Mercado de Natal em Zurique

Nesta época de fim de ano, os mercados de Natal são uma grande atração na Suíça e em outros países da Europa. Eu já falei aqui no blog que só comecei achar graça o natal depois que a Ana Julia nasceu. Antes eu realmente achava uma época bem triste. Agora, me encanto vendo as luzes e toda a decoração que enfeitam as cidades.natal

Como o frio faz parte deste clima natalino, os mercados de natal tem uma oferta rica de artesanatos e comidas. E tem de tudo mesmo. Doces e salgados para todos os gostos. Enfeites de todos os tipos.

Além, claro, de muito Glühwein (o nosso conhecido vinho quente/quentão). E as canecas que são servidos os Glühwein também são muito fofas. Eu faço coleção destas canecas. Mas caso você não queira comprar, você pode pagar um valor a mais e tomar seu vinho quente nela. Depois, ao devolver a caneca na barraquinha que você comprou, eles te entregam o dinheiro de volta.
E nem só de vinho quente se vive nestes mercados. Para quem não pode ou não gosta de bebida alcoólica, é possível escolher opções de vinho quente sem álcool ou uma bebida de maçã com canela (que eles chamam por aqui de Punch).

Comida de mercado de natal: churros. Mas sem o recheio de doce de leite. Ou era só como açúcar e canela ou com uma cobertura de chocolate para sorvetes. Não se pode ter tudo, né?
Comida de mercado de natal: churros. Mas sem o recheio de doce de leite. Ou era só como açúcar e canela ou com uma cobertura de chocolate para sorvetes. Não se pode ter tudo, né?

natal6

Decorações.
Decorações.

natal7 natal8 natal2Em Zurique, o mercado de natal deste ano começou no dia 24 de novembro, quando são acesas as luzes da decoração da Bahnhofstrasse. Essas luzes, chamadas de Lucy, dão o pontapé inicial às comemorações de natal na cidade.
E logo no primeiro domingo, depois que foram acesas as luzes da decoração, acontece o desfile de São Nicolau. (Se você quer saber mais sobre este desfile, clique aqui).

Bahnhofstrasse e as luzes de Natal (chamadas de Lucy).
Bahnhofstrasse e as luzes de Natal (chamadas de Lucy).
Desfile de São Nicolau.
Desfile de São Nicolau.
Desfile de São Nicolau.
Desfile de São Nicolau.

No mercado de natal na estação central, você enxerga de longe a tradicional árvore de Swarovski. Ao todo são 7 mil cristais pendurados nela. Há 7 anos moro aqui e há 7 anos ela faz parte da decoração. E eu não me canso de vê-la. O mercado de natal na estação é chamado de Christkindlimarkt e é considerado o maior da Europa em um lugar fechado. Esse é o único mercado de natal que conheço que seja indoor. Os outros são todos ao ar livre.

Mercado de Natal na estação de Zurique.
Mercado de Natal na estação de Zurique.

natal1 natal15

Outra atração é a árvore cantante. São crianças e adolescentes que se apresentam num palco em forma de árvore de natal. É lindo de ver e ouví-los. Vale a pena assistir. Ao lado desta árvore cantante tem mais barraquinhas de vinho quente, o que ajuda bastante quando se está num frio de temperaturas bem baixas e parado assistindo às apresentações.

Árvore cantante.
Árvore cantante.

E não para por aí…se você for até a ópera de Zurique, no espaço que fica em frente à ela, tem o Wienachtsdorf. O Wienachtsdorf é mais um mercado de natal dentro de Zurique. Nele tem apresentações de teatro, música, tem pista de patinação, tem restaurantes e muitas barraquinhas com artesanato e comidas típicas desta época.

Alí perto, na Bellevue (o ponto dos trans), fica a parada para o Märlitram. O Märlitram é um trenzinho vermelho que circula por Zurique, somente na época de natal. O São Nicolau é o maquinista e ele leva as crianças para passear pela cidade. Durante o passeio, dois anjos contam histórias para os pequenos.

O trenzinho Märlitram.
O trenzinho Märlitram.

Sobre o  Märlitram:
🔹 Podem passear no Märlitram crianças entre 4 e 10 anos. .
🔹O Märlitram sai a cada 25 minutos, de Bellevue (o ponto de tram que fica ao lado do lago de Zurique e em frente da Ópera da cidade). Basta esperar na parada “Märlitram”.
🔹Os horários do trenzinho são:
Das 13h25min até 18h50min de segunda à sexta
Das 12h30min até 18h50min nos sábados e domingos.
🔹O trenzinho funciona até dia 24 de dezembro, quando a última volta será às 15h05min.
🔹Valor: o ticket custa 8 francos e pode ser comprado no Setor de Atendimento ao Consumidos (Kundendienst) do shopping Jelmoli (que fica perto da Mannor da Bahnhofstrasse), no 4º andar. .
🔹O ticket pode ser comprado com até uma semana de antecedência.

Realmente, a cidade de Zurique se prepara todo ano para deixar as comemorações do natal inesquecíveis.

E aqui, um vídeo mostrando um pouco sobre o natal em Zurique:

Mais informações sobre o natal em Zurique, clique aqui.

*************************************************************
Aproveite para acompanhar o Pelo Mundo Blog pelas redes sociais:

Facebook
Twitter
Google +
Instagram
*************************************************************
Se você quer conhecer a Suíça e não sabe por onde começar o seu passeio, saiba que eu posso te ajudar a tornar sua viagem fácil e prazerosa de fazer. Posso fazer seu roteiro, te ajudar a escolher hotéis e até te acompanhar e te levar aos locais que deseja conhecer. Tudo muito prático e sem dor de cabeça!! Entre em contato comigo e faca um orçamento. Pode ser através das redes sociais acima ou pelo email contato@pelomundoblog.com

Um comentário em “Mercado de Natal em Zurique

  • dezembro 16, 2016 em 3:45 pm
    Permalink

    Amo Natal desde sempre❤ Os enfeites, as luzes, as músicas, as comidinhas😋😋😋E nesse frio fica tudo muito mais Natal ❄⛄🎄

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *