Informações sobre trens na Suíça

Hoje quero explicar como funciona os trens aqui e como comprar os tickets. Algumas pessoas me perguntam se tem como viajar nos trens com bagagens, se precisa reservar lugar, enfim, dúvidas que desejo esclarecer com este post. E vou aproveitar para colocar informações para quem vem morar na Suíça. Então vamos lá:

– O transporte no país é dividido por zonas. Por exemplo: a zona central de Zürich é 110, a do aeroporto é 121. E isso vale para trem, tram, ônibus e barco;

Foto: zvv.ch
Foto: zvv.ch

– Os trens são administrados pela empresa SBB (Schweizerische Bundesbahnen) e divididos entre primeira e segunda classe. Na primeira classe as poltronas possuem mais espaços entre si e são maiores (leia-se mais confortáveis). A segunda classe é mais barata (lógico), as poltronas são mais próximas, mas nem por isso acho ruim. Já viajei de trem de Zürich para Milão na segunda classe e gostei (aliás, o caminho é lindo, mas cheeeeeeio de curvas). Agora, é importante lembrar que se você comprou passagem para andar na segunda classe, não pode passar pelos vagões da primeira. Transitar numa classe que você não comprou o bilhete não é permitido;

– Não existe cobrador (nos ônibus, tram e trem). O que se tem são os fiscais que passam pelos vagões solicitando para ver a passagem que você comprou. Caso você não tenha, saiba que terá que pagar uma multa de 100 francos (o valor varia de cidade para cidade);

Existem espaços para bagagens. Para quem deseja conhecer o país viajando de trem, fique tranquilo que é possível carregar mala/mochila sem problemas;

– Quem quiser reservar lugar, pode pedir no guichê da SBB (ue você encontra nas estações de trem) quando for comprar para deslocamentos mais longos. Acho útil este serviço se você for viajar no fim de semana e no período de verão. Caso contrário, não acho que deixar de reservar seja um problema. Nesta minha viagem que mencionei (Zürich – Milão) não reservei assento. Lembro que para reserva você pagará uma taxa. Só não sei lhe informar o valor;

– Para os que querem descanso enquanto viajam, existem vagões onde não se pode fazer barulho. São os que possuem a “Quiet Zone”. Estes espaços existem na primeira e na segunda classe. Basta perguntar no guichê da SBB.

Neste vídeo eu mostro como comprar o ticket do trem nas máquinas.

Informações para quem mora aqui:

– Quem usa freqüentemente trem, tram ou ônibus, vale a pena fazer o cartão do halb tax (meia tarifa) (vai a sua foto nele). Isto quer dizer, você paga a metade da passagem com este cartão (passagem entre zonas diferentes, entre cidades). A validade dele pode ser de 1 ano até 3 anos. Depende do valor que você deseja pagar por ele. E você precisa apresentá-lo sempre que o fiscal lhe pedir. Outra variação deste cartão é o GA (Generalabonnement).Com  o GA você não precisa pagar mais passagens. Só apresenta ele que já é suficiente. Por conseqüência, o valor dele é bem mais caro (3.550 francos/ano na segunda classe);

Foto: 20minuten.ch
Foto: 20minuten.ch
Foto. sbb.ch
Foto. sbb.ch

Crianças até 5 anos não pagam passagem. Para as crianças e adolescentes, entre 6 até 16 anos, você encontra as informações sobre preços de passagens aqui;

– Aqui é comum você encontrar, principalmente no verão, pessoal levando a bicicleta nos trens/ônibus. Porém, você precisa pagar a passagem da bicicleta. O preço varia se você tem o halb tax, se quer para uma distancia curta, se quer fazer reserva…enfim, várias variáveis. As informações sobre a tabela de preços você encontra aqui;

Cachorro também tem que pagar passagem e somente pode viajar na segunda classe. A exceção é para cães de até 30cm de altura e que são transportados em caixas, cestas ou bolsas.

Dica: é possível fazer também os abonamentos (para tram e ônibus) e pagar as passagens por mês ou por ano. Isto é, você pode pagar o valor de um mês de passagem sem precisar comprar toda vez que usar o transporte. Acaba sendo mais barato. Se fizer o período anual, fica mais barato ainda. Fazendo estes abonamentos com o cartão do halb tax, o custo com passagens fica mais em conta. Procure a empresa de transporte local e se informe. Em Zürich é a ZVV.

18 comentários em “Informações sobre trens na Suíça

  • março 6, 2014 em 6:50 pm
    Permalink

    Que legal, acho linda as suas aventuras… Sou sua fã. Um abraço Eva

    Resposta
  • março 12, 2014 em 3:49 am
    Permalink

    Adorei essa parte do “quiet zone”! Depois de morar na China, em que todo mundo fala MUITO alto, só vou querer viajar nesses vagões!
    Bjs!

    Resposta
  • março 17, 2014 em 8:32 pm
    Permalink

    Ola Ana Luiza, td bem?
    Descobri seu blog hj e achei super interessante!
    Sou carioca moro na Suiça ha 3 anos , mas na parte françesa…
    Uma prazer conhecê-la!
    bjs e sucesso com o blog!

    Resposta
    • março 18, 2014 em 8:23 pm
      Permalink

      Milena, tudo bom??
      fico feliz que tenha encontrado o blog. Mais ainda em saber que é brasileira e que mora por aqui também.

      Vou aproveitar e te adicionar no grupo de brasileiros e blogueiros da Europa, no facebook. Posso?
      Tem bastante brasileira que mora na Suíça neste grupo.

      Beijos,

      Resposta
  • outubro 1, 2014 em 1:40 am
    Permalink

    Olá, legal seu post. Estou com muitas dúvidas sobre o Swiss Pass, pois estou indo pra Zurique em 23JAN2015 e quando simulo passagem de trem pra INTERLAKEN ele diz que não tem …. será que fiz algo de errado ? Ou tenho que comprar na hora ? Poderia me ajudar ? Obrigado, Ubirajara.

    Resposta
    • outubro 1, 2014 em 11:12 pm
      Permalink

      Oi Ubirajara, vc não fez nada de errado não. O site da SBB não deixa simular ou comprar passagens depois do dia 13 de dezembro (se não me engano a data). É que a partir deste dia as passagens sofrearão reajuste de 3,5%. Mas vc pode comprar na hora que não terá problema. Ou se preferir, tente comprar de novo pelo site da SBB depois do dia 13 de dezembro. Ok?
      Abraços e boa viagem,

      Resposta
  • Pingback: Blogagem Coletiva: dos Sonhos e Realizações de 2014 | Pelo Mundo Blog

  • janeiro 24, 2015 em 10:16 pm
    Permalink

    Oi Ana Luiz parabéns pelo blog, realmente ajuda muito. Estarei indo a Zurique em Março/15 para passar lua de mel e ficaremos hospedados por 7 dias lá, porém estou com várias dúvidas, inclusive se compro ou não o Swiss Pass, encontrei uma empresa aqui no Brasil que nos pediu R$1700,00 no Swiss Pass de 8 dias para eu e meu noivo, estamos sem saber se compensa comprar porque não temos nenhum roteiro definido, ou seja, queremos ir no Top Of Europa e outros lugares, mais nada programado ainda, queremos um passeio tranquilo sem muitos compromissos, entende…rsrs…mas pode ser que quando chegarmos aí resolvemos andar e conhecer outros lugares, enfim, o que você acha do Swiss Pass? Me indicaria comprá-lo? Ou acha que está caro o valor já que não temos uma programação? Será que aí gastaríamos um valor menor com transporte visto que vamos ficar 7 dias na Suíça?
    Aguardo o retorno e obrigada.
    Até. :
    Nety

    Resposta
    • fevereiro 1, 2015 em 10:15 pm
      Permalink

      Oi Nety,
      Desculpa a demora da resposta.
      Sobre sua dúvida, vale a pena comprar o Swiss pass pra vcs. Já que farão passeios e poderão definir o lugar que quiserem ir. Se comprar individual, pagarão mais caro.
      Se este valor de R$ 1700 for pra vcs dois, vale mais a pena ainda. Pq se comprarem direto do site da Swiss pass, sairá mais caro que isso.
      Dá uma olhada: http://www.swiss-pass.ch/en/swiss-pass/

      Abraços e aproveitem a Suíça

      Resposta
  • maio 2, 2015 em 11:29 pm
    Permalink

    Olá Ana Luiza, preciso muito seu conselho. Meu filho de 15 anos está estudando na Suíça, acho até que não muito longe de vc: em Wettingen do lado da Baden. Ele tem GA Travelcard. Nas férias de julho queremos passear um pouco. Quando entrar na Suíça eu pretendo comprar Swiss Pass. E minha pergunta é: nós vamos ter as mesmas condições e os mesmos descontos em nossos passeios?
    Mais uma coisa se vc sabe, no topo de Jungfrau da para esquiar no verão? Estou tentando montar roteiro da viagem e tenho mil perguntas e dúvidas.

    Resposta
    • maio 4, 2015 em 5:25 pm
      Permalink

      oi Natalia, tudo bem?
      Sim, moro bem pertinho de Wettingen.
      Sobre a sua pergunta, o GA da descontos em estações de ski (para subir e visitar, por exemplo). Já o Swiss Pass, além de incluir o transporte publico, dá desconto em entradas de museus. E isso o GA não oferece.
      E o valor dos descontos eu não sei lhe afirmar (para subir na montanha). Isso vc só terá certeza quando perguntar onde vcs irão.

      Jungfrau não abre para ski no verão. As pistas ficam fechadas nesta estação.

      Abraços e aproveite a Suíça.
      Ana

      Resposta
      • maio 4, 2015 em 11:28 pm
        Permalink

        Muito obrigada pela informação. É uma pena que na dá para esquiar pois eu queria ensinar um pouco meu filho e a sensação de descer a montanha de esqui é maravilhosa. Sobre descontos eu vi que ele tendo só 15 anos paga como criança em muitos lugares, então vamos aproveitar o máximo.
        Adoro seu blog, já li dezenas de vezes
        Abraço.

        Resposta
  • setembro 29, 2016 em 5:29 pm
    Permalink

    Oi Ana, tudo bem?
    Me tira duas dúvidas por favor. Estou correndo para montar uma viagem de 9 dias de trem pela suiça. Comprando o Swiss Travel Pass posso embarcar sem custo adicional nos trens entre cidades, tipo: Montreux-lucerna; Lucerna-Berna?
    E outra. Você sabe se o passeio Top Of Europe eu posso comprar na hora sem problemas, vou em outubro.
    Obrigada!

    Resposta
    • setembro 30, 2016 em 10:00 am
      Permalink

      Oi Roberta, tudo bem?
      Sim, com o Swiss Travel Pass vc pode andar de trem, barco e ônibus sem precisar pagar a mais (além do Swiss Pass).
      O passeio pra Jungfrau pode comprar na hora. Sem problemas!
      Abraços e divirta-se na Suíça!!!

      Resposta
  • outubro 2, 2016 em 12:27 pm
    Permalink

    Olá Ana Luiza, muito obrigado por partilhar tantas dicas. Se lhe for possível por favor ajude-me a perceber o seguinte:
    – o swiss travel pass dá para 1 por dia ou 2 dias?
    – se viajar de Genebra para montreux e depois para Broc posso usar o mesmo bilhete?
    – quanto custa um bilhete?
    – a viagem de Genebra para Montreux em Dezembro dá para ver lindas paisagens?
    Muito obrigado,

    Resposta
    • outubro 5, 2016 em 11:12 pm
      Permalink

      oi Rui, abaixo estão suas respostas:
      – o Swiss travel vale de 3, 4, 8 ou 15 dias. Vc escolhe para quantos dias vc quer usar ele;
      – sim…pode usar o mesmo bilhete de Genebra, Montreux, Broc. O swiss pass é válido tanto para trem, ônibus ou barco, se precisar;
      – o valor depende dos dias que vc vai querer utilizar ele. Veja os valores neste site aqui: https://www.swiss-pass.ch/swiss-pass/
      – sim…vc vai ver muitas paisagens bonitas em toda a Suíça.
      Abraços e boa viagem,

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *