Chegando no aeroporto de Zürich

Já recebi alguns emails perguntando se é fácil ir do aeroporto de Zürich até a estação central de trem ( HB = Hauptbahnhof) da cidade. O pessoal geralmente tem um certo medo por causa da língua, mas isso não é problema para os turistas. Se você não fala nenhuma palavra em alemão, não se preocupe. Aqui muitas pessoas falam inglês, principalmente as que trabalham em contato com visitantes.

Quando voltamos de férias do Brasil, em janeiro de 2012, eu fiz algumas fotos da chegada. Meus pais já tinham decidido que viriam nos visitar e eu resolvi fazer um guia para eles, já que eles não falam alemão e nem inglês. Só português e gauchês (filho que fica zoando com os pais não merece castigo né?).

No final das contas nem precisou, já que eles decidiram vir de TAP e ter conexão em Lisboa. Mas sei que tem galera vindo para cá nesta época (e em outras) e resolvi escrever este post para ajudar. Beleza?

Lá vai….

– Ao sair do avião, já tenha em mãos os documentos (passaporte, bilhete de viagem de vinda e volta, reserva de hotel ou carta convite*** de amigo que irá visitar). Os policiais já começam a fazer uma vistoria desde o túnel que liga o avião ao aeroporto;

– Siga em direção a saída (Ausgang, em alemão);

Siga em direção à "Ausgang".
Siga em direção à “Ausgang”.

– Você irá pegar um trenzinho. Ele não tem piloto, não precisa pagar e o painel informa  o tempo que falta para ele chegar;

Painel que indica o tempo que falta para o trem chegar.
Painel que indica o tempo que falta para o trem chegar.
O trem.
O trem.

– Saindo do trem você encontrará as escadas rolantes para seguir em direção à polícia de fronteira. Ao chegar na polícia, esteja com os documentos em mãos também. Saiba explicar onde você vai ficar e por quanto tempo e comprove isso a eles caso seja necessário (carta convite do amigo onde você irá ficar, reserva de hotel, passagem de volta para o Brasil);

Depois destas escadas está a polícia de fronteira.
Depois destas escadas está a polícia de fronteira.

– Depois é só seguir em direção a saída (Ausgang Zürich/Exit Zürich);

Caminho para pegar as malas.
Caminho para pegar as malas.

– Em seguida você encontrará as esteiras para pegar sua mala. Para saber qual a esteira que terá as bagagens do seu voo, tem um painel (como uma TV) que informa;

As esteiras.
As esteiras.
Veja em qual esteira estão as suas malas.
Veja em qual esteira estão as suas malas.

– Siga em direção a saída.

IMG_2380

Para quem irá pegar um trem até a estação de Zürich ou até mesmo outra cidade da Suíça, basta ir até ao guichê da SBB (empresa dos trens) e comprar seu bilhete.

Balcão da SBB onde é possível comprar passagens. Fica no mesmo andar do check-in 3.
Balcão da SBB onde é possível comprar passagens. Fica no mesmo andar do check-in 3.
Máquinas onde também se pode comprar as passagens de trem. Tem opção em inglês/alemão/francês/italiano.
Máquinas onde também se pode comprar as passagens de trem. Tem opção em inglês/alemão/francês/italiano.
Painel com os horários dos trens para várias cidades.
Painel com os horários dos trens para várias cidades.

*este caminho de chegada em Zürich é para quem vier no voo da Swiss (GRU-ZRH). O que fica comum a todos são as dicas com a polícia de fronteira e o balcão da SBB para a compra das passagens de trem.

**e desculpem pela qualidade das fotos.

***Carta-convite da pessoa residente na Suíça:  Não há um modelo específico para a carta-convite, no entanto, ela deve conter necessariamente as seguintes informações:

  • Declaração do anfitrião residente na Suíça de que o viajante é seu convidado redigida em um dos idiomas oficiais da Suíça e datada;
  • Nome completo, números de telefone e endereço completo do anfitrião na Suíça;
  • Nome completo, números de telefone e endereço completo do hóspede convidado;
  • Assinatura do anfitrião residente na Suíça.

A carta-convite pode incluir também informações sobre:

  • Que o residente na Suíça pretende providenciar a alimentação e acomodação do viajante;
  • Motivo da visita.

162 comentários em “Chegando no aeroporto de Zürich

  • janeiro 31, 2013 em 1:43 pm
    Permalink

    Oi Ana!
    Bom, como uma recém-chegada na Suíca, vou fazer um pedido de post… Pode? =)
    Estávamos pensando em conhecer Zurich nas próximas semanas, mas nem sei por onde começar. Você podia dar umas dicas de roteiro? Onde ir, comer, o que conhecer… Tipo “conhecendo Zurich em um fds” ou “programas imperdíveis para uma 1a vez em Zurich”.
    bjao!

    Resposta
    • janeiro 31, 2013 em 11:02 pm
      Permalink

      Oi Chris, seja bem-vinda!!
      Sobre o post de Zürich, já escrevi sobre a cidade. Dá uma busca pelo blog ou veja pelos nomes das cidades da Suíça, no lado direito da pagina, que tu vai encontrar. Ok?

      Beijos

      Resposta
  • fevereiro 7, 2013 em 10:04 pm
    Permalink

    Oi Ana!! Você não sabe o quanto me ajudou, é minha primeira viagem internacional e estou cheia de medo… Sou de Recife e estou indo a Zurich com conexão em Lisboa. Vou para casa do meu noivo que mora em Bischofszell por quase 85 dias. Tenho algumas dúvidas: A minha carta convite pode ser escrita em francês? pois meu noivo fala alemão, mas n escreve, e o francês ele domina, ja tentei conseguir alguém para traduzir p o alemão e até agora não consegui. Outra duvida é se devo informar na imigração que estou indo para casa do meu noivo para organizar as coisas do casamento (fotos, buffet, bolo, local….) que será realizado em Setembro em Portugal? Como não falo nenhuma lingua vai ter alguém que fale portugues para me entrvistar? E por último, como na carta convite , o noivo fala que será responsável financeiramente por mim durante minha estadia na suiça, eu tenho que levar dinheiro referente a 65 euros por dia?? Desculpa o abuso, mas marinheira de primeira viagem é terrivel. Parabéns pelo blog. Adriana Karla

    Resposta
    • fevereiro 8, 2013 em 8:40 am
      Permalink

      oi Adriana, vou ver se consigo te ajudar.

      – como vc tem conexão em Lisboa, vai ser lá que terá que apresentar os documentos aos policiais de fronteira. Em Zürich vc não precisa passar novamente por eles. Então os documentos podem ser em português. Se vc tiver dúvida, traga a carta em francês outra em inglês para garantir;
      – Na polícia vc informa onde vai. Até porque, isso também deve estar informado na carta convite que teu noivo fez.
      – Em Zürich, talvez tenha alguém que fale em português, mas é sorte vc encontrar alguém pq não é regra. Então venha preparada para falar em inglês.
      – Sobre o dinheiro de 65 euros por dia, não sei te dizer. Mas algum dinheiro vc precisa trazer. Seja em espécie ou em travel card.

      Abraços,

      Resposta
  • março 6, 2013 em 2:03 pm
    Permalink

    Bom dia o post da chegada no aeroporto me ajudou muito menina…chego em Zurich dia 16 de abril…nao falo ingles nem alemao ,mas acho que o italiano vai me ajudar…
    me deseje boa sorte…estou super anciosa!!!
    obrigada

    Resposta
    • março 8, 2013 em 9:02 am
      Permalink

      oi Helana…fico feliz que tenha lhe ajudado. Boa viagem para vc. Abraços,

      Resposta
      • março 9, 2013 em 6:29 pm
        Permalink

        Obrigada..quem sabe vc ainda pode me dar mais uma dica sobre a roupa da viajem ..dia 16 de abril que é a data da minha chegada vai estar muito frio? devo me preparar para um super inverno ou o báciso e um casaco é suficiente?
        abraçao

        Resposta
  • abril 28, 2013 em 4:25 pm
    Permalink

    Oi Ana,
    Gostaria de saber como devo proceder pois tenho uma escala longa no aeroporto de Zurich e gostaria de conhecer a cidade ????????

    Resposta
    • abril 29, 2013 em 9:06 am
      Permalink

      oi Bruno…isso eu não sei lhe dizer. Vc vai precisar perguntar para os policiais quando estiver no aeroporto.

      Resposta
      • abril 29, 2013 em 4:37 pm
        Permalink

        Entendi e lá mesmo sem saber falar bem o inglês e o alemão consigo me virar?

        Resposta
  • setembro 6, 2013 em 7:39 am
    Permalink

    Oi…queria saber se todo esse trajeto até pegar a mala eu vou ter que fazer? Como meu vôo terá conexão, eu chegarei no avião que sairá de Lisboa. Há alguma diferença quando o vôo não é direto do Brasil para Zurique?
    Obrigada

    Resposta
    • setembro 6, 2013 em 8:34 am
      Permalink

      Oi Danielle, como vc vem de Lisboa, não vai precisar passar na polícia de fronteira (por causa do espaço Schengen). Mas basicamente é vc seguir a placa de saída para Zürich para chegar nas esteiras e pegar suas malas.
      Abraços e boa viagem,

      Resposta
  • setembro 6, 2013 em 3:44 pm
    Permalink

    Ah, então não precisarei pegar trem dentro do aeroporto? É só seguir as placas que consigo chegar nas esteiras?
    Obrigada…

    Resposta
    • setembro 6, 2013 em 6:18 pm
      Permalink

      bem difícil vc pegar o trem dentro do aeroporto. E sim, siga as placas até chegar nas esteiras.

      Resposta
  • novembro 14, 2013 em 11:25 pm
    Permalink

    ana hola meu nome é kythanaa sou transexual ok meu marido é suíço e pretendo ir alguns dias a fribourg ok tenho uma carta convite e tenho também uma parceria registrada pelo registro civil suíço você acha que eles podem criar algum problema??já fiz algumas viagens horríveis com vários constrangimentos espero não ter hehe bom muito legal seu blog!!!!

    Resposta
    • novembro 15, 2013 em 9:02 pm
      Permalink

      Olá Kythanaa, eu sempre mando para meus amigos que me visitam a copia do meu visto de residência e do meu passaporte (por ser estrangeira). Uma forma de provar realmente que eu “existo” e que confere com o meu nome na carta de apresentação. Se te deixar mais seguro, peça para o seu marido mandar uma copia da identidade suíça dele para vc ter em mãos quando chegar. Ok? Daí acho que não terá problema.

      Abraços e boa viagem,

      Resposta
  • novembro 15, 2013 em 5:29 pm
    Permalink

    é minha primeira viagem , vou a suiça , visitar meu namorado e depois a Portugal com ele, não falo inglês nem alemão,nem italiano ou francês, posso ter algum problema? a carta convite tem que ser registrada? tenho que ter duas uma para suíça e outra para Portugal ? necessito levar dinheiro mesmo a tendo? Obrigada .

    Resposta
    • novembro 15, 2013 em 9:09 pm
      Permalink

      oi Syz, a carta convite não precisa ser registrada. Mas lembre-se de que ela tenha o endereço e telefone de contato do seu namorado. Importante que ele mencione na carta que vc não fala outra língua que não seja português. Daí eles já saberão que se precisarem conversar contigo, precisarão de um intérprete. Vc só vai precisar de uma carta que será para entrar na Suíça. Quando vc chegar em Portugal, não passara pela policia de fronteira (pq já terá feito isso aqui, por causa do espaço Schengen). Sempre é bom ter uma quantidade de dinheiro em mãos. Não muito e pode pedir para seu namorado informar na carta que suas despesas serão pagas por ele. Pode ajudar.

      Abraços e boa viagem,

      Resposta
  • novembro 17, 2013 em 8:34 pm
    Permalink

    ola luiza mt obrigada. mas uma pergunta em que idioma a carta tem que esta? provavelmente farei conexão em Portugal, se decidir ficar em Portugal primeiro e depois ir para suíça como faço? uma carta em português resolve? ou preciso de uma tbm em alemão ,pq talvez devido as minhas férias,meu namorado viaje primeiro a Portugal, e eu o encontrarei lá e depois iremos a suíça. parece um pergunta redundante , e é … rsrs mas melhor perguntar do que nadar e morrer na praia. Quanto em dinheiro mais ou menos devo levar já que tenho a carta convite?Desculpe e desde já obrigada , suas publicações são muito boas e para marinheiros de 1 viagem são uma mão na roda.

    Resposta
    • novembro 18, 2013 em 1:32 pm
      Permalink

      oi Syz, a carta deve ser escrita no idioma do país que vc passar pela polícia, isto é, o primeiro que vc entrar ao sair do Brasil. Se vc não conseguir escrever em alemão (se chegar por Zürich), pode fazer em inglês e informar que não sabe a língua do país. Sem problemas.
      Se vc quer ficar mais tranquila, faça duas cartas (uma em português e outra em alemão). Caso precise por algum motivo, já terá o documento junto. Melhor prevenir.
      Trazer entre 300 e 500 euros está bom.

      Abraços,

      Resposta
  • novembro 26, 2013 em 6:16 pm
    Permalink

    Olá Luiza, meu nome é Larissa e estou indo agora em Dezembro para Hauser, na Alemanha, mas por frankfurt sairia longe demais (4 horas de carro) e por Zurique, apenas 50 minutos para chegar a residência da minha amiga. Você acha que podem criar problemas por eu estar com a carta convite para alemanha, com o endereço de lá?

    Resposta
    • novembro 27, 2013 em 10:15 am
      Permalink

      oi Larissa,
      acredito que não terá problema nenhum. Tento as informações da sua amiga, como telefone e endereço, eles verão que foi por razões óbvias que vc desceu em ZH. Seria legal também mencionar se ela for te buscar no aeroporto ou como vc vai até a casa dela.

      Abraços e boa viagem,

      Resposta
  • novembro 27, 2013 em 7:11 pm
    Permalink

    Boa tarde, irei para Suica , primeira viagem para fora do Brazil. Tenho medo da imigração. Levarei cartão de crédito e sim, tenho dinheiro mais não é a quantia grande. Irei ficar na casa de um amigo na qual ele vai se responsabilizar pela hospedagem e comida. Irei com seguro de viagem. Será que irei ser parado?
    Meu ovo faz conexão em Amsterda .

    Resposta
    • novembro 27, 2013 em 7:30 pm
      Permalink

      oi César,
      tenha em mãos a carta convite com as informações de endereço e telefone do seu amigo. Informe também o que vc citou, que a hospedagem e alimentação será por conta dele. Já aconteceu de eu receber amigos e eles fazerem conexão na Espanha. Mas a polícia nem pediu documento além do passaporte, mesmo eu tendo feito a carta como lhe disse. Depende do policial. No seu caso, como tem conexão em Amsterdam, vc irá passar pela policia lá. Faça a carta em inglês. Na Suíça vc não passará pela policia.

      Abraços e boa viagem,

      Resposta
  • novembro 29, 2013 em 8:34 am
    Permalink

    Oi Ana poderia me dizer desde que ano estao pedindo carta convite na Suiça?! precisei fazer para minha mae qdo estava morando no Canada e aqui para Australia…mas Suiça nunca fiz para ninguem ai que me visitou…brasileiro nao precisa de visto para viajar pela europa, e que eu saiba somente ticket de viagem ida e volta, nome e endereço aonde ira ficar sao necessarios… obrigada e agradeço desde ja abraços Patricia

    Resposta
    • novembro 29, 2013 em 11:26 am
      Permalink

      Oi Patricia,
      quando recebi amigos pela primeira vez aqui, liguei para a policia de fronteira para perguntar se precisavam de algum documento, já que ficariam na minha casa. O policial recomendou a carta, mesmo ela não sendo obrigatória. Na verdade, ela seria a forma de confirmação de que a pessoa tem onde ficar, quando não vai para um hotel. Eu sempre fiz para meus amigos. Meus sogros precisaram mais ainda, pois falam somente o português. Então, a carta foi a forma de comunicação entre eles e o policial. E alguns leitores comentaram aqui isso, que falam apenas o português.
      E por experiencia propria, nós viemos de ferias em 2008 para cá para ficarmos na casa de amigos., Como estávamos chegando com eles, e eles mesmo confirmaram para o policial que ficaríamos na casa deles.
      A carta nada mais é do que uma forma de garantir que a pessoa não tenha incomodo na fronteira. Tive amigos que fizeram conexão na Espanha e depois de tanto problema com brasileiros com os policiais de lá, faço questão de escrevê-la sempre.
      Mas faz quem quer, quem acha que vale a pena. E vc mesma citou no seu comentário que precisa de nome e endereço de onde vai ficar. É isso que eu coloco na carta.
      E o visto eu sei que brasileiro não precisa e nenhum momento falei que ele era obrigatório.
      Abraços e bom fim de semana :),

      Resposta
  • dezembro 1, 2013 em 2:41 pm
    Permalink

    Entendi Ana!Obrigada, tem razao, eh otima ideia para quem nao sabe falar o ingles…Eh que no Canada e Australia sao obrigatorio mesmo dai assustei e queria confirmar pq poderia ter mudado a regra por ai! 🙂 bjs Patricia

    Resposta
  • dezembro 12, 2013 em 3:15 pm
    Permalink

    Oi Ana Luiza,

    Estou indo para Paris em Março, é minha primeira viagem internacional, ficarei os primeiros dias em hotel e posteriormente na casa de um amigo brasileiro que está fazendo intercâmbio lá.

    Quanto à carta convite, li em alguns lugares que ela precisa ser registrada ou solicitada na prefeitura da cidade ou algo assim, sabes me informar sobre? Ou onde consigo tirar essa dúvida?

    E quanto à imigração, meu vôo tem conexão em Lisboa, passarei pela imigração somente em Lisboa, correto?
    Abraços!

    Resposta
    • dezembro 13, 2013 em 7:52 pm
      Permalink

      oi Henrique,
      se você fará o voo Brasil – Lisboa – Paris, passara sim só em Lisboa pela imigração.
      Agora, quanto a carta para você apresentar em Lisboa, infelizmente não sei lhe informar. Nunca registrei nenhuma carta e para a policia da Suíça eles não exigem que ela seja registrada (apenas me sugeriram para fazê-la).
      Veja se você consegue algo no consulado francês sobre isso. Ou peça para o seu amigo se informar e lhe dizer.
      Abraços e boa viagem,

      Resposta
  • dezembro 15, 2013 em 12:41 am
    Permalink

    oi Ana! Estou indo para suíça na quarta,faço conexão em Lisboa, levo uma carta convite,vou visitar amigos e fico na casa do meu namorado, como faço qnd chegar lá, para passar na imigração em Lisboa, vc tem alguma dica, minha primeira viagem de avião .

    Resposta
    • dezembro 15, 2013 em 7:33 pm
      Permalink

      oi Cyda,
      quando passar pela polícia em Lisboa, responda as perguntas que eles fizeram e entregue os documentos que vc tem (carta, passagem de volta para o Brasil). Fique tranquila. Talvez eles nem te perguntem nada. Então relaxa e aproveite a sua viagem.
      Beijos

      Resposta
  • dezembro 15, 2013 em 8:59 pm
    Permalink

    muito bom o roteiro! vou pela tap o que muda ao sair do avião ate pegar as bagagens. vou precisar mostrar os documentos novamente a policia.

    Resposta
    • dezembro 15, 2013 em 9:33 pm
      Permalink

      Em Zurich vc não vai passar pelos policiais pq já vai ter passado em Lisboa.

      Resposta
  • janeiro 11, 2014 em 11:53 pm
    Permalink

    Oi, Ana. Em dezembro deste ano, finalmente, tô indo realizar meu sonho: conhecer Zurique. Irei passar, ao todo, dez dias, sendo cinco em Zurique e cinco em Paris, na França. Já comprei passagens – incluindo o voo entre Zurique-Paris, hospedagem nas duas cidades e seguro-saúde, pra imigração não amolar. Pras despesas com transporte e alimentação, tô levando 2 mil euros pra os cinco dias em Paris e 1600 Francos Suíços pra os cinco dias em Zurique. Além disso, levo cartões de crédito internacionais. Morro de medo da imigração, pelos muitos relatos já lidos na internet. Por isso, minha dúvida é: essa quantia em dinheiro e cartões são suficientes pra comprovar, na conexão em Lisboa, que tenho como me sustentar durante esses dez dias, sem que os oficiais da imigracão encham o saco?

    Resposta
    • janeiro 18, 2014 em 5:29 pm
      Permalink

      oi Leandro…esta quantia q vc está trazendo já está legal. Fique tranquilo.
      Boa viagem e aproveite sua viagem,
      Abraços,

      Resposta
  • janeiro 20, 2014 em 7:44 pm
    Permalink

    Olá Ana,
    Agora no início de fevereiro eu e minha esposa faremos uma conexão da Swiss em Zurique.
    Chegaremos às 10:55 hs e o próximo vôo sairá às 22:45 hs.
    Você acha que é tempo suficiente para pegarmos o trem e darmos uma olhada no centro da cidade ?
    Alguma sugestão de estação para descermos e darmos uma volta caminhando, quem sabe até um bistrô ou restaurante, e depois retornarmos ?
    Um abraço e obrigado.

    Resposta
    • janeiro 24, 2014 em 10:09 am
      Permalink

      oi Marcio,
      sim, neste tempo vcs conseguem conhecer bastante coisa no centro de Zürich. Logo que chegar na estação central, vc pode seguir pela Bahnhofstrasse. No final dela fica o lago. O trajeto não é longo. Vcs vão conseguir aproveitar. Sobre bistrô e restaurante, veja o link no alto da página “tudo sobre a Suíça”. Nele tem informações sobre onde comer em Zurich.

      Abraços e boa viagem,

      Resposta
  • janeiro 26, 2014 em 6:39 pm
    Permalink

    Ana, parabens pelo post. Super didático. É realmente um spuer passo-a-passo para marinheiro de primeira viagem. bjs. e sucesso

    Resposta
    • janeiro 26, 2014 em 7:01 pm
      Permalink

      oi Viviane, que bom que vc gostou do post.
      Beijos e boa viagem!

      Resposta
  • janeiro 29, 2014 em 2:28 am
    Permalink

    Ai Ana, sem palavras pra te agradecer por esse post! Eu estava totalmente perdida, pois nunca viajei de avião nem para o exterior. Vou em julho para Alemanha visitar minha tia, e vou de GRU-ZRH, gostaria de saber se quando eu subir pela escada para ir na imigração devo procurar algum guichê? Ah e eu falo um pouco de ingles só, será que consigo me virar?

    Resposta
    • fevereiro 2, 2014 em 11:44 am
      Permalink

      oi Ale,
      sim…você consegue se virar com o inglês, sem problemas.
      Quando vc subir as escadas, busque pelo guichê “todos os passaportes”. Caso tenha passaporte alemão ou outra cidadania européia, vá no guichê “suíços e comunidade européia”.

      Boa viagem!
      Beijos

      Resposta
  • fevereiro 1, 2014 em 5:25 pm
    Permalink

    Oi Ana, tudo bem? Super obrigada pelo post e por tirar as dúvidas de todo mundo. Agora eu tbm tenho outra.. você envia a carta convite para os seus amigos pelo correio ou pode ser por email scaneada? Você poderia enviar um modelo dela? Obrigada!

    Resposta
    • fevereiro 2, 2014 em 11:46 am
      Permalink

      oi Juli, tudo bem? quem faz a carta convite são os amigos que irão te receber e não vc. OK?
      Te mando por email o modelo que usei para os meus pais. Esta carta está em português porque eles chegaram por Lisboa. Depois vc traduz ela para alemão ou inglês.

      Abraços,

      Resposta
      • fevereiro 2, 2014 em 5:50 pm
        Permalink

        Obrigada, Ana! Depois eu peço pra ele me enviar a carta pelo correio então =)
        Bjs (e estou super fuçando o blog inteiro =D)

        Resposta
  • fevereiro 7, 2014 em 12:23 am
    Permalink

    Oi ana ak e a gislaine … Queria saber quanto tempo e válido na Europa pq passou na tv pra ir para Europa o passaporte tem q válido por 3 ou 6 messe e o meu e 6 anos válido será q consigo entrar no destino q quero q ir pra suica … Eu vou fazer uma conexão em Lisboa com o avião da tap … Queria saber se consigo entrar … E primeira vez q viajo pro exterior … Muitoo obg beijo

    Resposta
    • fevereiro 7, 2014 em 10:42 pm
      Permalink

      Oi Gislaine,
      Como vc vai entrar na Europa por Lisboa, aqui vai a informação na embaixada portuguesa, em Brasília:
      “do passaporte com validade mínima superior em, pelo menos, 3 meses à duração da estada prevista (preferencialmente, com validade superior a 6 meses, caso venha a pretender a prorrogação);”

      Mais informação, vc pode ver neste link: http://www.embaixadadeportugal.org.br/assuconsul/faq-visto.php

      Abraços e boa viagem,

      Resposta
  • fevereiro 12, 2014 em 12:54 pm
    Permalink

    Oi AnA, adorei seu blog.
    Irei fazer escala em Zurique de 4 horas, vc acha que da tempo de ir ao centro e voltar para o aeroporto?

    Resposta
    • fevereiro 12, 2014 em 8:25 pm
      Permalink

      oi Giordana,
      bom saber que vc gostou do blog.
      Para vc ter noção de tempo, o trem do aeroporto até o centro de Zurich (HB) leva 10 minutos. Pode aproveitar a Bahnhofstrasse de Zurich até o lago que vc vai adorar!
      Beijos e boa viagem,

      Resposta
  • fevereiro 25, 2014 em 2:42 am
    Permalink

    ola Ana ,seu post me ajudou muito ,já viajei para Alemanha tenho esse carimbo no meu passaporte e em abril de 2014 ou seja esse ano estou indo para Suiça a diferença dessa vez e que estou indo sozinha, pra Alemanha fui com meu ex marido ele e alemão ,na Suiça vou ficar na casa do meu namorado ele vai me enviar uma carta convite tambem vou levar algum dinheiro e meu cartão de creditos que e internacional mas ainda assim tenho medo de ter problemas com a imigração ,o que você pensa sobre isso ?? outra pergunta …desculpas acho que pode parecer idiota mas eu não falo alemão e meu inglês e ruim ,por favor me dê mais detalhes sobre esse trem que vai me levar ate a policia de imigração ,ele tem ponto final na policia ,socorro estou em pânico me ajude

    Resposta
    • fevereiro 25, 2014 em 4:13 pm
      Permalink

      Oi Margarete,
      dificilmente vc terá problema com a imigração. Não se preocupe, é bem mais tranquilo do que a gente imagina. Por mais que vc não fale alemão ou inglês, este trem fica no caminho para vc sair do aeroporto. Vc precisa seguir as placas “exit” e quando o tem parar, subir e descer dele. Quando vc descer do trem, logo verá as escadas rolantes que levam até à polícia. Não tem como se perder, vc vai ver.

      Relaxe e aproveite sua viagem,
      Abraços,

      Resposta
      • fevereiro 25, 2014 em 6:28 pm
        Permalink

        Ana você e um anjo ,obrigado me sinto mais segura.

        Resposta
  • março 11, 2014 em 3:21 am
    Permalink

    Olá Ana!estou viajando pela primeira vez para Geneve de ferias e vou ficar na casa de uma amiga .Tenho uma duvida a carta convite pode ser enviada por email,por scanner.Dependendo por onde vou fazer escala (o idioma tem que ser igual ao do País).Vou dia 22 de março .Minha amiga pode me enviar a carta quando……tem que por data de chegada e volta na carta.gde abraço.

    Resposta
    • março 11, 2014 em 8:24 pm
      Permalink

      Oi Sueli, sua amiga pode scannear a carta e mandar pra vc por email. De preferência a carta seja na língua do país que vc fizer escala. Vc precisa viajar com esta carta em mãos e é importante ter o período que vc ficará na casa dela (isto é, o tempo que vc ficará no país).

      Abraços e boa viagem,

      Resposta
      • maio 27, 2014 em 2:57 pm
        Permalink

        Estou exatamente com essa duvida ,tenho a carta em mãos mais ,a minha pergunta é a seguinte preciso levar mais algumas coisa alem da carta passaporte ?

        Resposta
        • maio 28, 2014 em 2:07 pm
          Permalink

          oi Najara….vc já tem tudo em mãos. A carta, passaporte e a passagem de volta para o Brasil.
          Boa viagem e aproveite a Suíça.
          Beijos,

          Resposta
  • março 19, 2014 em 4:58 am
    Permalink

    Oi Ana, estou indo p portugal com carta convite do meu namorado que é portugues, preciso de algum dinheiro p entrar no pais? Obrigada

    Resposta
    • março 19, 2014 em 9:53 am
      Permalink

      Oi Carol, é bom levar um pouco de dinheiro, mesmo que vc vá ficar na casa do seu namorado.
      Beijos e boa viagem,

      Resposta
      • março 19, 2014 em 7:10 pm
        Permalink

        Obrigada pela resposta Ana, e parabéns pelo blog. Estarei indo sem dinheiro algum meu namorado disse que não tem problema , mas estou com muito medo de não poder entrar no país…na carta meu namorado se responsabiliza com hospedagem e gastos. Será que vou ser barrada por não esta com dinheiro? Me responde por favor Ana. Obrigada

        Resposta
      • março 19, 2014 em 10:38 pm
        Permalink

        Ana, por favor me responde. Estou tão preocupada, estarei indo só com carta convite,passagem ida e volta e, nem um euro. Tenho medo de não entrar no país.

        Resposta
        • março 20, 2014 em 2:56 pm
          Permalink

          Carol, não sei mesmo se vc será barrada por não ter euros. Depende muito do policial que irá te atender. Mas sinceramente, se eu fosse vc, viajaria com um pouco de dinheiro em mãos. Melhor prevenir!! E assim vc viajará mais tranquila. O que acha?
          Beijos e boa viagem,

          Resposta
  • março 26, 2014 em 3:25 am
    Permalink

    Ana Luiza, boa noite.
    Em primeiro lugar parabéns pelo blog, muito completo mesmo.
    Estou indo para Zurich desde o Brasil no mês que vem. Irei com minha mulher e meus dois filhos pequenos. A minha dúvida é que eu e os meninos temos passaportes brasileiros e italianos, eu eu pretendia entrar na Europa com os passaportes italianos, mas a minha esposa só tem o passaporte brasileiro; existe algum guinche no aeroporto onde podemos passar todos juntos?
    Obrigado pela atenção e pela ajuda.
    Gandini.

    Resposta
    • março 26, 2014 em 4:24 pm
      Permalink

      Oi Alex,
      se vc quiser passar no mesmo guichê com seus filhos e esposa, terá que usar o passaporte brasileiro. São dois tipos de guichês: cidadão europeu e demais nacionalidades.
      Boa viagem e aproveitem a Suíça,
      Ana

      Resposta
      • março 27, 2014 em 2:50 am
        Permalink

        Obrigado pela resposta Ana e parabens novamente pelo trabalho !

        Resposta
  • maio 27, 2014 em 2:52 pm
    Permalink

    Olá meninas vou ficar na suiça 30 dias estou com uma duvida cruel .
    alem das passagens passaporte a carta ,,o que mais devo apresentar de documentação ?

    Resposta
  • maio 27, 2014 em 2:53 pm
    Permalink

    Vou ficar na casa do meu namorado ,ele já me mandou uma carta .
    será preciso mais o que ?

    Resposta
  • julho 21, 2014 em 5:45 am
    Permalink

    Oi Ana adorei seu blog e suas dicas,gostaria de saber se vc já fez conexão em lisboa?Pois estou indo para suíça agora em agosto e vou fazer conexão em Lisboa, estou um pouco apreensiva,será que é muito complicado, pois vi q vou ter para o embarque para zurich 1;15 minutos aí q medo…se vc puder me dar uma dica agradeço

    Resposta
    • julho 21, 2014 em 9:31 am
      Permalink

      Oi Andreia,
      que coincidência…eu acabei de responder um email para uma leitora que também vai fazer conexão em Zürich. Vou colocar aqui o que escrevi para ela:

      “Fique tranquila em relação ao aeroporto de Zurique. Ele é muito bem sinalizado e a fila da imigração não demora.
      Logo que vc sair do avião vc vai encontrar uma TV com as informações das conexões (se não estiver logo que vc sai do corredor do avião, provavelmente estará por perto).
      Uma hora de conexão dá tempo para vc pegar o seu voo para Lisboa. Qualquer coisa, pergunte para os funcionários do aeroporto. Mas acredito que vc não terá problemas.
      Fique tranquila. As conexões aqui funcionam da mesma forma que no Brasil. No seu caso, a diferença é que vc vai passar pela policia.

      Quando chegar na imigração, apresente sua passagem para Lisboa. Provavelmente o policial vai te perguntar para onde vc vai. Daí mostre a sua passagem para Lisboa e sua reserva no hotel de lá. OK?”

      Se vc tiver mais alguma dúvida, pode perguntar.

      Abraços e boa viagem,
      Ana

      Resposta
      • julho 22, 2014 em 7:42 pm
        Permalink

        Oi Ana muito obrigado,vc é de uma simpatia singular, minha irmã mora na suíça há 11 anos e eu estou indo visita-lá, acho q não expliquei direito pra vc meu destino final é Zurich e eu vou fazer conexão em Lisboa é em Lisboa que vou passar pela policia, como nunca fiz viagem internacional então estou muito apreensiva e tbm pelo pouco tempo de pegar outro voo no caso para Zurich, provavelmente o aeroporto de Lisboa é imenso,tenho receio do inesperado e do idioma q não será o meu, vi q seus pais fizeram essa rota, por isso pensei q vc pode me ajudar, muito obrigado pela gentileza vc é um amor e desculpa tomar seu tempo.

        Resposta
        • julho 22, 2014 em 8:14 pm
          Permalink

          Capaz Andreia, respondo com o maior prazer. Eu não tinha entendido mesmo. Achei que tua conexão fosse em Zürich e o destino final, Lisboa. Mas como vc viu, meus pais fizeram este caminho que vc irá fazer. Não é complicado. Eles nunca tinham saído do Brasil e foi bem tranquilo para os dois. O aeroporto de Lisboa não é grande. Você passa pela policia só em Lisboa. Aqui em Zürich vc vai direto para a esteira pegar sua bagagem.
          Nao se preocupe. Vai dar tudo certo.
          😉

          Resposta
  • agosto 4, 2014 em 4:28 am
    Permalink

    Oi ana…vou para zurich e faço escala em lisboa…a imigracao acontece aonde e o que preciso levar??minha hospedagem e comida vai ser custiada por um amigo…preciso levar quanto em euros e francos suicos???

    Resposta
    • agosto 11, 2014 em 9:21 am
      Permalink

      Oi Patricia,
      a imigração vai acontecer em Lisboa (primeiro país europeu que vc vai chegar). Pode trazer em euros porque eles aqui aceitam euros para pagamentos e te darão franco de troco. Traga uns 300 euros ou francos com vc, por exemplo. Não sei o quanto quer gastar aqui. Mas esta quantia já está boa. Ainda não soube de policiais (aqui na Suíça) que tenham perguntado quanto a pessoa trouxe de dinheiro. E lembre da carta que seu amigo tem que fazer pra vc. OK? Pelo menos tenha em mãos os dados dele como endereço e telefone de contato.

      Abraços e boa viagem,

      Resposta
  • agosto 29, 2014 em 9:01 pm
    Permalink

    Ola Ana, muito bom sua publicação sobre Zurich, foi um dos motivos que me fizeram escolher Zurich como conexão :D. Farei uma conexão de 06:30hs em Zurich e depois sigo para Roma. Chego em ZRH as 11:05 e parto para FCO às 17:35, você acha que dá para fazer um passeio pelo centro de Zurich sem medo? Vi no google maps que se anda a Bahnhofstrasse em cerca de 20 minutos, e é basicamente o que quero fazer, além de dar uma parada na confiserie sprungli e Fraumünster. Você acha que dá para fazer isso sem medo? E quanto tempo antes do voo eu tenho que estar no aeroporto? Tenho que fazer checkin novamente, sendo uma conexão, ou só apresento a passagem como se já tivesse o checkin feito e as bagagens permanecem despachadas(Vou fazer ambos os trechos pela Swiss)? AH, eu tenho passaporte da união europeia, mas a minha namorada não. Será que dá algum rolo na imigração se ela passar comigo na fila da União Europeia?

    Desculpa o bombardeio de perguntas mas perder uma conexão deve ser frustrante :p

    Resposta
    • agosto 29, 2014 em 11:41 pm
      Permalink

      Oi Danilo, fico muito feliz em saber que este post te ajudou.
      Tendo este tempo de conexão vc consegue facilmente ir até Zürich e voltar para o aeroporto sem problemas. O trem do aeroporto até a estação central de Zürch demora 10minutos de viagem. Super perto.
      Dá bem tempo pra vc passear pela Bahnhofstrasse.
      Sobre a imigração, sua namorada não poder ir no mesmo guichê que vc. Ela tem que ir nos guiches para passaportes fora da UE, mesmo que ela esteja viajando com vc.

      Sobre o trâmite de novo check in/sair do aeroporto, eu não sei te dizer como funciona porque nunca fiz. Mas acredito que não tenha problemas. Sugiro vc perguntar para os funcionários da Swiss quando chegar aqui(ou até pra tripulação). Caso eles não souberem, pergunte para os policiais da imigração. Afinal, são eles que irão te liberar pra passar ou não.

      Boa viagem pra vcs!

      Resposta
  • setembro 3, 2014 em 1:51 am
    Permalink

    Ola Ana Boa NOITE !!!
    Estou viajando pela primeira vez pra Suiça estou com bastante medo
    pelo fato da minha viagem esta sendo pagar pelo meu namorado , ele vai me mandar a carta convite junto com minhas passagens de ida e volta na carta ele devem escrever que e meu responsavel financeiramente ???? por favor me ajuda
    bjs e muito obrigada

    Resposta
    • setembro 4, 2014 em 3:38 pm
      Permalink

      oi PAtrícia,
      não precisa ter medo da viagem. Vc só precisa trazer as informações que os policiais da fronteira provavelmente irão solicitar para vc.
      E sim, seu namorado precisa colocar na carta que vai arcar com suas despesas aqui, caso não traga cartão e nem dinheiro com vc.
      Mas fique tranquila. Os policiais basicamente querem saber onde vc vai ficar (nome, endereço e telefone de seu namorado) e ate quando e a passagem de volta.

      Beijos, boa viagem e aproveite a Suíça!

      Resposta
  • setembro 24, 2014 em 9:36 pm
    Permalink

    Ana, ótimas suas informações. Farei escala em Zurich a caminho de Istambul dia 06/10. Agora estou tranquilo. Obrigado e grande abraço.

    Resposta
  • setembro 28, 2014 em 3:12 pm
    Permalink

    Excelente seu blog.Gostaria de saber se vc sabe de alguém que alugue quarto para alguns dias em cidades bases que ficarei. Aparar de -15/07/2015 durante 15 dias .Zurique3lucerna Berna,Interlaken.Pode ser bad and. Breakfast também que sejam perto estação de trem.Com sua experiência teria um roteiro. E bases para ficar para. 15 dias. Na Suíssa? Obrigada

    Resposta
  • setembro 29, 2014 em 7:42 pm
    Permalink

    Oi Ana parabéns pelo seu post e principalmente pela paciência que tem comum a todos. Se possivel gostaria de tirar uma dúvida, Ana eu estou indo em Fevereiro para Lausanne com Voo saindo direto de São Paulo para Zurich através da Swiss Air e conexão de 50 min pra Geneve, este intervalo de descer da aeronave passar pela fronteira até o proximo voo é suficiente? tô morrendo de medo. Pois ainda falo pouco francês e em Zurich fala-se Alemão. Será que isso é tempo suficiente pra eu passar pela imigração ( só lembrando minha conexao é pela própria Swiss air )

    Resposta
    • setembro 30, 2014 em 8:49 am
      Permalink

      oi Vanderlei, fique tranquilo que vc não irá perder seu voo para Genebra (ainda mais sendo pela mesma companhia). Como vc vai fazer conexão, não sei se precisará pegar o trenzinho que citei no post. Mas logo que sair do avião, em Zürich, procure pelos painéis que mostram os portões de saída dos voos (eles ficam nos corredores que vc passa depois que sai do avião). Provavelmente vc terá a informação sobre o seu portão de embarque ainda dentro do avião, logo que chegar aqui. O aeroporto é muito bem sinalizado, tenho certeza que vc não terá problemas e dará tudo certo.
      Boa viagem e aproveite seus dia na Suíça!
      Abraços,

      Resposta
      • setembro 30, 2014 em 2:15 pm
        Permalink

        Muito Obrigado Ana pela resposta, mas pelo que eu entendi nas explicacões anteriores de outros post. Mesmo que eu saiba onde é o gate do meu proximo voo eu vou ter que me dirigir imediatamente, após minha chegada para a policia de fronteira para depois eu ir pra minha conexão. E é nessa hora que eu acho que vai demorar. Sabe fico com aquele idéia de Brasil uma fila imensa. E eu desesperado, pois só tenho 50 min.

        Resposta
        • setembro 30, 2014 em 2:18 pm
          Permalink

          Desculpa, entendi que a sua preocupação era em relação ao tamanho do aeroporto, de sair do avião e ir até o seu portão de embarque.
          Mas o caso de passar na policia também não é problema.Esqueça as filas enormes que a gente vê no Brasil. Aqui é diferente. Por isso que te falei que dará tempo e que vc não precisa se preocupar. É rápido passar pela polícia aqui.

          Resposta
  • outubro 9, 2014 em 7:15 pm
    Permalink

    Olá Ana, parabéns pelo blog, suas dicas são valiosas. Gostaria de sua orientação para me locomover nos terminais de Zürich, farei uma conexão na Suíssa (meu vôo sairá de Paris CDG, com conexão de 40min em Zurich e na sequência Brasil), e pelo que li nos posts, tem um “bendito” trem para pegar, você poderia me orientar, sobre a rota que tenho que fazer no aeroporto para chegar no terminal em que irei embarcar?
    Desde já agradeço sua atenção
    Abraços

    Resposta
    • outubro 13, 2014 em 7:50 pm
      Permalink

      Oi Rosangela, fico muito feliz que tenha gostado do blog.
      O trenzinho no aeroporto é tranquilo. Não tem como vc errar e pegar para o portão de embarque que não seja o seu. Ele faz um único caminho. Por isso vc não precisa se preocupar. Siga as instruções do post (a partir de onde informo onde fica o trem) e dará tudo certo. Porque eu não sei onde vc vai desembarcar em ZH quando chegar. Só sei que não irá passar pela polícia. A Swiss tem mais um voo para o Brasil, que é de manhã. Este trenzinho eu sei que pegamos para os voos noturnos da Swiss. Talvez vc nem precise dele, dependendo do seu portão de embarque.
      O aeroporto de Zürich é muito bem sinalizado. Você conseguirá facilmente se achar e entrar no avião para o Brasil nos 40 minutos que tem de conexão.

      Abraços e boa viagem,

      Resposta
      • outubro 14, 2014 em 4:46 pm
        Permalink

        Oi Ana,
        Muito obrigada mais uma vez!! vou ter q pegar o trem mesmo, pq meu vôo é noturno (uii), mas já imprimi todas as suas orientações e vamos que vamos, td dará certo.
        Um super beijo

        Resposta
  • outubro 23, 2014 em 9:22 pm
    Permalink

    Oii eu vou visitar meus tios na espanha mas vou fazer escala em Zurique pela Swiss também e a imigração será na escala, eu quero saber se o agente de viajem vai fazer as perguntas relacionadas à zurique ou Espanha , por exemplo se eu conheço alguem no pais e se perguntarem qual o motivo da minha ida ao pais devo responder que estou fazendo escala? E quero saber se posso levar dólar ou só euro? Vale dizer que não falo nada de inglês, entendo bem espanhol mas falo pouco também. Enfim obrigado pela atenção e parabéns pelo blog !!

    Resposta
    • novembro 11, 2014 em 2:31 pm
      Permalink

      Estou na mesma. Vou fazer um mochilão pela Europa e vou com duas amigas porém na imigração vamos passar separados e no meu caso não sei o inglês. Não sei o que fazer rsrsr.

      Resposta
      • novembro 11, 2014 em 3:14 pm
        Permalink

        Para vc Mateus, vale a resposta que fiz para a Thaynara.

        Boa viagem!

        Resposta
    • novembro 11, 2014 em 3:13 pm
      Permalink

      Oi Thaynara, desculpa a demora da resposta. Jurei que já tinha te respondido.
      Seguinte: o policial vai fazer perguntas somente relacionadas à Espanha (se ele fizer). Já que seu destino final não é Zurique.
      Ele vai saber que é escala pq vc precisa apresentar sua passagem. Até pra ele saber para onde vc vai.

      Em relação ao dinheiro, creio que em euro é a opção. Nunca fui para a Espanha, mas em outros países que têm o euro como moeda, nunca vi aceitarem dólar.

      Sobre vc não falar nada de inglês, não se preocupe. Já vi outras pessoas no aeroporto de Zurique passando pelo policial sem falar nada em inglês e deu tudo certo.

      Abraços e boa viagem,

      Resposta
      • novembro 28, 2014 em 8:07 pm
        Permalink

        Muito obrigado pelas dicas, deu tudo certo e a viagem esta sendo maravilhosa !! Mas esta na hora de arrumar as coisas e voltar pra casa rsrs e surgiu uma grande dúvida : Me deixaram vir com 2 malas de 32kg mas estava vi no site da swiss que é a companhia que comprei as passagens e estou em duvidas se posso voltar com a mesma quantidade … Se souberem me responder ajudaria muuitoo!! Beijos e parabés pelo blog adoro ler suas aventuras 🙂 Besitos

        Resposta
        • novembro 29, 2014 em 2:25 am
          Permalink

          Oi Thaynara, que bom que está gostando de sua viagem.
          Sobre a bagagem, se a sua passagem Brasil-Suíça-Brasil foi comprada pela Swiss e vc trouxe 2 malas de 32kg cada, na volta vc tambem pode levar a mesma quantidade.
          Beijos e boa viagem

          Resposta
  • dezembro 18, 2014 em 1:58 am
    Permalink

    Olá Ana,

    Vc descreve muito bem suas orientações. Saio do Brasil para Zurique com conexão em Lisboa. Vi que vc já respondeu alguém sobre isso, mas não entendi bem….preciso passar pela policia de Zurique? ou somente pela policia de Lisboa? ao chegar em Zurique posso ir direto pegar as bagagens, conforme vc explicou os passos? essas informações são importantes, visto que não domino a língua e será uma complicação para pedir informações.

    Obrigada

    Resposta
    • dezembro 18, 2014 em 2:32 am
      Permalink

      Oi Aracy,

      É isso mesmo, vc vai passar pela polícia somente em Lisboa. Quando chegar em Zurique, pode pegar direto suas bagagens.

      Ótima viagem e divirta-se na Suíça!
      Abraços,

      Resposta
  • dezembro 19, 2014 em 12:27 pm
    Permalink

    Oi Ana,
    Tenho um visto de autorização de residência para Portugal como estudante, mas meu vôo faz escala em Zurique. Tu achas que será tranquilo da fazer a conexão? Outra pergunta tenho 40 min entre um voo e outro. Será que consigo fazer a conexao?
    Obrigada

    Resposta
  • janeiro 27, 2015 em 9:21 pm
    Permalink

    Ola Ana, tudo bem?
    Tenho uma conexão loonga e Zurich, de um dia! haha
    Pretendo passear durante o dia pelo centro e voltar de noite pra dormir no aeroporto =(
    Vc pode me dizer como está o tempo aí? Quantos graus mais ou menos? Estou indo amanha a noite.
    Thanks

    Resposta
    • fevereiro 1, 2015 em 10:19 pm
      Permalink

      Oi, falar sobre o tempo é complicado. Pode mudar de um dia pro outro. Sugiro vc entrar em sites como o World Weather pra ter certeza da temperatura. Ok?
      Abraços e espero que vc goste de Zurich

      Resposta
  • fevereiro 3, 2015 em 2:11 am
    Permalink

    Olá Ana
    Saio de Fortaleza para Zurique com conexão em Lisboa. Você já me informou que não precisarei passar pela policia federal de Zurique, uma vez que se fará isso em Lisboa, não é mesmo?
    Nesse caso, meu passaporte será carimbado em Zurique, constando que entrarei no país?
    Por favor, me explique como se dará essa questão e ainda, que passos serão dados ao sair do avião?

    Em abril vou encontrar muito frio?

    Obrigada

    Resposta
    • fevereiro 3, 2015 em 4:56 pm
      Permalink

      Oi Aracy, seu passaporte será carimbado em Lisboa, quando vc passar pela polícia. Em Zurique, como vc não passa pela polícia quando chega, não receberá o carimbo. Ande sempre com seu passaporte, porque este carimbo de Lisboa é que vale para provar quando vc chegou. ok?

      Ao sair do avião vc deve seguir em direção às esteiras para pegar as malas. Siga as orientações do post, a partir da parte que as pessoas saem do trenzinho. ok?

      Sobre o tempo, sugiro que vc acesse sites como o world weather. Fica difícil falar agora como será o tempo em abril.

      Abraços e aproveite seus dias na Suíça.

      Resposta
      • fevereiro 3, 2015 em 10:12 pm
        Permalink

        Obrigada Ana. Entendi suas orientações. Você me ajudou bastante. Estou tranquila para entrar em Zurique.
        Como gostei de suas orientações bem claras, peço sua licença para tomar a liberdade de tirar outras dúvidas acerca de Zurique, caso precise.

        Sucesso e um abraço

        Resposta
  • fevereiro 11, 2015 em 4:38 pm
    Permalink

    Primeiramente Ana, parabéns pelo blog, excelente, adorei o post das dicas do aeroporto de Zurich! Estou indo junto com o meu marido a trabalho para Zurich pela primeira vez, chegaremos dia 15/02/2015 e retornaremos dia 21/02, ou seja, 6 dias. Não falo francês nem alemão, falo o inglês básico. Pode me tirar as seguintes dúvidas por favor: 1) Nos hotéis, falam português e/ou inglês?; 2) Estaremos a trabalho no dia 16/02 em Zurich, por isso ficaremos em um hotel em Zurich dia 15 à17, creio que estaremos a trabalho somente no dia 16/02. Será que apenas um dia dá para conhecer a cidade de Zurich? Após pensei em ficar em um hotel em Lucerna para conhecer Berna e Genebra (bate volta) para depois voltar a Zurich, pois nosso vôo sai de Zurich. Daria para fazer este roteiro neste período ou incluir mais uma cidade? 3) preciso comprar o passaporte do trem, ou posso comprá-lo individualmente já que são apenas 6 dias?4)Outra pergunta, como aqui no Brasil é verão, que tipo de roupa devo usar no avião? Há sistema de aquecimento tanto no aeroporto quanto no trem? Pergunto para não ter que passar muito calor.5) Para duas pessoas quanto devo levar de euros para hospedagem, refeição e transporte para 6 dias? 6) No trem de Zurich para Lucerna há compartimento isolado para malas ou elas anda junto com os passageiros? 7) Na imigração, basta eu dizer que estou indo a negócios ou tenho que dar maiores detalhes? Desculpa pela quantidade de perguntas pois as dúvidas são muitas. Obrigada, abraços.

    Resposta
    • fevereiro 24, 2015 em 11:17 am
      Permalink

      Oi Fátima, tudo bem?
      Desculpa a demora da resposta. Eu estava de férias no Brasil e agora estou colocando o blog em ordem.
      Infelizmente não consegui te ajudar. Espero que vc tenha passado bons dias aqui na Suíça e tenha gostado do país.
      Abraços,

      Resposta
  • março 14, 2015 em 11:50 pm
    Permalink

    Olá Ana,

    Tenho dúvidas sobre a imigração. Vou encontrar minha noiva ganhou um premio da empresa dela e vou encontrá-la no final da viagem e voltaremos juntos. Na imigração eu preciso provar que ela ganhou um premio e vou encontrar com ela?
    Preciso provar que tenho dinheiro para passar 4 dias lá? E é verdade que tenho q ter uma espécie de seguro para entrar na Suiça?

    Obrigado

    Resposta
    • março 16, 2015 em 4:18 pm
      Permalink

      oi Gustavo,
      na imigração eles irão te perguntar onde vc vai ficar, qual hotel e o motivo da sua viagem. Pelo que vi, o motivo é turismo. Então só precisa dizer isso e apresentar a passagem de volta para o Brasil, que talvez ele peçam para ver. O fato de vc dizer que vai encontrar com sua noiva não interfere. Sobre o dinheiro, nunca vi os guardas pedirem sobre isso. Dificilmente eles te perguntarão ou te farão provar.
      E nao precisa de seguro nenhum para entrar na Suíça. O que o pessoal geralmente faz é um seguro saúde para caso vc precise de atendimento médico. Sem este seguro, vc não conseguira ser atendido aqui porque o sistema de saúde é todo privada.

      Boa viagem e aproveite a Suíça.

      Resposta
  • maio 14, 2015 em 4:37 pm
    Permalink

    Olá Ana Luiza,
    Vou de Atenas para São Paulo, com conexão em Zurich (retorno de uma viagem de férias). Será necessário passar pela imigração? Tem alguma dica para quem fala apenas português e espanhol? Obrigada

    Resposta
    • maio 14, 2015 em 11:37 pm
      Permalink

      Oi Zuleika,
      Acredito que vc não vá passar pela imigração por causa do espaço Schengen. Se fosse vc vindo de SP, daí vc passaria.

      Mas caso vc passe, apresente sua passagem para o Brasil quando chegar no guichê da imigração. Eles verão que vc tem conexão e está ok.

      Abraços e boa viagem,
      Ana

      Resposta
  • maio 22, 2015 em 5:40 am
    Permalink

    Olá Ana, amei suas dicas. Pretendo pegar um voo de Recife com destino para Zurique, mas vai haver uma conexão em Frankfurt. Tenho passaporte, passagem de ida e volta e carta convite de um amigo que mora na Suíça, levarei somente 65,00 euros no bolso mais os cartões de crédito. Minha maior preocupação é a minha parada em Frankfurt, pois não falo alemão e pouquíssimo inglês, não sei o que preciso fazer quando chegar no aeroporto de Frankfurt? Se eu preciso passar pela imigração primeiro, como eu faço para proceder no meu embarque do próximo voo para Zurich? Será que você tem como me ajudar?
    Obrigada. 😉

    Resposta
    • maio 22, 2015 em 5:29 pm
      Permalink

      oi Jaqueline, tudo bem?
      quando vc chegar no aeroporto de Frankfurt, apresente a carta convite que vc tem, seu passaporte e a passagem de volta. Eu, infelizmente, não conheço o aeroporto de Frankfurt. Mas não se preocupe. Mostre para o policial da imigração os documentos que lhe falei. Dificilmente ele vai te perguntar sobre o dinheiro. Aprenda a dizer em inglês que vc não sabe falar inglês nem alemão. Depois de passar pela imigração, siga em direção ao seu portão de embarque para Zurich. Vc pode ter esta informação nos painéis que com certeza tem no aeroporto.

      Tenha uma boa viagem e aproveite a Suíça,
      Ana

      Resposta
  • maio 31, 2015 em 5:00 am
    Permalink

    Oi Ana aqui e a Rosa,estarei indo para a Europa,dia 9 de julho,sairei do Aeroporto intrenacional de Sao Paulo,para Zurique,e la farei conecao para Geneva,mas nunca fui para la,e minha primeira vez,e nao falo nem ingles nem Alemao,estou com muito medo.e so tenho 2 horas sera que da tranquilo para procurar o portao de embarque,em Zurique. Eu tinha visto la em cima que vc fez um roteiro para seus pais,mas acabou que eles forom por lisboa ne,sera que vc poderia me mandar esse roteiro.do Aeroporto de Zurique.O que vc poder me ajudar vou ficar muito agradecida,

    Resposta
    • junho 1, 2015 em 2:52 pm
      Permalink

      oi Rosa, tudo bem?
      fique tranquila que 2 horas é tempo suficiente para vc fazer sua conexão. O aeroporto é super bem sinalizado. Sugiro que vc procure os painéis logo que descer no aeroporto para saber qual o seu portão de embarque para Genebra. O roteiro do aeroporto de Zurique é este que eu escrevi acima. A diferença é que vc vai fazer conexão e não sair para pegar as malas. OK?
      Boa viagem e aproveite a Suíça,

      Resposta
      • junho 1, 2015 em 11:54 pm
        Permalink

        Obrigado Ana Luiza,quero so fazer mais uma pergunta..quanto a imigracao, e tranquila,porque tenho lido alguns comentarios,e assusta um pouco. Obrigado pela atencao.

        Resposta
        • junho 2, 2015 em 5:27 pm
          Permalink

          A imigração é tranquila sim. Não se preocupe. Vc só precisa mostrar a sua passagem de volta para o Brasil e a reserva do seu hotel em Genebra. Já vi gente que chegou na imigração e que não falava outra língua além do português e deu tudo certo.

          Resposta
  • junho 5, 2015 em 2:46 pm
    Permalink

    Bom dia. Estou com uma dúvida e gostaria que me ajudasse a fricar mais tranquila.. ;
    Eu vou para a regiao de Alsace, na França que é fronteira com a Alemanha e vou descer justamente no aeroporto de Frankfurt. Estou indo para me casar com meu noivo que é francês e até já me encaminhou o atestado de acolhimento e tenho todo o resto necessário, como passagem ida e volta pra 90 dias, seguro… Minhas dúvidas são: 1. Eu nao tenho cartao de cref internacional e vou levar 1000e em dinheiro entao nao tenho como comprovar rendimento (so posso dizer que meu noivo vai me bancar lá). Terei algum problema na imigraçao por causa disso?
    2. Como vou para me casar e vou ficar 89 dias, e vou levando duas malas, eu posso dizer a imigraçao que estou indo para me casar ou tenho que dizer que vou fazer turismo, posso ser barrada se disser a verdade, que vou pra casar ou eles podem pensar que é mentira porque to levando duas malas? Ouvi dizer que se a pessoa chega com mais de uma mala a imigraçao ja pensa que a pessoa tem a intençao de ficar ilegal e começam a questionar muita coisa, até que te barram..
    A imigraçao na Alemanha é muito rígida?
    Grata.

    Resposta
    • junho 8, 2015 em 7:03 pm
      Permalink

      oi Renata, tudo bem?
      Eu nunca passei pela imigração na Alemanha, mas eu acredito que não seja difícil. Duvido que vc tenha problema na alfandega por não ter cartão de credito. E eu nunca ouvi dizer que barraram alguém por que estava levando duas malas. Acho que isso é invenção. Não tem cabimento. Diga a verdade ao policial, que vai para casar, mostre a carta de acolhimento que seu noivo fez e sua passagem de volta para o Brasil. Fique tranquila! A alfândega não é esse bicho feio que pintaram para vc.
      Aproveite seus dias na Alemanha, seja feliz e parabéns pelo casamento!!
      Beijos,
      Ana

      Resposta
  • junho 22, 2015 em 12:49 am
    Permalink

    Olá Ana, estou indo para Turquia em uma excursão pela Agencia CVC e vou fazer conexão para Istambul no aeroporto de Zurich, vc teria alguma dica pra mim?

    Resposta
    • junho 22, 2015 em 10:26 am
      Permalink

      oi Maria,
      o aeroporto é muito bem sinalizado. Não terá nenhum problema. Só seguir as placas que indicam o portão de embarque para Istambul (veja nos paineis esta informação). Como vc vem de excursão, acredito que tenham algum guia acompanhando o grupo, né? Mas mesmo que não tenha, o aeroporto como falei tem uma ótima sinalização.

      Tenha uma boa viagem!
      Beijos,
      Ana

      Resposta
  • junho 22, 2015 em 7:33 pm
    Permalink

    OI Ana,quero levar meu Lep top,tenho que registrar ele aqui na policia federal do Aeroporto do Rio?

    Resposta
    • junho 24, 2015 em 9:54 am
      Permalink

      Oi Rose, tudo bem?
      Desculpa, mas nao sei te informar sobre isso. Não lembro mais o que precisa declarar quando se vai sair do Brasil. Sugiro que vc entre no site da Policia Federal para saber.
      Abraços e boa viagem,
      Ana

      Resposta
  • julho 20, 2015 em 7:02 pm
    Permalink

    Ana, muito obrigado pelas suas informações. Chegaremos em Zurich em 07/09/15 e ficaremos na cidade até o dia seguinte. Você poderia nos informar se a reserva do hotel impressa é válida como passagem para tomarmos o trem para o centro da cidade ou teremos que comprar mesmo o bilhete? Obrigado!!!

    Resposta
    • julho 22, 2015 em 7:02 am
      Permalink

      Oi Ademir,
      Reserva de hotel não libera vc de comprar passagem. Bilhete de trem é uma coisa, reserva de hotel é outra.
      Vc terá sim que comprar a passagem para ir do aeroporto até a estação central de Zurich.
      Boa viagem e aproveite a Suíça!
      Abraços,
      Ana

      Resposta
  • agosto 29, 2015 em 11:36 pm
    Permalink

    Oi Ana Luiza! Tenho um voo para Lisboa com conexão em Zurique, porém o intervalo é de 55m. Neste caso o tempo é suficiente para o processo de imigração?

    Resposta
    • agosto 31, 2015 em 4:27 pm
      Permalink

      Oi Kleber, se o seu voo que sai do Brasil não atrasar, vc consegue fazer conexão neste tempo. Talvez fique meio corrido, mas verifique assim que puder o seu portão de embarque para Lisboa quando chegar em Zurique.
      Boa viagem!
      Ana

      Resposta
  • setembro 27, 2015 em 12:48 am
    Permalink

    Olá Ana Luiza! Parabéns pelo blog, muito legal! Viajo com minha esposa e filho menor ao encontro de outro filho em Porto/Portugal. Meu voo é para Zurique com conexão em Madrid, ou seja, faremos a imigração na Espanha, certo? Chegando em Zurique, iremos para Basel pegar um voo para Porto.
    Minhas dúvidas: 1) a carta convite teria que ser em espanhol ou pode ser em inglês ou português?
    2) andei pesquisando e parece que a transferência de aeroporto (Zurique x Basel) pode ser feita de trem e ônibus. É isto mesmo? É complicada esta logística? Chego em Zurique ás 18:00 do dia 14/12/15.
    Desde já grato pela atenção.
    Walter

    Resposta
    • setembro 27, 2015 em 1:49 am
      Permalink

      Oi Walter, a carta convite é melhor que seja em espanhol, já que chegara por Madrid.
      Para vcs vai ser muito mais pratico fazer o trajeto Zurique – Basel de trem. Tem a estação no subsolo do aeroporto em Zurique e dentro do aeroporto vc podem comprar os tickets para o trem. Sigam a placa que indica o local do trem que vc encontrará os guichês e máquinas de venda de passagens da SBB (empresa que opera os trens).
      Boa viagem!!!
      Abraços,

      Resposta
      • setembro 27, 2015 em 11:14 am
        Permalink

        Ana, obrigado pela atenção. Só mais uma questão: pesquisando aqui, tive a impressao que a estação de Basel e distante do aeroporto cerca de 1,5 km (to pensando no frio, já que chegarei à noite – segurança não deve ser problema né, estaremos na suíça ….) Por isto pensei em ir até estação central de Basel e de lá ir de ônibus até aeroporto que nos deixaria na “cara” do aeroporto. Estou certo?

        Resposta
        • setembro 29, 2015 em 6:32 pm
          Permalink

          Isso mesmo, Walter. Na estação tem o ônibus para o aeroporto. Siga as placas que indicam o aeroporto. O ponto de ônibus fica perto da alfândega dentro da estação (vc vai ver a placa que indica França dentro da estação).

          Resposta
  • outubro 11, 2015 em 6:07 pm
    Permalink

    Oi, Ana! Vc indica comprar as passagens de trem lá mesmo no aeroporto? Vou a Zermatt em fevereiro, que é alta temporada. Existe o risco de não ter mais passagens na hora? Como tenho medo do voo atrasar, queria deixar p comprar o bilhete de trem na hora, mas estou pensativa sobre o risco de estar lotado.

    Resposta
    • outubro 20, 2015 em 3:45 am
      Permalink

      Oi Daniele, não tem problema se vc comprar passagem no aeroporto. Caso vc se sinta mais tranquila e segura, compre pelo site da sbb.ch. Mas lotado o trem não estará.
      Abraços e aproveite a Suíça,

      Resposta
  • novembro 6, 2015 em 3:15 pm
    Permalink

    Ana.. Boa tarde

    Me tira um dúvida.. Estou em Portugal a trabalho… Estarei indo embora em dezembro.. Pegarei um voo de Lisboa para Zurique – Suíça e da Suíça para Guarulhos.. O carimbo de saída da Europa é recebido em Lisboa ? Ou apenas na Suíça ? Só falo português.. Vc acha que terei dificuldades em encontrar o portão para embarque para ir embora ? Será necessário pegar o trenzinho que vc cita em seu blog ?? Me ajuda aí em um pequeno roteiro.. Obrigado

    Resposta
    • novembro 7, 2015 em 11:30 pm
      Permalink

      Oi André, nem sempre os policiais de fronteira carimbam os passaportes. Mas se isso acontecer com vc, será em Lisboa. Pelo que vc falou, em Zurique será só conexão e vc só irá passar pelos policiais que revistam (detector de metais).
      Tenho certeza que não terá dificuldade em achar o portão de embarque. É de fácil visualização nos painéis que vc encontra no aeroporto.
      Sobre o trenzinho, se vc vai de Swiss para Guarulhos, é bem provável que vc pegue o trenzinho. O que também não tem problema. Basta seguir as placas com o número do seu portão de embarque. Muitos brasileiros pegam este voo.
      Fique tranquilo que vc não vai se perder.
      Abraços e boa viagem

      Resposta
  • novembro 13, 2015 em 2:50 am
    Permalink

    Olá Ana Luiza..
    Minha duvida é.. Vou fazer uma conexao de Sao Paulo para Zurich indo para Istanbul. Sendo que istanbul nao faz parte da união europeia, eu teria mesmo assim que fazer a imigração?? Minha conexão é de 50 minutos.

    Resposta
  • dezembro 24, 2015 em 12:19 am
    Permalink

    Olá Ana Luiza! Gostei muito do seu Blog, estou planejando minha primeira viagem à Suíça e as dicas são muito boas. Sobre o visto de entrada, já entrei na europa pela frança antes, sem problemas, há alguma diferença, como vou apenas passear, não tenho carta convite, mas acredito não ser um problema. Chego pela Swiss. Obrigado.

    Ps: Onde encontro um chimarrão bem quente em março em Zurich? kkkkkkkk

    Resposta
    • dezembro 24, 2015 em 10:54 am
      Permalink

      Oi Marcoz…fique tranquilo que nao tera problema para entrar na Suíça. Apenas sugiro que tenha em mãos sua viagem de volta para o Brasil e saiba informar onde ficará hospedado, caso perguntem para vc.

      Aproveite a Suíça…..e a informação sobre o chimarrão, infelizmente vou ficar devendo para vc. hahaha

      Resposta
  • dezembro 27, 2015 em 12:43 am
    Permalink

    Olá Ana! Tudo bem? Gostei muito do seu blog e da maneira que ele está organizado! Eu sou português, e sou menor de idade (17 anos) em Janeiro irei fazer a minha primeira viagem sozinho para Zurique e vou ficar na casa de um familiar porque fui convidado por ele para lá ir passar um fim de semana e conhecer a cidade. Como eu vou de Lisboa para Zurique, será que preciso da carta convite? Eu sei que preciso de uma autorização dos meus pais para sair do país, mas além disso, será que preciso de mais algum documento? E acha que a polícia de fronteiras me vai fazer perguntas? Toda esta ideia da polícia me assusta um pouco e também tenho algum medo de me perder dentro do aeroporto, principalmente quando tiver de voltar para Lisboa.

    Obrigado! 🙂

    Resposta
    • janeiro 3, 2016 em 9:59 am
      Permalink

      Oi Daniel, não se preocupe. Vc vindo de Lisboa nem passará pela polícia. E tenho certeza que não irá se perder no aeroporto. É tudo muito bem sinalizado. Fique tranquilo e aproveite sua viagem!!
      Abraços.

      Resposta
  • março 30, 2016 em 8:11 am
    Permalink

    Oi Ana, nossa quanta informação maravilhosa!! Amei seu blog!! Então estou planejando minha viagem pra agosto/setembro desse ano e minhas dúvidas são as seguintes: é obrigatório um seguro viagem/saúde? Na imigração sendo ela direto em zurique ou conexão na apresentação dos documentos é válido eu apresentar meu cartão pré-pago do banco ou sou obrigada a ter um de crédito? E dinheiro vivo é obrigatório eu levar(a maior parte dos gastos ficam a cargo do meu noivo que mora lá, se isso for especificado na carta convite é válido pra explicar por que não estou com dinheiro vivo?) se eu tiver a opção de escolher o melhor local de conexão seria mesmo em Lisboa?Quando eu for passear pela cidade eu tenho sempre que estar com meu pass?
    Bem desde já muito obrigada!!! 😘

    Resposta
    • março 30, 2016 em 10:05 pm
      Permalink

      oi Nati, fico bem feliz que tenha gostado do blog. Sobre as suas perguntas, aqui estão as respostas:
      – nao é obrigatório seguro viagem para entrar na Suíça. Mas é recomendado pois não existe saúde publica aqui. É tudo particular. Isto é, somente por convênio medico.
      – ao passar pela imigração, apresente primeiro o passaporte. O policial provavelmente vai te perguntar onde vc vai ficar (no seu caso, é a casa do seu noivo). Nesta hora, apresente a carta de convite para o policial (nela seu namorado pode colocar que vai arcar com os seus custos enquanto vc estiver na Suíça). Vc não é obrigada a ter cartão de credito. Alias, ninguém que tenha vindo me visitar (sendo imigração em Zurique ou não) nunca precisou apresentar dinheiro nem mostrar cartão de banco. Mas se o policial achar que for necessário, ele pode pedir esta info. Basta vc mostrar o cartão pre pago do banco. Muita gente usa ele para viagens.
      – meus pais fizeram a conexão em Lisboa quando vieram me visitar porque so falam português. Mas a imigração em Zurique é bem tranquila. Se vc não fala alemão, eles falam em inglês. Sem problemas. Veja o que vc achar mais pratico pra ti.
      – Sim….quando vc for passear na cidade vc precisa estar com o passaporte. Ele é a sua “identidade” aqui.

      Boa viagem para vc e que tenha dias muito legais aqui.
      Beijos

      Resposta
      • março 30, 2016 em 10:45 pm
        Permalink

        Nossa bem prático, clareou nossas ideias sobre isso, e olha que pesquisei bastante e vc foi a unica que deu uma resposta bem clara sobre isso! Muito obrigada! 🙏🏼😘 os dias serão otimos!

        Resposta
  • Pingback: Zurique: como ir do aeroporto ao centro – Projeto 101 Países

  • setembro 12, 2016 em 2:45 am
    Permalink

    Oi ana, vc ainda está dando dicas de viagem? Então me ajude. Em dezembro irei para Roma com conexão em Zurique, o tempo de conexão é curto cerca de 1 hora a 1 hora e meia…como é a transferencia no aeroporto de Zurique? Vou pela Swiss e de Zurique para Roma tb …o gate de transferencia é próximo da de chegada? pelo pouco tempo que tenho enter chegar e embarcar me dá um certo receio.

    Resposta
    • setembro 13, 2016 em 11:52 pm
      Permalink

      Oi Otto, tudo bem? Continuo dando dicas sim.
      Eu não sei informar qual será o seu portão de embarque para Roma, mas o aeroporto de Zurique é muuuuuito bem sinalizado. Logo ao sair da aeronave, vc vai encontrar o painel com as informações dos voos. E antes disso, ainda dentro do aviao, pouco antes de pousar, eles informam no monitor (aquela televisãozinha) o portão de embarque dos voos (conexões) que sairão de Zurique. Ok? Fique tranquilo que dará tempo.
      E como todo o trecho é com a Swiss, eles irão te esperar chegar para decolar pra Roma. Já aconteceu isso comigo num voo. Meu voo não saiu enquanto outro avião da Swiss não chegou com mais passageiros para decolar junto.

      Abraços e boa viagem

      Resposta
  • setembro 14, 2016 em 3:37 pm
    Permalink

    oie ana ,
    primeiramente muito legal seu post me ajudou muito …mas tenho uma pergunta apesar de ja ter visto algumas perguntas similares…seguinte meu namorado é suiço e vem para o brasil e depois vamos juntos para zurique pela swiss …no caso ele vai fazer a carta convite mas é tranquilo falar que estou vindo visitar ele? e outra ele vai poder me acompanhar até a policia ou eu vou sozinha mesmo? eu vou levar dinheiro e ele vai colocar que ira se responsabilizar financeiramente enquanto estiver la..mas para 3 meses quanto seria legal levar de dinheiro?desculpa pelas perguntas mas é minha primeira viagem para europa
    obrigada pela atenção

    Resposta
    • setembro 20, 2016 em 10:38 pm
      Permalink

      oi Renata, seu namorado pode te acompanhar ate na policia. A diferença é que ele vai ter que ir na fila de quem não tem passaporte europeu. Ele pode ser atendido no guichê da policia primeiro e já adiantar que você está com ele. Quando vc for falar com o policial, ele ja saberá da historia toda. Sobre o dinheiro, o policial não vai pedir para ver. Se for pra vc ter noção de gasto, depende também se farão algum passeio. Mas pode contabilizar uns 2 mil francos, pelo menos.
      Boa viagem e aproveite a Suíça.

      Resposta
      • setembro 21, 2016 em 1:07 pm
        Permalink

        oie ana
        nossa que alivio ….voce me ajudou muito com seu blog….entro todo dia para ver e me informar…ficarei na cidade de chur vc conhece? olha mais uma vez parabenssss pelo blog

        Resposta
  • setembro 15, 2016 em 4:07 pm
    Permalink

    Muito bom dia Ana Luiza!! Parabéns pelo seu trabalho!!
    Preciso saber se existe um trem que saia da estação, junto ao aeroporto de Zurique até Lucerna, ou se tenho que pegar um trem até a estação central de Zurique e ali pegar outro trem para Lucerna.
    Atenciosamente,
    Carlos Alberto

    Resposta
    • setembro 20, 2016 em 10:47 pm
      Permalink

      oi Carlos, tem um trem do aeroporto que vai para Lucerna e vc não precisa trocar de trem na estação central de Zurique. Este trem sai do aeroporto a cada hora:47 (10:47, 11:47, 12:47….). não sei que horas vc chega em Zurique, mas se precisar de informações de trens, basta acessar o site da SBB http://fahrplan.sbb.ch/bin/query.exe/en

      Abraços e boa viagem.

      Resposta
  • outubro 5, 2016 em 5:45 pm
    Permalink

    Boa tarde Ana Luiza, tbm me ajudou muito este post, agora as dúvidas:
    * meu voo será São Paulo – Paris — Paris – Zurich / passarei pela vistoria dos policiais de Zurich????
    * no aeroporto subir e descer só de escada rolante??? Escada convencional ou elevador tem???
    * E qual a diferença de fuso horário???

    Resposta
    • outubro 5, 2016 em 10:59 pm
      Permalink

      Oi Patricia, aqui estão suas respostas:
      – vc irá passar pelos policiais em Paris;
      – escada convencional nao lembro se tem em Zurique. Se tem, nunca passamos por ela. Mas elevador tem, com certeza;
      – aqui na Suíça estamos com 5 horas a mais que o Brasil. Mas no ultimo domingo de outubro acaba o nosso horário de verão e então ficará 4 horas de diferença, ate começar o horário de verão do Brasil, quando será 3 horas de diferença.

      Resposta
  • fevereiro 9, 2017 em 1:21 am
    Permalink

    Olá boa noite Ana Luiza, eu e meu esposo vamos para Portugal e nosso vôo t conexão em Zurique e estou com dúvida no idioma e que nenhum de nós dois falamos inglês nem alemão e nem francês nos falamos só o nosso português mesmo nos poderemos ter problemas quanto ao idioma na migração de Zurique? Beijinhos…..

    Resposta
  • março 13, 2017 em 4:19 am
    Permalink

    Boa noite, Ana.
    Vou pra Sérvia com conexão em Zurique.
    Comprei a passagem “mais rápida” que encontrei (da Swiss: São Paulo – Zurich – Belgrado) e assim ficarei no aeroporto apenas 1:10h na ida e 1:05h na volta (as demais tinham esperas de 6 horas ou mais).
    Como não precisarei passar pela imigração na Suiça, pois Sérvia não é espaço Schengen, achei o intervalo de 1 hora adequado.
    Agora comecei a ficar preocupado porque não conheço o aeroporto e lembrei que já passei perrengue no Schiphol (mesmo sem ter que passar pela imigração) justamente por ter apenas uma hora pra fazer a conexão e o terminal de chegada ficar a zilhões de quilômetros distante do de partida.
    Sei que o aeroporto de Zurich é menor do que o de Amsterdam, mas mesmo assim…bate a preocupação (mais uma dentre aquele monte que a gente tem).
    Gostaria de saber sua opinião sobre a exiguidade ou não dessa horinha.
    Obrigado.

    Resposta
    • março 13, 2017 em 12:41 pm
      Permalink

      oi Sergio, eu conheço o aeroporto de Amsterdam e o de Zurique é bem menor. Também tem uma boa sinalização para localizar seu portao de embarque. Na verdade, antes de vc pousar, vc vai ser informado pela tela da TV do avião, qual sera o seu portao de embarque em Zurique. Eu acredito mesmo que vc não tera problemas. Mas se for te deixar mais tranquilo, pergunte para a comissária de bordo, antes de pousar, uma orientação de como chegar no seu portao em embarque, após vc ver na TV do avião. OK?

      Abraços e tenha uma ótima viagem!

      Resposta
  • março 13, 2017 em 2:17 pm
    Permalink

    Muito obrigado, Ana.
    Suas dicas foram de enorme ajuda, vez que o ticket não traz nenhuma informação sequer sobre os terminais de desembarque e embarque.
    Esperemos, pois, pelas informações da tela…
    Forte abraço.

    Resposta
  • abril 24, 2017 em 10:24 pm
    Permalink

    Olá! Meu esposo está com pasagem comprada para Lisboa, porém a conexão é em Zurique. O seguro viagem que ele apresentará é o PB4. Porém, ele só é aceito em Portugal, a Suíça não faz parte deste acordo com o Brasil… será que ele terá problemas? E quanto ao valor a ser apresentado? Euro será o suficiente? Quanto em dinheiro ele precisa por dia?

    Desde já, obrigada!

    Resposta
    • abril 26, 2017 em 2:19 am
      Permalink

      Oi Jessica, não acredito que seu marido terá problema com o seguro viagem, pois eles não perguntam sobre isso. E mesmo que perguntem, não será usado naSuica. Então não se preocupe.
      Sobre o dinheiro, dificilmente eles perguntam quanto vc tem. O que eles podem perguntar é como seu marido vai pagar as despesas, onde ficará hospedado, o que irá fazer em Portugal e quando será a volta pro Brasil. Desde que ele tenha os documentos em mão pra mostrar, tá ótimo!
      Ok?
      Abraços

      Resposta
  • maio 28, 2017 em 3:26 pm
    Permalink

    Bom dia Ana ! parabéns pela informações preciosas …. estou indo pela primeira vez a Zurique.Vamos nos hospedar no Ibis Zurich Messer Airport. O hotel disponibiliza um ônibus grátis no aeroporto ate o hotel.
    Que direção eu sigo para chegar na (paragem entre os terminais 1 e 2)=>hotel: a cada 30 minutos das 05:10 às 23:10 .
    Antecipadamente , agradeço muito a informaçao.
    Abs, Vera Nobrega

    Resposta
    • maio 29, 2017 em 1:04 pm
      Permalink

      Oi Vera….vc precisa seguir a direção das placas “Exit”. Assim que sair vc procure a placa terminal 1 ou 2 para saber que lado seguir. Antes disso, não tem como saber qual dos terminais vc vai sair. Mas fique tranquila….não tem como se perder.
      Abraços e aproveite a Suíça.

      Resposta
  • maio 30, 2017 em 10:07 am
    Permalink

    Oi Aninha, vc é um amore! parabéns pela eficiência … Muito sucesso para vc e obrigado pela atençao…
    Abraços…

    Resposta
    • maio 30, 2017 em 1:14 pm
      Permalink

      Muito obrigada! Beijos

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *