fondue e relaxar numa jacuzzi). Mais informações, clique aqui.

Espaço de diversão na neve na estação Trübsee.

Parada Stand
É a última parada antes do topo. Fica a 2428 metros acima do nível do mar e lá você encontra:
– Pista de ski;
– Restaurante com uma vista linda dos alpes.
Aqui também é onde você vai pegar o Titlis Rotair. Ele é o bondinho que gira 360 graus e te leva para o topo do monte Titlis. Dele você tem uma imagem de tirar o fôlego dos alpes suíços. Vale a pena ficar perto da janela dele e aproveitar a paisagem.

Este é o Rotair.
Vista dos alpes de dentro do bondinho que gira 360 graus (Rotair).

Parada Klein Titlis – Topo do Monte Titlis
Aqui você estará a 3028 metros acima do nível do mar. Tendo um dia lindo de sol, eu sugiro você subir até aqui para ver as seguintes atrações:
– Gruta de gelo (Gletschergrotte): essa gruta tem 150 metros de corredores que te levam para 20 metros abaixo da superfície da geleira. A temperatura dentro da gruta é de  -1.5°C. A entrada é gratuita.

A gruta de gelo.

– Titlis Cliff Walk: é a ponte suspensa mais alta da Europa. Tem 1 metro de largura e 100 metros de comprimento. Vale a pena por nos deixar tão próximos dos alpes.

Cliff Walk.


– Ice Flyer: é um teleférico que passa a 10 metros das geleiras. Ele te leva ao Parque Glacial (Rutschpark am Gleitscher), com um custo de 12 francos.

No topo do Monte Titlis.

– Parque Glacial (Rutschpark am Gleitscher): aqui você consegue curtir a neve mesmo fora da temporada de inverno. O Snowtube (pista para descer com boia de borracha) funciona de maio a julho. Os minibobs (que são tipo uns assentos de plástico e que usamos para deslizar na neve) funcionam de maio a setembro. A entrada no Parque Glacial é gratuita.
– Pista de Ski;
– Pista para caminhada
 (funciona no inverno e no verão);
– Restaurante Panorâmico: voce pode almoçar ou fazer um lanche tendo uma vista linda dos alpes como companhia. O valor do prato com bebida fica em torno dos 30 francos;

A vista que se tem do restaurante.

– Loja de chocolates: com algumas marcas de chocolates suíços como Lindt e Munz;
– Estudio de fotografia: onde você poderá tirar fotos com roupas típicas da Suíça (mais informações, clique aqui);
– Relojoaria: uma loja especializada com renomadas marcas suíças.

Dicas para subir a montanha: 
– use roupas e calçados impermeáveis e quentes, caso queira brincar na neve. Não dá para subir e ficar passando frio. Se deseja só olhar, ainda sim recomendo roupas quentinhas, mesmo que seja no verão;
– Use filtro solar e óculos de sol. A combinação sol, neve e vento é a mesma que sol, praia e brisa do mar. Queima o rosto da gente, realmente!
– Cuide a previsão do tempo para ver se vale a pena subir até o topo. Se o tempo estiver fechado, você não consegue ver nem um palmo na frente do nariz. Mas também há casos de estar nublado na base da montanha e ter sol no topo.

Preço do ticket para subir até o topo: 92 francos. 
Tem desconto de 50% (46 francos) quem tiver:
– Swiss Pass, SBB Halbtax ou GA;
– idade entre 6 a 15 anos (crianças de 0 a 5 anos não pagam).

Mais informações sobre o Monte Titlis, clique aqui. (site em português).

Quem quiser saber como foi a primeira vez que fomos no Monte Titlis, pode ver este post aqui: Um passeio por Engelberg – Titlis

*************************************************************

Aproveite para acompanhar o Pelo Mundo Blog pelas redes sociais:

Facebook
Twitter
Google +
Instagram

*************************************************************

Se você quer conhecer a Suíça e não sabe por onde começar o seu passeio, saiba que eu posso te ajudar a tornar sua viagem fácil e prazerosa de fazer. Posso fazer seu roteiro, te ajudar a escolher hotéis e até te acompanhar e te levar aos locais que deseja conhecer. Tudo muito prático e sem dor de cabeça!! Entre em contato comigo e faca um orçamento. Pode ser através das redes sociais acima ou pelo email contatopelomundoblog@gmail.com

 

19 comentários em “Monte Titlis – Engelberg

  • março 16, 2017 em 10:06 am
    Permalink

    ameeeeeei o Post!!!
    Super explicativo Ana!
    Muito obrigada por toda dedicacao com nos leitores 🙂

    Resposta
    • março 17, 2017 em 8:25 am
      Permalink

      fico bem feliz que tenha gostado, Sarah. Beijos

      Resposta
  • maio 29, 2017 em 6:20 pm
    Permalink

    oi! tem uber ai? tenho dois dias inteiros em zurich, dias 21 e 22 de junho. pensei em ir para o monte titlis no dia 22 de junho, saindo de zurich, mas queria saber qual a melhor forma de chegar la para aproveitar o passeio, pois estarei com duas criancas e quero que elas brinquem com a boia na neve e pelo que li isso no verao so na parte mais alta, certo?
    se eu nao locar um carro, como faco para ir? tem uber? vale a pena? ou tem algum outro ponto que tem essa brincadeira mais perto de zurich?

    Resposta
    • maio 30, 2017 em 1:13 pm
      Permalink

      oi Juliana,
      sim, aqui tem uber. Eu acho sempre mais pratico andar de trem quando se sai para passear com crianças. Porque a gente sempre acaba cansada também para ter que dirigir depois. Mas veja o que for melhor e mais vantajoso para você.
      O valor do trem voce pode ver pelo site http://www.sbb.ch
      No Titlis vc consegue fazer isso, de brincar na neve com boia ou no Jungfraujoch. OK?

      Abraços e aproveitem a Suíça.
      Ana

      Resposta
  • agosto 14, 2017 em 8:12 pm
    Permalink

    boa tarde.
    Parabéns pelo blog e obrigado pelas dicas.
    Meu nome é Edson. Pretendo ir ao Titlis no fim de agosto, com minha esposa.
    Voce sabe se tem onde alugar agasalhos e sapatos. Não vamos fazer caminhadas na neve.
    Se souber os locais e se tiver idéia de preços agradeço.

    Resposta
  • outubro 1, 2017 em 9:48 pm
    Permalink

    Olá Ana Luiza! Gostaria de saber se você conseguiria me ajudar com as seguintes dúvidas: 1) Além das paradas que você citou, vi que no site do Monte Titlis existem os ingressos (Engelberg – Jochpass) e (Engelberg – Engstlenalp). Sabe dizer o que eles contemplam? 2) Existe ingresso complementar, caso eu tenha comprado o ingresso para a parada Trübsee, por exemplo, e o mesmo dia queira ir até a parada acima? Obrigado.

    Resposta
    • outubro 1, 2017 em 10:11 pm
      Permalink

      oi Geraldo,
      As paradas Jochpass e Engstlenalp são pontos de saída e chegada para as pistas de ski. Se vc for esquiar, pode ir até elas. Quem esquia sobe até Jochpass e desce esquiando até Engstlenalp. Mas lá tem somente as pistas de esqui.

      Se vc comprar o ingresso até o topo do Monte Titlis, vc pode parar em qualquer um dos pontos da subida/descida dele. Inclusive o Trübsee. Mas vc precisa comprar já na entrada/bilheteria. Não tem como comprar depois, nas paradas do Monte Titlis. Se sua duvida é saber se no topo esta com tempo aberto, basta olhar na TV que tem na bilheteria, que mostra o tempo na montanha.

      Abraços,

      Resposta
  • novembro 21, 2017 em 12:33 pm
    Permalink

    Bom dia Ana, parabéns pelo blog!

    Uma dúvida: vi no site do Titlis que além do passe até o topo (92 CHF, no preço cheio) tem também um chamado Ski Pass, que para um dia está 65 CHF (https://www.titlis.ch/pt/tickets/snowsports). Sabe dizer qual seria a diferença desse passe de Ski? Está incluso nele a subida até o topo? Será que inclui algum equipamento?

    Obrigado pela ajuda!

    Resposta
    • novembro 21, 2017 em 2:40 pm
      Permalink

      oi Danilo, o skipass é para quem vai esquiar e está incluso somente a subida na montanha. O custo com equipamento é a parte. O valor de 92 francos é para quem vai passear e subir até o topo.

      Abraços,

      Resposta
      • novembro 22, 2017 em 11:59 am
        Permalink

        Ski Pass não inclui então subida até o topo então?

        Resposta
        • novembro 22, 2017 em 2:34 pm
          Permalink

          O Ski Pass inclui, mas vc precisa estar equipado para esquiar quando subir a montanha.

          Resposta
  • novembro 29, 2017 em 1:37 am
    Permalink

    Oi Analuiza! Suas dicas são preciosas, eu tenho várias indagações a respeito do Titlis. 1) É melhor se hospedar por 1 dia em Lucerna ou Engenberg para conhecer o mont? 2) Quanto custa o ingresso para ir até a parada das boias? 3) Uma pessoa que toma remédio para hipertenção, pode subir e ir até a parada das boias e fazer uso? O mês escolhido seria outubro.Muito obrigada!

    Resposta
    • dezembro 2, 2017 em 7:25 pm
      Permalink

      oi Vera Lúcia, aqui estão suas respostas:
      1) acho que vale a pena vc se hospedar em Lucerna, assim fica mais fácil para se locomover para outras cidades que vc for conhecer.
      2) em outubro as bóias não funcionam.
      3) poder pode. Vai depender se vc vai se sentir bem lá no alto. Eu sempre me sinto tonta e com dor de cabeça quando subo até o topo da montanha. E eu tenho pressão baixa.

      Abraços,

      Resposta
      • dezembro 3, 2017 em 9:43 pm
        Permalink

        Obrigada Analuiza, por suas respostas, que me ajudou muito em meu futuro planejamento de viagem!

        Resposta
  • dezembro 3, 2017 em 7:19 pm
    Permalink

    Olá Analuiza, tudo bem?
    Primeiramente parabéns pelo seu blog, achei muito boas as dicas.
    Estou indo para Zurique dia 20 de dezembro, irei ficar até o dia 23, minha ideia era fazer bate e volta para o Monte Titlis dia 22 de dezembro.
    Fiquei com uma dúvida, eu gostaria tanto de ir ao topo como ir esquiar, como faço para comprar esse ticket?
    Entrei no site e não achei.
    Poderia me ajudar neste sentido?
    Obrigado!

    Resposta
  • dezembro 3, 2017 em 7:42 pm
    Permalink

    Outra dúvida,
    você recomenda comprar o passe de trem de Zurique-Engelberg com antecedência ou é melhor comprar na hora?
    O preço será que fica mais caro?
    Pois estou preocupado que chova.
    Qual sua sugestão?

    Resposta
    • dezembro 6, 2017 em 11:04 am
      Permalink

      O ticket do trem (Zurique – Engelberg) vc pode comprar na hora. O preço é o mesmo, antecipado ou na hora. Não tem diferença.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *