St. Gallen, Suíça

A cidade de St. Gallen é a capital do Cantão que leva o mesmo nome. Está localizada no nordeste da Suíça, quase fronteira com Alemanha e Áustria. O nome St. Gallen vem de Gallus. Segundo a história, um monge irlandês chamado Gallus chegou por volta do ano 612 pela primeira vez na área onde hoje é a cidade.

Minhas companheiras de passeio: Fernanda e Renata
Minhas companheiras de passeio: Fernanda e Renata

Captura de Tela 2014-02-18 às 14.53.28

St. Gallen possui cerca de 70.000 habitantes e tem grande importância no setor têxtil do país. No século 15, os comerciantes de St. Gallen faziam sucesso na Europa com o comércio de tecidos de linho. Por um longo período a indústria têxtil foi o principal fator econômico no leste da Suíça. Durante o período da primeira e segunda guerra mundial, as vendas pararam e isso fez com que muitas fábricas fechassem suas portas. Atualmente, as rendas de algodão feitas em St. Gallen  são famosas por vestirem muitas celebridades, entre elas Michele Obama. Houve até uma especulação de que Kate Middleton iria usar rendas suíças no seu vestido de noiva. Mas isso foi desmentido na época do tão falado casamento.

IMG_1040

Centro antigo
Centro antigo

ANA_0082 ANA_0084

Bandeira da Suíca, da cidade e do cantão de St. Gallen.
Bandeira da Suíca, da cidade e do cantão de St. Gallen.

ANA_0165 ANA_0158 ANA_0174

Igreja St. Laurenzen
Igreja St. Laurenzen
Teto da igreja St. Laurenze
Telhado da igreja St. Laurenze

Bem próximo da estação de trem fica o centro antigo da cidade. Nele está a Catedral e a Biblioteca (Stiftsbibliothek). A Catedral é do século 9 e ao redor dela fica o mosteiro onde foi enterrado o monge Gallus, no ano de 640.  Em uma das partes deste mosteiro fica a Stiftsbibliothek. Nesta biblioteca está o salão em estilo barroco, criado entre os anos de 1758 e 1759. Para entrar neste salão usa-se um sapato especial para não arranhar o piso. Não é possível tirar fotografias nele. Esta é a biblioteca mais antiga da Suíça.

Catedral
Catedral

ANA_0105

Interior da Catedral
Interior da Catedral

ANA_0138 ANA_0139 ANA_0148

Mosteiro
Mosteiro
ANA_0106
Entrada para o pátio do Mosteiro (Klosterplatz)

ANA_0127 ANA_0104

Ainda sobre a história da Catedral, em 1526, o então prefeito Joachim von Watt determinou que a religião na cidade de St. Gallen deixaria de ser católica para ser Protestante. Mesmo com esta mudança, a Catedral permaneceu católica. Em 1803, St. Gallen volta a ser uma cidade católica.

Tanto a Catedral quanto a Stiftsbibliothek são tombadas pela UNESCO como Patrimônio Histórico da Humanidade.

Fonte: Site da Stiftsbezirk
Salão Barroco da Biblioteca.
Foto: Site da Stiftsbibliothek

Stiftsbibliothek

resized_448x299_448x299_ksp_7798
Foto: Site da Stiftsbibliothek

St. Gallen também é uma cidade universitária. A Universität St.Gallen (HSG), fundada em 1898, tem mais de 7 mil alunos e possui parceria com outras 150 universidades europeias.

Informações sobre St. Gallen, clique aqui.

Informações sobre a Stiftsbibliothek:
Horário de funcionamento:
Segunda a Sábado: 10:00 – 17:00 horas
Domingo e Feriados: 10:00 – 16:00 Horas

Entrada:
Adulto: 12 francos
Grupos a partir de 10 pessoas: 10 francos/cada
Estudante: 9 francos
Grupo de estudantes: 7 francos/cada

Mais informações sobre a biblioteca, clique aqui.

Dicas:
– Para quem estiver em Zurich e quiser passear em St. Gallen, da estação central de Zurich (HB) partem trens a cada 30 minutos (mais ou menos) para lá. A média do tempo de viagem é de 1 hora e 10 minutos (Zurich – St. Gallen) e o valor é de 58 francos (passagem ida e volta). Para informações sobre horários de trens, clique aqui.

– Este passeio foi feito no domingo e muitos lugares estavam fechados (restaurante e lojas, por exemplo). Então, se deseja conhecer a gastronomia do lugar, vá outro dia que não seja este.

PS: quero agradecer a companhia das minhas amigas Fernanda, Renata e Julia (que não saiu nas fotos). Vocês fizeram este passeio ser mais legal ainda.

6 comentários em “St. Gallen, Suíça

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *