Festa de encerramento do ano letivo – Suíça

Final de junho foi o encerramento de mais um ano letivo nas escolas do cantão de Aargau. Mas neste ano foi especial, pois uma grande festa foi realizada. A Go Hawaii (esse era o nome da festa) acontece de 4 em 4 anos e todos os alunos das escolas de Obersiggenthal (onde moramos) participaram. Inclusive os pequenos do jardim de infância. Foram dois dias de comemorações.

IMG_9590Sexta e sábado foram dedicados às atividades criadas e organizadas especialmente aos estudantes. Na sexta, foi avisado que os alunos ficariam o dia todo na escola. Lá eles iriam almoçar e era para levar uma garrafa com o nome da criança para poder abastecer de bebida. Neste dia, os pais não podiam acompanhar. No sábado, as comemorações foram abertas aos pais e comunidade em geral.
IMG_9593Foram meses de comemorações, de ensaios….a Ana Julia cantava todos os dias, em casa, a música tema da festa. A decoração foi feita pelos próprios alunos e toda de material reciclável.

IMG_9591
As crianças cantando, no palco, a música tema da festa.

Os estudantes fizeram apresentações de música e dança. No dia dedicado à integração escola/pais, foram realizados jogos com times onde misturavam adultos e crianças. E claro, tinha também barraquinhas com vários tipos de comidas e doces. E cada barraca era de uma entidade daqui de Obersiggenthal. Tinha da equipe de ginástica, da equipe de futebol…e o dinheiro arrecadado era para a caixinha destas equipes.

IMG_9592
Hora da dança.

As brincadeiras foram muitas também, como pregar um prego, corrida de saco, mini golf, futebol de areia, pescaria, pista para andar de segway, entre outras. No final da festa, todos estavam no pátio da escola onde soltaram muitos balões para encerrar os dois dias de comemorações.

IMG_9594 IMG_9587 IMG_9589 IMG_9588

IMG_9597 IMG_9596
Como as outras festas de fim de ano letivo que ja participamos por aqui, tudo foi feito com muito carinho e simplicidade. Os pais não gastaram nada, não teve pompa de “formatura”, não se fez nada solene. Foi realmente tudo como deve ser…simples, divertido, alegre num lindo dia de sol.

Ah…e como sempre faço toda vez que acaba o ano letivo, preparado algo para as professoras da Ana Julia. Sempre procuro mostrar um pouco da cultura do Brasil neste momento e, por isso, este ano resolvi fazer brigadeiros e beijinhos para elas. No cartão que acompanha eu escrevo o nome do doce, do que ele é feito e digo que é típico do nosso país.
IMG_9601

Se você quer ler mais sobre escola/filhos, veja estes posts aqui:

o que fazer com as crianças no inverno
Sommerfest – o fim do ano letivo
A preparação para o Kindergarten
Como funciona o Jardim de Infância na Suíça
O alemão como segunda língua
Os anos escolares e as avaliações na Suíça
Material escolar para o Jardim de Infância
Discriminação entre crianças
Abra a boca e…..escova seus dentes!
Atividades extra curriculares
Dia de visitar a escola
As férias escolares
Lanternenumzug (Desfile das Lanternas)
As férias escolares e suas regras
Creche e outros serviços que cuidam das crianças
Toda regra tem sua exceção – Lanche no Kindergarten
Kindergarten – Encerramento do ano letivo
Material escolar para a primeira série
A primeira série na Suíça
Aniversário de criança na Suíça 

*************************************************************

Aproveite para acompanhar o Pelo Mundo Blog pelas redes sociais:

Facebook
Twitter
Google +
Instagram

2 comentários em “Festa de encerramento do ano letivo – Suíça

  • agosto 25, 2016 em 9:13 pm
    Permalink

    Nossa Aninha! Que super essa festa!!! Adorei!!! Quero participar da próxima😄

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *