Natal na China?

A Bianca, nossa colaboradora que mora na China, conta como é o Natal por lá.

____________________________________________________________________

foto Bianca Christovao

Dezembro chegou e então é natal. Até na China o ritmo alucinado do Natal vem crescendo. O fato é que a maioria dos chineses entende o natal como uma mistura de dia das crianças, Hallowen ou qualquer outro feriado de ocidental.

IMG_2265

Por aqui não se comemora o natal. O cristianismo ainda é pouco difundido, embora o crescimento de cristãos na China seja considerável. Existem muitas variedades de igrejas e inclusive dizem que está na China a maior igreja evangélica do mundo. Porém a religião ainda é proibida pelo governo.

IMG_20121211_160217

Mas o Natal vem crescendo especialmente pelo desejo dos jovens em imitar tudo que seja de ocidental. E como os chineses estão cada dia mais ricos e consumistas, com certeza uma data tão linda e enfeitada como o Natal é um ótimo motivo para compras. Para quem gosta de enfeitar a casa as opções são de enlouquecer. Nas lojas, restaurantes cafés encontra-se enfeites, promoções  e canções natalinas em toda parte.  E quando o assunto é luz, aqui na China é sempre Natal. Tem pisca-pisca, luzes de neon, iluminação em todos os lugares. Cenário iluminado é comum aqui. O céu à noite fica sempre colorido, é lindo.

P1030678

P1030732

Ok, eles tentam, mas o triste é que não existe o clima, a magia tão encantadora do Natal. As pessoas trabalham, vão a escola e não tem a magia do Natal.

IMG_2820

P1030630

IMG_2612

E nós, estrangeiros, (laowai=老外=tradução lao=velho, wai=de fora-velho de fora) é como os chineses costumam nos chamar. E por aqui no “nosso natal” tem ceia, tem presente, tem árvore, enfeite, tem família (no Skype), tem amigos que se tornam família e com certeza fazemos festa. E o interessante é que como na China tem gente do mundo inteiro e essas pessoas se tornam amigos também, o Natal se torna uma data para experimentar e conhecer um pouco da comida, cultura e crenças de vários lugares. O importante mesmo é que a magia aconteça.

P1030678

P1030970

Feliz Natal = 圣诞快乐(shengdankuaile)

Um comentário em “Natal na China?

  • dezembro 18, 2012 em 5:18 pm
    Permalink

    Ótimo post, legal ver como aos poucos eles tentam incorporar a data natalina na cultura deles.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *