As férias escolares e suas regras

Eu já tinha escrito neste post aqui sobre as férias, contando que elas são de 5 semanas no verão e 15 dias na primavera, no outono, no inverno e no natal/ano novo. Enfim…um monte, né? Pois é…com a entrada da Ana Julia no Kindergarten, sabíamos que provavelmente teríamos que mudar nosso tempo de férias no Brasil. A gente sempre vai no fim do ano, em dezembro, e passamos natal e ano novo com a família. E geralmente ficamos 4 semanas.

Só que as regras para as férias são assim:

– as professoras tem a autoridade de liberar a criança das aulas por 2 dias, ou 4 meio turno, por ano. Isto é, se eu quiser estender um fim de semana ou feriado, posso pedir para as professoras mais dois dias além dos dias normais de folga.

– para quem deseja mais que 2 dias, como é nosso caso quando vamos para o Brasil (já que é um período onde são só 15 dias de férias), é preciso preencher um formulário para justificar os dias a mais que se quer. Este formulário será analisado pelo Conselho Escolar (Schulpflege*) e será liberado o tempo solicitado ou não. No nosso caso, pedimos mais 2 semanas de férias para a Ana Julia e eles liberaram ela para viajar.

ANA_0476
O formulário com a aprovação do Conselho Escolar, dos dias solicitados. Uma cópia fica na escola e outra fica com os pais.

Isto é, minha filha não pode faltar aula sem uma justificativa. Se ela estiver doente, eu ligo para a professora e informo sem precisar enviar nenhum atestado médico. Existe aqui a confiança de que realmente ela está impossibilitada de ir para a escola. Por outro motivo que não seja doença, preciso pedir a permissão. Caso contrário, eu pago multa de 600 francos. Se houver reincidência, o valor vai para mil francos.

Na cidade de Wetzikon, no cantão de Zürich, um casal pediu uma semana a mais de férias no verão. Eles queriam ir para os EUA, onde uma das filhas participaria de um acampamento. Porém, o conselho escolar negou e eles alegaram então que as crianças teriam aulas em casa, dadas por eles e com orientação da escola (isso é possível no cantão de Zürich, por um período limitado). A viagem foi descoberta e eles foram processados por violação intencional ao direito de ir para à escola. Resultado: a justiça cantonal multou eles em 4.700 francos. Eles recorreram à justiça federal.

Porém, a gente não contava com a astúcia do conselho escolar que as regras para solicitar mais dias de férias seriam alteradas justamente quando a Ana Julia começasse o kindergarten. Então agora funciona assim: se os pais querem estender mais dias ou semanas de férias (somente para as férias de verão não são liberadas, já que neste período são 5 semanas de folga), podem pedir no MÁXIMO 3 vezes. Estas 3 vezes são válidas até a criança terminar a sexta série da escola primária. Como nós já pedimos 1 vez, nos resta mais duas chances. Então gente, é o seguinte<. estamos pensando seriamente em passar o natal e ano novo aqui e deixar para irmos ao Brasil nas férias de inverno da Ana Julia (geralmente em fevereiro). Até porque, o preço das passagens no fim do ano é outro agravante. Claro que daí pediríamos os 2 dias que as professoras podem liberar para contar mais tempo. Nestas horas, qualquer meio período já é bastante. (só para esclarecer, minha família e a do marido moram a 700km de distância uma da outra –  Sta Maria/RS – Criciuma/SC)

Mas daí pode ter alguém que faça a pergunta: “Mas por quê não aproveitam as férias de julho para irem ao Brasil?”. A resposta é bem simples: Nem em sonho eu passar por 2 invernos no ano. No Rio Grande do Sul o frio é de doer e calefação é coisa ainda nada comum. Por isso todo este desespero esquema para ver qual época conseguimos conciliar passagem barata com mais dias de férias.

Nem tudo é perfeito!

*Schulpflege: Este conselho é formado por 5 pessoas da comunidade e não necessariamente são da área pedagógica. A maioria dos integrantes são filiados a partidos políticos e tem por objetivo cuidar da parte de infra-estrutura das escolas, currículo escolar, desenvolver planos de ação juntamente com a diretoria das escolas, entre outras atividades. Existe uma eleição para este conselho.

** Quero lembrar que as regras escolares podem mudar de cantão para cantão e as decisões do conselho escolar, de cidade para cidade.

***Regras válidas para as escolas públicas.

6 comentários em “As férias escolares e suas regras

  • março 3, 2014 em 6:50 pm
    Permalink

    Concordo Aninha! Inverno duas vezes por ano ninguém merece….rsrs…brrr

    Resposta
  • março 25, 2014 em 2:50 pm
    Permalink

    nossa….nunca imaginei que fosse assim! nós tbm costumamos ir ao brasil em janeiro por causa do verão… sendo assim…. vamos ter que repensar tudo isso…

    Resposta
    • março 26, 2014 em 4:19 pm
      Permalink

      É Dany, pessoal fechando o cerco contra nosso segundo verão no ano…hahaha

      Resposta
  • fevereiro 6, 2017 em 10:16 am
    Permalink

    Olá em Julho de quando a quando são as férias?

    Resposta
    • fevereiro 6, 2017 em 9:41 pm
      Permalink

      oi Claudia, as datas das férias escolares depende de cada cantão. Mas independente dos dias, em toda a Suíça acontece assim: 2 semanas de férias nas estações: primavera, outono e inverno; 2 semanas no natal e ano novo e 5 semanas no verão.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *