Malandragem na Suíça

Olha minha gente, quando eu acho que nada mais vai me surpreender na Suíça, eis que surge uma pegadinha.

Semana passada, acordo bem faceira. Tomo meu café da manhã e venho para o computador escrever um post. Mas de repente, não mais que de repente, surge uma tela que bloqueia meu PC. Era uma mensagem em alemão com direto a símbolo da Polícia e tudo. Nesta mensagem estava escrito que eu tinha infringido a lei em relação a diretos autorais. Na hora pensei no vídeo que eu tinha postado na página do blog, no Facebook. Era um vídeo do carnaval daqui de Nussbaumen.

A tela do meu computador estava assim.
A tela do meu computador estava assim.

Porém, o texto era longo e nele eram citados mais 2 situações que estavam fora da lei e que supostamente eu estava sendo acusada. Uma delas era sobre  zoofilia e pedofilia (oi???) e a outra era caso eu não soubesse que meu computador tinha sido usado para infringir a lei, mesmo assim eu seria punida. Todas elas com o artigo onde informava a minha penalidade, tanto em multa quanto em tempo de prisão. E o que bateu o desespero era as informações no início da tela com o IP do meu computador, meu nome e a cidade onde eu moro. Mas o estado (Kantão) estava errado.

Parte final do texto e as instruções na coluna da direita para eu fazer o pagamento.
Parte final do texto e as instruções na coluna da direita para eu fazer o pagamento.

Mas a solução era eu pagar 100 francos nos locais informados. Porém eu tinha o prazo de 72 horas para fazer isso, senão eu seria julgada conforme a lei.

Bom…tremedeira total até terminar de ler o texto e a vontade de falar com alguém para que me dissesse o que especificamente eu tinha feito de errado. Até então estava tudo muito vago prá mim. Mas e quem disse que tinha algum telefone ou email de contato?? Endereço, muito menos.

Foi então que decidi ver se pelo usuário do meu marido eu conseguia acessar o computador. O que deu certo. O usuário dele não estava bloqueado. Aí comecei a ficar com a pulga atrás da orelha. Enfim….resolvi procurar na internet o site ou a sede da Polícia que estava me acusando de infratora!!! Não achei nada.

Conversei com o meu marido e decidi que iria pessoalmente na Polícia do Kantão. Eu tinha tirado foto da tela e fui perguntar se aquilo era real e se tinham algo para especificar o que eu deveria apagar. Me instruir para não fazer outra c… de novo, né?

Isso era de tarde e falei para meu marido que se até às 17h eu não ligasse para ele, que fosse direto na Polícia com um advogado. No caminho eu só conseguia pensar numa coisa: “Como eu, uma mãe de família, posso ser presa assim???”

Cheguei na Polícia e conversei com um policial super gente boa. Mostrei para ele a foto da tela e na hora me disse que aquilo não era mensagem deles. Que era vírus, fake. Alguém que queria tirar dinheiro de mim. Mal sabe ele o peso que tirou das minhas costas. Perguntei se ele tinha certeza mesmo. Ele repetiu que sim e mandou eu formatar o computador.

Saí de lá e liguei para o meu marido, que tinha acabado de ler todo o texto e estava apavorado. Falei que não era nada e fui para casa aliviadíssima!!!!

18 comentários em “Malandragem na Suíça

  • fevereiro 18, 2013 em 4:39 pm
    Permalink

    Ai… realmente um susto! Pra ver que essa “escola” tem em todo o mundo!
    bjs

    Resposta
    • fevereiro 18, 2013 em 8:24 pm
      Permalink

      Ro, nem me fale…bota susto nisso. E sacanagem tem em todo lugar né? Só muda de endereço! Beijão

      Resposta
  • fevereiro 18, 2013 em 5:40 pm
    Permalink

    Ufa, ainda bem que não era nada! Qualquer coisa que eu vejo no computador, seja por email, redes sociais e etc, eu desconfio na hora… Pior é que muita gente cai nesse tipo de armadilha. Ainda bem que você agiu certo!

    Resposta
    • fevereiro 18, 2013 em 8:38 pm
      Permalink

      Olha Juliana, até o policial dizer pra mim que não era verdade, eu ainda não estava 100% certa disso! Mas que dei um alivio, isso deu! 🙂

      Resposta
  • fevereiro 19, 2013 em 12:03 am
    Permalink

    Hahahaha, até na Suíça, gente do Céu!!! Achei que isso acontecia só no Brasil!!!
    Quando eu recebo e-mails dessa natureza, Ana, não tenho nem dúvidas; deleto na hora, sem medo de ser feliz!!
    Mas fico pensando na sua situação: estrangeira, e-mail da polícia de um local respeitável … tadinhaaa de você!!!
    Beijoo, minha prima.
    (corações unidos e orações por Santa Maria)

    Resposta
    • fevereiro 19, 2013 em 9:25 pm
      Permalink

      Carol, foi justamente isso que nós pensamos: se estivéssemos no Brasil a gente saberia na hora que era furada.
      Meu marido mostrou para um colega e ele disse assim que viu que era mentira!
      Beijão

      Resposta
  • fevereiro 19, 2013 em 1:57 pm
    Permalink

    Aninha!!! Puxa, que susto, hein? Eu, logo acharia que eu tivesse feito algo, entrado em um site sem querer…sei lá… Mas acharia que era a culpada…e já me via precisando de um advogado!rsrs…
    Que alivio! Beijos!

    Resposta
    • fevereiro 19, 2013 em 9:26 pm
      Permalink

      Lu…foi o pai dos sustos hahahahah
      Eu jurava que ia sobrar pra mim!!! Hahaha
      Beijão

      Resposta
  • fevereiro 19, 2013 em 7:14 pm
    Permalink

    que loucura! confesso que se eu estivesse no Brasil, eu saberia na hora que era golpe… mas na Suíca? Onde tudo funciona tao direitinho… acho que ficaria em pânico, como vc! rs

    bjao

    Resposta
    • fevereiro 19, 2013 em 9:27 pm
      Permalink

      Bem isso Chris…quando eu imaginaria isso acontecendo por aqui!!!

      Beijos

      Resposta
  • fevereiro 19, 2013 em 7:52 pm
    Permalink

    Hahaha… isso aconteceu comigo aqui na Espanha. Igualzinho, pediam 100€ de multa. Deve ser uma rede internacional que resolve traduzir para todos os idiomas. Mas enganam bem, colocam o logo da Polícia en tudo!

    Resposta
    • fevereiro 19, 2013 em 9:28 pm
      Permalink

      Glenda, tenho que admitir que o pessoal foi criativo, hein?? 😛

      Resposta
  • fevereiro 20, 2013 em 5:53 pm
    Permalink

    Oi Ana, agora a gente ri né, mas vc foi muito corajosa em ir sozinha na polícia…hehe….e acho que, neste caso, foi pior vc saber alemão né?! hehe…bjs….e te cuida!! tua estadia aí vai acabar virando livro…hehe bjs. Clau

    Resposta
    • fevereiro 21, 2013 em 3:59 pm
      Permalink

      Clau….eu diria que o medo ainda era maior que a coragem. Mas eu não ia sossegar enquanto não falasse com a polícia. Como eu iria dormir tranquila??? hahaha beijos

      Resposta
  • março 17, 2013 em 12:41 am
    Permalink

    Comigo aconteceu a mesma coisa aqui em Québec, rsrs…o pior é que foi bem na hora que eu estava tentando acessar um site para assistir o fantastico de domingo…fiquei em panico e pensei, pronto, vou presa!!rsrs….a tela é identica ao que vc. descreveu….dá medo mesmo, mas logo depois de passado o susto eu desconfiei que fosse vírus…e pedi p/ um amigo formatar meu lap top! 🙂

    Resposta
    • março 17, 2013 em 9:02 am
      Permalink

      Aí tambem?? já sei que aconteceu na Espanha e Noruega. Dá um pavor né Mariane? Rsrsrs olha…o susto foi grande!

      Resposta
  • agosto 28, 2013 em 5:52 pm
    Permalink

    Pois esse pessoal dá-se mesmo ao trabalho de intimidar pessoas em todo o mundo para sacar dinheiro! Também já me aconteceu isso em Portugal, no computador do escritório em casa e o meu marido só jurava que não tinha nada a ver com pedófilia e que não tinha violado direitos de autor!… Só estava a ver um vídeo de comédia, dizia ele. Ah, hoje dá para rir mas no momento foi horrível.
    Depois desconfiei porque verifiquei que as Leis de que falavam não estavam bem descritas e não identificavam a instituição que estava a aplicar a multa (o que é obrigatório), pelo que também fui à polícia que me informou ser um vírus e esquema de sacar dinheiro.
    Há quem com medo pague logo a dita “multa” e fique no prejuízo.
    De qualquer forma, como fiquei com o PC bloqueado e tive de pagar 30€ a um informático para limpar o “bichinho”.

    Resposta
    • agosto 29, 2013 em 2:42 pm
      Permalink

      Que horror né Ana Cristina? O povo deveria usar a inteligência para outras coisas e não para passar a perna nas pessoas.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *