Como funciona o Jardim de Infância na Suíça

Neste curso sobre a escola na Suíça, teve um dia que fizemos uma visita em um dos jardins de infância. E foi justamente o que a minha filha irá frequentar. Fomos recebidas por uma das professoras. São duas que acompanham a turma. Uma cuida das crianças de 4 anos e a outra, das de 5 anos. A outra professora tinha ido até a piscina com os pequenos, para a aula de natação. As aulas de natação estão incluídas nas atividades do kindergarten e também não tem custo nenhum. Estas aulas acontecem na piscina pública da cidade, que fica uns 500 metros da escola.

Na estrada do Kindergarten, onde ficam as bolsas e os sapatos para usarem dentro da escola.
Na entrada do Kindergarten, onde ficam as bolsas e os sapatos para usarem dentro da escola.

Esta pia fica separada do WC, na entrada da escola.
Esta pia fica separada do WC, na entrada da escola.

As turminhas ficam na mesma sala tendo praticamente as mesmas atividades. Seguem um roteiro básico do que fazer, como: sentar em círculo para cantar e dar início às tarefas, a hora do lanche (chamada de Znüni – vem de neun = nove), brincadeiras no pátio, mais algumas atividades e o encerramento da aula.

IMG_4903

IMG_4908

IMG_4904

Atividades com os nomes dos alunos.
Atividades com os nomes dos alunos.

Para o lanche, recebemos uma folha onde diz o que pode e o que não pode levar. Frutas, legumes, água, queijo, iogurte natural, pão e biscoito integral estão liberados. Estão proibidos chocolate, croissant, torradas, chá gelado, biscoitos doces, refrigerantes, achocolatados e chips.

O que pode levar de lanche.
O que pode levar de lanche.

E pedem para ter cuidado com as frutas exóticas (oi?) (manga, banana, papaya, abacaxi) e embutidos.

Desde o Kindergarten as professoras trabalham com as 3 competências que acompanharão as crianças até o final do período escolar. Estas competências são:

auto competência (Selbstkompetenz), representada por uma mão aberta e a cor amarela, e avalia: saber se vestir sozinho, ter concentração nas atividades, ser pontual, organização, participação em sala de aula, objetividade;

competência social (Sozialkompetenz), representada pelo coração e a cor vermelha, e considera: respeitar as regras, saber fazer as pazes depois de uma discussão ou briga, saber trabalhar em grupo e esperar sua vez de falar, ajudar ao próximo, ser gentil, expor a sua opinião;

competência intelectual (Sachkompetenz), representada pela cabeça e a cor azul, e avalia: capacidade motora, saber explicar o porque das coisas, saber ouvir, ler e falar corretamente.

As 3 competências devem ser trabalhadas também em casa para ajudar no desenvolvimento. E qualquer atividade pode ser tratada como um exercício, por exemplo: colocar os talheres na mesa, varrer a casa, brincar na areia, quebra-cabeças, pintar.

IMG_4915

Olha a mão e a cor amarela na mesa. Esta é uma atividade relacionada à auto competência.
Olha a mão e a cor amarela na mesa. Esta é uma atividade relacionada à auto competência.

Durante o kindergarten, as crianças são avaliadas por seus comportamentos, suas atitudes. A partir da primeira série a avaliação é por notas. A partir desde ano letivo (agosto de 2013) o ingresso no kindergarten é obrigatório. Antes era facultativo. São dois anos de jardim de infância para depois ingressar na primeira série. A partir dos 4 anos (feitos até Maio do ano corrente) as crianças já podem frequentar.

Para os pequenos que não possuem o alemão como língua materna, uma professora irá acompanhá-los durante os horários de aula. Mas isso já é assunto para outro post.

*as avaliações das competências e as regras escolares são do Kantão de Aargau. Podem variar conforme as leis de cada kantão.

18 comentários em “Como funciona o Jardim de Infância na Suíça

  • abril 17, 2013 em 7:20 pm
    Permalink

    Ai Ana…que lugar fofís!!!! Queria escutar a Aninha cantando em alemão ” meu lanchinho, meu lanchinho, vou comer…”…e eh claro que não deixei de notar a ” opção” de pimentão e rabanetes para o lanche!rsrs Beijos para voces! E bom inicio de aulas para a Aninha Júlia!

    Resposta
    • abril 18, 2013 em 3:45 pm
      Permalink

      Lu….a Ana Julia às vezes canta as musiquinhas da creche…mas não entendo muito!!! hahahah vai que ela canta esta música e eu nem sei né??

      E sabe que o pimentão amarelo daqui é bem leve? Meio agridoce sabe? Bom mesmo.

      Beijão

      Resposta
  • abril 18, 2013 em 9:37 am
    Permalink

    Oi Ana, adorei teu post. Bem interessante!
    Por aqui na Noruega é um pouco diferente, já que as crianças ficam na escolinha/creche (barnehagen) até antes de entrarem para a primeira série. Mas claro que a partir dos 4 anos, eles tem atividades diferentes, em um setor separado. Eles são chamados de crianças do “clube”, que são as que começam a ser preparadas para entrar na escola.
    Aqui é tudo pago (a barnehagen), mas também está tudo incluso: o lanche, materiais, atividades, passeios, festas pros pais e irmãos (Natal, Páscoa, verão…), etc.
    Eles também tem regras e avaliações como vc citou acima, mas um pouco diferente.
    Obrigada por compartilhar 🙂
    Bjão

    Resposta
    • abril 18, 2013 em 3:46 pm
      Permalink

      Nossas Mel…jurava que era gratuito aí também. Creche tudo bem, a gente também paga aqui. Mas do kindergarten em diante, tudo pago pelo governo.
      Seria um tema legal para post a escola aí né? Quando tiver tempo e quiser escrever, pode mandar.

      Beijão

      Resposta
      • abril 19, 2013 em 10:49 am
        Permalink

        Ana, acho que não ficou claro, mas só a creche/escolinha (barnehagen) é paga. A partir do primeiro ano da escola é gratuito sim, até chegar a universidade, que daí sim tem um custo, dependendo do curso que vai seguir. Mas também tem bolsas, empréstimos estudantis, etc…
        Tá bem, se der eu escrevo sobre isso 🙂
        Bjão

        Resposta
  • abril 18, 2013 em 6:10 pm
    Permalink

    Ana..que bom receber seus posters ..preciso de ajuda estou em Zurich e amanhã pela as 9.02 sigo para Zermatt, e em seguida Lugano queria despachar minha maior mala direto para Lugano sabe me explicar como faria isso? dentro da Estação?
    fico aguardando….e ja agradecendooooooooooooo…abraços
    Helen

    Resposta
    • abril 18, 2013 em 6:32 pm
      Permalink

      Procure os guinches da SBB na estação de Zürich. Eles informarão como vc pode despachar pelo trem.

      Resposta
      • abril 18, 2013 em 6:37 pm
        Permalink

        Obrigada por me responder…essa SBB fica onde? na parte da entrada da estação?

        Resposta
          • abril 18, 2013 em 6:41 pm
            Permalink

            Obrigada…me ajudou agora sei me localizar…..beijao

  • fevereiro 22, 2014 em 6:48 pm
    Permalink

    Oi Ana Luiza, td bem? Em julho irei mudar para Zurich em função do trabalho do meu marido tbm. Não falo nem uma palavra em alemão e tbm tenho um filho pequeno, 5 anos. Quando sua filha entrou na escola ela já falava alemão? Como foi esta adaptação? Vc fala alemão? Conseguirei me comunicar em inglês com os funcionários da escola? Desculpe tantas perguntas, é que estou bem apreensiva com a adaptação dele. Obrigada por todas essas informações postadas, já estão ajudando muito. Priscila

    Resposta
    • fevereiro 24, 2014 em 1:18 pm
      Permalink

      oi Priscila,
      tudo bom?
      Minha filha entendia um pouco de alemão quando entrou na escola, pq ela já tinha freqüentado durante 3 anos a creche. A adaptação dela na escola foi tranquila. Mas se seu filho não fala nada, tem um acompanhamento com aulas de alemão, na própria escola. Não se preocupe em relação a isso. Tudo será providenciado para que ele aprenda a língua.
      Eu falo um pouco de alemão e sempre me comunico com as professoras assim. Elas sempre procuram lembrar aos pais que aprendam a língua local para que os filhos vejam que nós também falamos estamos interessados em relação a isso.
      Com o inglês vc consegue conversar com as professoras, sem problemas. Ainda mais em Zurich onde a concentração de estrangeiros é maior.

      Se precisar de mais alguma ajuda, pode entrar em contato pelo email contatopelomundoblog@gmail.com

      Abraços e seja bem vinda à Suíça,

      Resposta
      • fevereiro 25, 2014 em 2:51 pm
        Permalink

        Ana Luiza, muito obrigada pela sua atenção! Abraços.

        Resposta
  • julho 29, 2015 em 10:44 am
    Permalink

    Oi… encontrei o blog por acaso e embora voce seja brasileira e eu portuguesa creio que me pode ajudar. Estou a pensar mudar me para a suiça,o marido ja ai esta. Estamos a pensar organizar tudo para ir no inicio do proximo ano letivo.Tenho dois filhos 7 e 2.
    Sabe me dizer se o meu filho pode entrar no jardim de infancia com 3 anos fazendo os 4 em outubro?
    A minha maior preocupaçao e com minha filha 7 anos. Ela aqui e uma aluna muito boa e tenho medo que nao se adapte a lingua, e que isso a prejudique na escola. O que acha? Vamos para a zona de baden….Beijo

    Resposta
    • julho 29, 2015 em 11:04 am
      Permalink

      Oi Catarina, tudo bem?
      seu filho só entrará no jardim de infância com 4 anos completos. Isto é, somente em agosto de 2016.
      Sobre sua filha de 7 anos é difícil dizer. Ela terá o suporte na escola para que aprenda alemão. Mas a adaptação depende dela. Eu não saberia te afirmar em relação a isso.
      Beijos,

      Resposta
      • julho 29, 2015 em 11:58 am
        Permalink

        Obrigada Ana Luiza pela prontidao em responder. Pois tenho alguns receios, va muitos. Mas gostariamos de estar todos juntos e isso e o que mais pesa. O papi la e nos ca e muito complicado. Obrigada por sua disponibilidade. E se formos para ai. Pode ser que ainda nos encontremos,que a zona e a mesma…. beijo

        Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *