A Copa do Brasil vista pelos suíços

 

O clima de Copa no Brasil anda meio tenso, mas na Suíça a cada dia tem aparecido mais produtos que lembram o campeonato. Tudo, claro, cita o Brasil e procura mostrar (às vezes de uma forma meio estranha) um pouco do país.

 

lenço
lenço

IMG_1763 IMG_1764

cerveja
cerveja
IMG_1769
Este livro mostra todo o país com imagens lindas.

IMG_1766 IMG_1768 IMG_1770

 

O jornal do Coop (mercado) fez uma entrevista com o cozinheiro da seleção suíça e ele contou que foi em fevereiro passado ao Brasil para conhecer as cozinhas e ver se teria condições de trabalhar nelas (onde ele pensa que a gente cozinha??? Na fogueira?). Foi então que ele viu que os fogões são a gás e resolveu levar suas próprias panelas (não entendi a ligação, mas tudo bem!). Ah…e falou que teria que cuidar para que as comidas não fossem contaminadas por bactérias, já que o clima é muito quente e não tem ar condicionado nas cozinhas (tá querendo clima europeu em Manaus!!). E da Suíça ele levará chocolate, leite, temperos e Birchermüesli Alguém avisa ele que o chocolate vai virar sopa? Experiência própria de tanto levar carregamentos de chocolate para o Brasil.

Claro que a imprensa aqui comenta sobre os gastos com os estádios, a corrupção, a violência e tudo o que envolve este evento. Mas o que mais preocupa os suíços (leia-se Seleção) é o clima de Manaus. O fato deles enfrentarem calor intenso (lembrem que 30 graus já é algo descomunal por aqui) tem tirado o sono do treinador deles.

Mas a maior bobagem que eu li sobre Manaus foi o fato de que, quem for lá assistir os jogos, precisa tomar cuidado com as cobras, aranhas, mosquitos (só faltou citarem o leão e jacaré)….já que o estádio é no meio da floresta (oi?).

Bom…não sei como será esta Copa do Mundo. Só gostaria muito de que o Brasil se tornasse um país referência, e não só no futebol. Que seja também exemplo de educação (isso inclui um povo educado e não só escolas), segurança, respeito com o dinheiro público, saúde. Porque quando eu vejo crianças de outros países usando a camisa da seleção brasileira, eu fico feliz pela admiração que elas tem pelo país.  Mas eu quero me orgulhar e dizer que este respeito não fica limitado ao futebol. Quero que este respeito seja por muitas outras coisas que são importantes para que o povo do Brasil possa viver com dignidade.

 

 

16 comentários em “A Copa do Brasil vista pelos suíços

  • maio 15, 2014 em 12:58 pm
    Permalink

    Espero do fundo do meu coracao que corra tudo bem nesta Copa, apesar dos pesares
    Nao se pode voltar no tempo
    Entao so nos resta torcer para que tudo seja o mais incrivel possivel 🙂

    Quero ficar ainda mais orgulhosa do nosso pais e do nosso povo

    Resposta
    • maio 18, 2014 em 10:52 am
      Permalink

      Também espero Sarah, pq os outros países sabem que o Brasil não é um pais desenvolvido em alguns quesitos. Mas eu gostaria muito que a imprensa mundial publicasse o quanto somos hospitaleiros e educados com outras pessoas. Que o nosso orgulho comece por aí e vá para as outras áreas que precisam melhorar. 🙂

      Resposta
    • maio 15, 2014 em 3:01 pm
      Permalink

      Por aqui estamos muito preocupados. Haverá alguns descontentes, mas a grande maioria está ansiosa para o inicio da Copa. A qui em Curitiba, jogarão quatro times. Virão muitas autoridades, dentre elas, o Rei da Espanha, o presidente (quase rei) da Russia, o Putin. Imagina o esquema de segurança pra isso tudo.
      Vai ser uma bela oportunidade para nós Curitibanos nossa receptividade.
      E viva a Copa!
      Edirceu Toniolo Bolzon

      Resposta
      • maio 18, 2014 em 10:54 am
        Permalink

        Pois é Edirceu….tenho visto e lido tanta coisa ruim ultimamente em relação a copa que eu espero que os ânimos se acalmem. O Brasil precisa mudar muita coisa e todo mundo sabe disso. O que não dá é resolver as coisas com violência, por mais revoltado que o povo esteja.
        Uma boa Copa para vcs aí em Curitiba!
        Beijos,

        Resposta
  • maio 15, 2014 em 3:30 pm
    Permalink

    Olá Ana,
    Eu também espero que corra tudo bem mas algumas pessoas vão “tumultuar”.
    Infelizmente professor de escola publica fica em greve mais de três meses e os políticos não dão atenção e quando tem um evento desse qual é a melhor forma de chamar atenção??? Bingo!!!
    Concordo e sou solidaria a você quando fala “Mas eu quero me orgulhar e dizer que este respeito não fica limitado ao futebol. Quero que este respeito seja por muitas outras coisas que são importantes para que o povo do Brasil possa viver com dignidade”. (Ana Luiza – http://pelomundoblog.com/2014/05/15/a-copa-do-brasil-vista-pelos-suicos/).
    Nunca saí do Brasil então você imagina tudo o que passa na minha cabeça com relação aos outros países.
    Estou com um projeto de pesquisa sobre mobilidade urbana (seja para deficiente ou não) mas tenho que contar com pessoas como você que moram em outros países para me ajudar. Será que você poderia me ajudar com fotos e me explicar como funcionam por aí?? Se puder me envia um e-mail.
    Obrigada.

    Resposta
    • maio 18, 2014 em 11:00 am
      Permalink

      Pois é Christiane, na verdade precisa mudar muita coisa: os políticos, a mentalidade do povo….acho que tem um conjunto de situações que deixam o Brasil na situação que ele está. E sem duvida, valorizar a educação, os professores é fundamental. Uma pena que isso seja tão “difícil” de ser entendido (desde a minha época de ensino médio até faculdade eu enfrentei greve de professores).
      E claro que posso te ajudar. Mande um email para contatopelomundoblog@gmail.com e diga no que posso contribuir com vc. Me explique com mais detalhes do que vc precisa. ok?
      Abraços,

      Resposta
  • maio 16, 2014 em 2:02 am
    Permalink

    Oi Ana, Infelizmente nos exportamos mal. O Brasil tem muita coisa boa que não é divulgada. Eu tive um problema de hérnia de disco em Xangai e queriam operar-me. Optei em fazer fisioterapia após consultar meu médico no Brasil. Mas fui aconselhada por médico estrangeiro em Xangai, caso decidisse operar, para ir para os Estados Unidos ou Japão. Resumindo, ele acredita que no Brasil não temos profissionais capacitados para tratar um hérnia de disco. Lamentável!!

    Resposta
    • maio 18, 2014 em 11:05 am
      Permalink

      Vc disse tudo Rosana:: “Nos exportamos mal.” E a medicina é uma das coisas boas que temos no Brasil, como vc citou. Mas o problema é que as coisas ruins ainda são maiores que as boas. E por isso elas acabam aparecendo mais e mostrando para o resto do mundo o lado triste. E não só medicina, temos outras áreas muito bem desenvolvidas no Brasil. Se não fosse verdade, não teríamos tantos brasileiros contratados por empresas estrangeiras fora do país. Pena que isso acaba não sendo levado em conta!

      Resposta
  • maio 16, 2014 em 10:08 am
    Permalink

    Oi Ana Luísa, faz tempo que eu não passo aqui :-(. Por algum mistério virtual oculto não recebo atualização do seu blog :-(.
    Então, as vezes eu dou risada e as vezes eu odeio essa visão provinciana que alguns suíços têm do Brasil! Ninguém falou pra eles que Manaus é um dos maiores polos industriais do Brasil? E esse cozinheiro ai, achei o ó, rs… nossa culinária é bem mais diversa do que a da Suíça.
    Porém, por outro lado, tem gente aqui (brasileira pra ser mais específica), pq eu conheço uma criatura assim, que acha que só porque é o marido é suíço e fala português, que se ele resolver mudar para o Brasil, vai encontrar um emprego de CEO (sim ouvi isso) :P. Pessoa acha que porque é Brasil não precisa de um mestrado, um doutorado ou algum estudo equivalente pra ocupar esse cargo,rs.. Olha, só rindo. Sabe de nada,inocente…. hahaha.
    Também torço para que a Copa, não seja um fiasco e para que o possamos nos orgulhar do Brasil, porque ultimamente isso tá muito difícil!

    Resposta
    • maio 18, 2014 em 11:16 am
      Permalink

      Oi Sandra..que estranho que vc não recebe mais atualização. Coisas que a tecnologia (e nem eu) não sabe explicar :(. Pois então…povo aqui considera Manaus realmente no meio do mato. Fiquei passada com isso. Realmente eles não sabem de nada, inocente…hahahah
      E tadinhos dos que pensam que para conseguir emprego no Brasil basta ser estrangeiro e falar português. Se acham demais, não???
      Precisam aprender mais sobre país, isso sim!!!
      Beijos,

      Resposta
  • maio 21, 2014 em 6:21 pm
    Permalink

    Ana, agora que tive de ler esse post!! Fiquei admirada com as ideias que os estrangeiros têm sobre nós, estrangeiros esses com um nível cultural anos luz a frente da gente!!! Sem maiores comentários, é muita ignorância!!
    Mas, vamos aguardar, Ana, para ver se vai ser fiasco ou uma grande maquiagem tudo isso. Fato é que o Brasil vai parar durante os jogos, seja por falta de segurança mesmo (ou seja, não adianta o comércio funcionar, porque vai dar medo) ou porque não haverá um único brasileiro que não terá acesso a uma tv.
    Beijo, prima, até depois.

    Resposta
    • maio 28, 2014 em 2:19 pm
      Permalink

      É triste quando a gente ouve este tipo de comentario sobre o Brasil. A gente sabe da imagem que eles tem da gente….mas tem vezes que isso deprime tanto. E quando tu vê o quando eles estão errados sobre a gente (em algumas coisas eles estão, como pensar que tudo no Brasil é floresta), eu penso: “minha nossa…esta pessoa não tem noção da bobagem que esta falando!”. Acho eles bem bitolados por conta disso. Por isso quando alguém me pergunta, eu explico e digo que o Brasil não é só RJ, SP e Recife. Tem muita cuca no lance!!! Que eles precisam conhecer.

      Agora….a copa, espero mesmo que as coisas fiquem mais calmas. Como escreveu uma amiga minha no facebook: “roupa suja se lava em casa”. Que esta copa sirva para mostrar o lado bom do Brasil.

      Beijos

      Resposta
  • maio 27, 2014 em 1:38 pm
    Permalink

    Ana, por aqui não tenho visto muita coisa com relação à Copa. Às vezes uma camiseta aqui e outra lá, mas nada em verde e amarelo. Apenas as coleções convencionais das lojas com o nome “Brasil” ou “Rio de Janeiro”.

    Agora, infelizmente muitos estrangeiros não conhecem nada sobre o Brasil. Uma vez perguntaram a uma amiga se ela ia trabalhar de canga. E outra, perguntaram ao meu marido como ele fazia para ir trabalhar já que “tinha” de atravessar a floresta. Oi? Isso porque somos de SP, imagina se não fossemos. É muita ignorância, né?

    Tenho de concordo com a Rosana: nos exportamos e muito mal ainda por cima. E vamos torcer que durante o evento não haja mais repercussão negativa como está acontecendo.

    Beijos.

    Resposta
    • maio 28, 2014 em 2:22 pm
      Permalink

      Bem isso Vânia…a Rosana disse tudo. Pena mesmo muitos estrangeiros terem esta imagem (distorcida) do nosso país. Um lugar tao grande….o povo precisa saber que existem outras regiões no Brasil….por favor!!!

      E aqui…cada dia aparece um produto com “cara” de brasileiro, por conta da copa. É Brasil para todos os lados!!!! 🙂

      Beijos,

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *