Os anos escolares e as avaliações na Suíça

Durante o ano (isso em todas as séries, a partir do primeiro ano primário) o aluno é avaliado por notas e pelas 3 competências (social, pessoal e intelectual). As disciplinas são divididas entre nucleares, complementares e outras disciplinas.

Para os alunos que não conseguem acompanhar a turma no aprendizado, existe no primeiro ano a Einschulungsklasse (EK). O objetivo desta turma é preparar a criança para as necessidades de aprendizagem da escola primária, desenvolvimento cognitivo, linguístico, social e emocional. Isto significa que o aluno faz a primeira série na EK em dois anos para não começar o período escolar com dificuldades. Para os suíços não importa quantos anos você demora para fazer seus estudos, desde que os faça com segurança e dedicação. Neste momento a gente percebe que, independente do sua formação profissional nas classes seguintes, a criança/adolescente deve fazer bem feito as suas tarefas.

Em um primeiro momento, a forma de avaliação escolar suíça é um pouco assustadora. Não existe vestibular e por conta disso, desde a quinta série as crianças começam a ser “separadas” em 3 tipos de escola.

Ao terminar a sexta série (supostamente com 12 anos), os alunos são separados em Realschule, Sekundarschule e Bezirksschule. A diferença entre estas escolas são as notas, disciplinas e a preparação para o mercado de trabalho (sim, bem cedo mesmo!!)

Realschule: são as crianças com as notas mais baixas na escola. Aqui elas são preparadas para trabalhar em serviços como: mecânico, padeiro, atendente de caixa, garçom. E a língua estrangeira (entre inglês, francês e italiano)  que o aluno tiver a melhor nota, acaba sendo uma disciplina nuclear.

Sekundarschule e Bezirksschule: são direcionadas para as demais áreas como pedagogia, engenharia, medicina (tudo o que não for serviços). Para entrar na Berzirksschule a média deve variar, no mínimo, entre 4.8 e 5.0 (o máximo é 6.0).

Scan

O que eles informam é que se o aluno mostrar interesse e o professor perceber que ele tem capacidade e notas para sair da Realschule e ir para a Sekundarschule (e depois Berzirksschule), a troca é possível. Claro que a criança repete um ano  na “nova” escola. Mas isso significa que para o mercado de trabalho ela vai poder ter mais escolhas.

São 4 anos de estudos (no mínimo) na Realschule, Sekundarschule e Bezirksschule. A partir do ano letivo de 2014, serão 3 anos e aumentará um ano de escola primária (da 1ª série até a 6ª série).

A próxima etapa são as Berufsbildung e Kantonsschule (Gymnasium). Nestes períodos são mais 4 anos de estudos. A Berufsbildung  equivale ao nosso colégio técnico (nível de segundo grau). Para concluir a Berufsbildung e ter acesso à universidade, independente da área que estiver estudando (como pedagogia, comunicação, saúde, design), é necessário fazer um estágio e o trabalho de conclusão de curso. Esta situação só serve para quem fez a Sekundarschule ou a Bezirksschule.

O  Gymnasium é uma preparação para a universidade. Depois da Berufsbildung e do Gymnasium o aluno escolhe se quer entrar para o mercado de trabalho ou seguir para a universidade. Caso o adolescente queira fazer um intercâmbio depois de terminar os 4 anos de estudos, ele pode continuar de onde “parou”. Isto é, sai da Suíça para intercâmbio e quando voltar pode entrar na universidade (sem precisar fazer provas, só com as notas) ou procurar um emprego normalmente.

Lembro sempre que o estudo de primeiro e segundo grau é de responsabilidade do Kantão. O governo federal cuida do ensino universitário. Isto é, as regras e anos de estudos podem mudar de Kantão para Kantão.

21 comentários em “Os anos escolares e as avaliações na Suíça

  • abril 25, 2013 em 3:55 am
    Permalink

    Parabéns. Pela iniciativa de nos passar essas informações interessantes,lembrei até da nova secretaria de educação do nosso munícipio. Mas para isso acontecer precisa-se de RAIZ….. coisa que nossos educadores precisam ter em todos os sentidos…..e vai algumas léguas…Enquanto isso nossas crianças padessem….e quando, jovens buscam outras informações.

    Resposta
  • julho 4, 2015 em 3:23 am
    Permalink

    Olá Ana Luiza!

    Então, na sua visão, é meio complexa a introdução de um aluno estrangeiro diretamente no ‘segundo grau’ de uma escola suíça?!

    Resposta
    • julho 8, 2015 em 9:01 am
      Permalink

      oi Cristiano,
      não acho complexa a introdução de um aluno estrangeiro na escola suíça, sendo primária ou secundária. Sendo obrigatória a frequência escolar, o que vai valer vai ser a adaptação da criança/adolescente na nova escola. Mas, pelo menos aqui no cantão de Aargau, os alunos vindo de outros países, primeiro participam de uma turma especial para ficarem mais aptos à língua alemã. Depois que estão mais seguros com relação a isso, vão para uma turma “regular”.

      Porém, para a escola secundaria, há limite de idade para o adolescente ingressar. Me parece que é 17 anos ou 18 anos, não sei te dizer ao certo. Após esta idade ele é encaminhado para a Realschule para fazer um curso técnico para poder arrumar um emprego. Se vc precisar deste tipo de informação com mais precisão, sugiro perguntar na secretaria da escola da cidade onde vc mora.

      Abraços,

      Resposta
      • fevereiro 20, 2017 em 12:36 pm
        Permalink

        Ana, sabes se no cantão de Zurique também tem essa adaptação para o primário? A região seria Daegerlen, em Winterthur. Obrigada!

        Resposta
        • fevereiro 20, 2017 em 10:23 pm
          Permalink

          oieee…te respondi.

          Resposta
  • julho 25, 2015 em 12:58 am
    Permalink

    Olá Ana Luiza,

    Tenho 15 anos , estou cursando o 1° ano do ensino médio. Estou de partida para a suiça o ano que vem, gostaria de saber se quando eu chegar lá eu ja vou cursar o Secundário ou terei que fazer uma prova ou algo do tipo?

    Obrigado !!

    Resposta
    • julho 26, 2015 em 12:18 pm
      Permalink

      Oi Gabriel, bem provável que vc terá que fazer uma prova para cursar o secundário aqui. Porque os estudantes daqui fazem para definir qual escola irão: Realschule, Sekundarschule ou Bezirkschule.

      Resposta
  • março 11, 2016 em 7:40 pm
    Permalink

    Olá, Ana Luiza
    Tenho 17 anos e estou me mudando para a Suíça no mês que vem, para o cantão de Zürich. Você saberia como é o processo para suíços estrangeiros ingressarem no Gymnasium? Estive em Zürich em janeiro e fui informada de que logo que mudasse para lá eu faria uma prova para ver em que ano do Gymnasium eu entraria. Porém, gostaria de saber se eu terei que esperar até setembro (início do novo ano letivo) para entrar na escola ou se poderei ingressar antes.

    Agradeço desde já,
    Lara

    Resposta
    • março 19, 2016 em 11:44 am
      Permalink

      Oi Lara, sim…a prova vc vai ter que fazer. Sobre os estudos, depende muito de cantão para cantão. Acredito que vc não vai precisar esperar ate setembro, porque a escola é obrigatória e não pode nenhuma criança/adolescente ficar fora dela, mesmo que falte pouco para acabar o ano. Provavelmente quando vc chegar e se registrar na prefeitura de onde morar, a escola será avisada e eles entrarão em contato com vc por correio. Beijos e boa sorte!

      Resposta
  • março 14, 2016 em 4:39 pm
    Permalink

    Olá, ana luiza.

    Meu nome é suellen, tenho 16 anos e fasso 17 em abril, estou cursando o segundo ano do ensino médio. Vou embora pra suíça no final do ano, queria saber como funcionaria pra mim. Bjs.

    Resposta
    • março 19, 2016 em 11:42 am
      Permalink

      oi Suellen, depende muito do cantão que vc for morar. Mas no mínimo uma prova vc vai ter que fazer para saberem qual serie vc entrará. Beijos

      Resposta
  • Pingback: A primeira série na Suíça – Pelo Mundo Blog

  • julho 6, 2016 em 5:37 am
    Permalink

    Olá ana Luísa

    Eu vou morar para a suiça para o cantão Neuchâtel. E eu tirei um curso cá em Portugal que equivale ao 9ano !!! E eu queria saber se quando la chegar se posso ir trabalhar ou tenho de ir para a escola ou se dá para ir para aquelas formações ? Tenho 17anos.
    Aguardo resposta obrigado!!!

    Resposta
    • agosto 4, 2016 em 2:15 am
      Permalink

      Oi Eduardo, as escolas de primeiro e segundo grau tem regras diferentes em cada cantão. Sugiro vc se informar com alguma escola do cantão de Neuchâtel. Assim vc saberá direitinho o que precisa para tirar suas dúvidas. Abraços e boa sorte

      Resposta
  • setembro 9, 2016 em 2:02 am
    Permalink

    Olá Ana Luíza.
    Tenho 19 anos e queria completar o ensino secundário na Suíça (Geneve).
    Gostaria de saber se é possível, pois já recebi uma informação que eles me enviariam para uma escola de emigrantes depois eu poderia ser encaminhada a fazer um “CFC”.
    Mas não conheço muito bem como funciona a burocracia e os limites de idade para os ensinos

    Resposta
  • setembro 12, 2016 em 5:42 pm
    Permalink

    Ola Ana Luiza,
    Eu estou na 9. serie aqui na suiça e queria saber pra que serie eu ia se voutase para o brasil?

    Resposta
  • setembro 28, 2016 em 4:24 am
    Permalink

    Olá Ana Luíza, conclui o primeiro ano no ensino médio no Brasil, vou me mudar para a Suíça em Janeiro. Sabe me informar como seria quando eu chegasse la? Se eu teria que terminar o 2 e 3 ou fazer um curso para o mercado de trabalho? Aguardo sua resposta.

    Resposta
    • setembro 30, 2016 em 10:02 am
      Permalink

      Oi Adrielly, isso vai depender do cantão que vc for morar. Sugiro buscar informações no site do cantão que irá morar. Lá vc vai encontrar tudo sobre a escola e contato para mandar e-mail ou telefone, se precisar.
      Abraços

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *