A primeira série na Suíça

Eu fiz o post sobre o material escolar para a primeira série, mas não escrevi como ela funciona. No início de setembro (do ano passado) tivemos uma reunião de pais com as professoras. Algumas regras não mudam em relação ao jardim de infância. A maior diferença que eu achei foi em relação às novas atividades das crianças em sala de aula. Os pequenos começam a ter noção de matemática (somar e diminuir) e como trabalhar com o dinheiro (reconhecer os valores das moedas e aprender a dar troco). Além, claro, de ter aulas de alemão.

IMG_6416
Onde as crianças deixam os casacos e os sapatos. Em sala de aula elas usam outro sapato para não espalhar sujeira da rua e nem molhar quando tem chuva ou neve.

IMG_6415
A partir da primeira série as crianças passam ser avaliadas por notas e não mais com conceitos, como no jardim. Estas avaliações são feitas através de “provas” que a professora aplica. Nada é avisado. Após a prova (ou como eles chamam, Lernzielkontrolle) ser corrigida, as crianças trazem para casa para que os pais possam ver como ela foi. E então, o pai ou a mãe assinam para mostrar que viram e depois os pequenos levam de volta para a escola e entregam para a professora. E isso eu acho ótimo, pois assim os pais conseguem ter a noção de como o filho está se saindo. Se tem dificuldades ou não. E se tem, já conversar com a professora para saber o que pode fazer para ajudar na evolução da criança antes de receber a avaliação na reunião com a ela, sempre entre janeiro e fevereiro. Pelo menos é como eu penso sobre isso.

Um dos Lernzielkontrolle de alemão que a Ana Julia já fez.
Um dos Lernzielkontrolle de alemão que a Ana Julia já fez.

Além da professora que ensina matemática e alfabetiza as crianças em alemão, tem uma professora de alemão como segunda língua e uma Heilpädagogin. A professora de alemão como segunda língua trabalha com o vocabulário em alemão. A Heilpädagogin acompanha em sala de aula as atividades da turma. Ela ajuda as professoras quando uma criança apresenta dificuldades de aprendizagem e/ou transtornos de desenvolvimento.

Uma tabela para os pais com os mesmos desenhos que as crianças trabalham em sala de aula. É como se pronuncia as letras e fonemas em alemão.
Uma tabela para os pais com os mesmos desenhos que as crianças trabalham em sala de aula. É como se pronuncia as letras e fonemas em alemão.

Outra coisa que acho interessante é que para estas crianças com dificuldades na escola, existem horários durante a semana para que a professora faça aula de reforço com eles.

Em relação às atividades fora de sala de aula, a cada 15 dias a turma tem aula de natação. E em dois dias da semana os pequenos tem ginástica. A natação é na piscina pública perto da escola. E a ginástica são nas quadras esportivas que tem dentro de um pequeno ginásio, na escola mesmo. E lembrando, tudo é gratuito. Inclusive os livros, canetas, lápis e qualquer outro material que a criança precise em sala de aula. O que os pais acabam comprando é a mochila e o material escolar para fazer as tarefas em casa. Bem…sobre as tarefas, praticamente todos os dias eles trazem algo para fazer.

IMG_6414
O material usado em sala de aula é tudo por conta da escola.

Os horários das aulas é que não são práticos para as mães que trabalham. Como eu sou mãe em período integral, não tenho problemas com isso. Mas as que trabalham fora de casa precisam mesmo de um lugar onde as crianças possam ficar fora do horário da escola. Para isso existem os Tagesstrukturen e os Mittagstisch. O Tagesstrukturen é onde a criança pode ficar sempre que não estiver em sala de aula. Lá ela também faz as refeições como almoço e lanche. No Mittagstisch a criança vai só para almoçar e depois retorna para as atividades na escola. Muito usado quando os pais trabalham e não chegam em casa a tempo para o horário do almoço. Mas para ambos (Tagesstrukturen e Mittagstisch) são cobradas taxas e precisa se inscrever. Leia mais sobre isso neste post aqui.

Primeiro dia de aula. Ana Julia foi a segunda criança a chegar na escola. Ansiedade a mil!
Primeiro dia de aula. Ana Julia foi a segunda criança a chegar na escola. Ansiedade a mil!

Uma coisa que não muda entre a primeira série e o jardim é a comemoração do aniversário dos pequenos. Isso sempre acontece. A diferença é que não tem todo aquele ritual que acontecia no jardim (preciso escrever um post sobre isso). Agora, as crianças cantam parabéns em sala de aula e comem o bolo no pátio. Aliás, ninguém fica dentro da sala no horário do recreio (a chamada Grosse Pause). A professora já avisou na reunião, que citei no início deste post, que os pais mandem os filhos com roupas adequadas para o dia de chuva, de frio, de neve….porque somente se tiver caindo uma tempestade é que as crianças passam o recreio dentro da sala. Caso contrário, todo mundo no pátio para correr e brincar.

IMG_6417
O quadro negro abre como se fosse um livro e sobe e desce para que a professora possa escrever sem ficar na ponta dos pés ou ter que se abaixar. O círculo onde a professora reúne as crianças para explicar e o mascote no centro (Kokosnuss, em laranja, é um dragão).

A leitura também é estimulada. Uma vez por mês a professora leva a turminha na biblioteca pública daqui da cidade. Lá as crianças podem escolher até 3 livros e trazer para casa. Na próxima vez que forem na biblioteca esses livros são devolvidos e outros novos são escolhidos. Sem custo nenhum.

Outra coisa legal, mas que por causa do tempo não aconteceu, foi um passeio planejado pela escola para levar as crianças para patinar no gelo. Claro que isso foi em fevereiro, quando ainda estava bem frio. Mas como acabou chovendo no dia, ele foi cancelado. E esse também, os pais não pagariam nada. Tudo por conta da escola. As crianças só precisavam levar o seu lanche.

Lembrando sempre que esta é a experiência que eu tenho com a Ana Julia, aqui numa escola em Nussbaumen. As atividades e procedimentos em sala de aula podem mudar de escola para escola e de cantão para cantão.

Se você quer ler mais sobre escola/filhos, veja estes posts aqui:

E agora? Do que vamos brincar?
Sommerfest – o fim do ano letivo
A preparação para o Kindergarten
Como funciona o Jardim de Infância na Suíça
O alemão como segunda língua
Os anos escolares e as avaliações na Suíça
Material escolar para o Jardim de Infância
Discriminação entre crianças
Abra a boca e…..escova seus dentes!
Atividades extra curriculares
Dia de visitar a escola
As férias escolares
Lanternenumzug (Desfile das Lanternas)
As férias escolares e suas regras
Creche e outros serviços que cuidam das crianças
Toda regra tem sua exceção – Lanche no Kindergarten
Kindergarten – Encerramento do ano letivo
Material escolar para a primeira série

*************************************************************

Aproveite para acompanhar o Pelo Mundo Blog pelas redes sociais:

Facebook
Twitter
Google +
Instagram

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *