Os segredos da Dieta Chinesa

Hoje o post é da Bianca Christovão, que mora na China, nossa nova colaboradora. O contato dela quem me passou foi a Flávia, também nossa colaboradora, que é prima da Bianca!! Esse blog está ficando tudo em família!!!

Seja bem-vinda Bianca!!

___________________________________

Sem dúvida, uma característica dos chineses que não compreendo é:  Como eles podem ser tão magros?
Porque:

1) A comida aqui é muito gordurosa ( o comum é comprar azeite de 5 litros);
2) Os chineses comem toda hora e em todo lugar;
3) A maioria dos expatriados que vem morar na China engorda (inclusive Coreanos e Japoneses).
Semana passada finalmente descobri que os chineses tomam muito remédio para emagrecer. Inclusive é o país que mais consome remédio para emagrecer no mundo. A facilidade e a variedade são enormes, mas os efeitos são os mesmos que conhecemos no Brasil. A pessoa emagrece enquanto está tomando, depois que pára o tratamento engorda tudo de novo.
Porém, ao mesmo tempo em que muita gente toma remédio para emagrecer observo a preocupação com os alimentos. Os chineses costumam classificar os alimentos por cor, sabor, temperatura, energia entre outros. E cada alimento favorece uma parte do corpo.

Por exemplo, fui num jantar chinês e apareceu no meu prato o olho do peixe. Queria saber o que é e a resposta é: gooda fooda (good food) boa comida. Ok!
Mas é bom para quê?
Resposta: para os cabelos, pele e olhos.

Então, resolvi postar alguns segredos baseados na medicina chinesa para quem quer emagrecer:
-Tomar um copo de água morna pela manhã em jejum. De acordo com a filosofia oriental esse hábito tira a ansiedade e a vontade de comer doces. Quando o estômago está frio ele não digere, estufa e absorve mal os alimentos. Quando o  estômago está quente ele tem equilíbrio, boa atividade e gera saciedade;
-Pratos sempre coloridos. Cada cor e sabor tonifica um órgão;
-Nos dias quentes prefira alimentos refrescantes como: frutas, cenoura e batata. Aqui no verão come-se  muita melancia para hidratar o corpo. Nos dias frios, quando o corpo precisa de calor, prefira: as carnes, tomate, sopa e muita pimenta;
-A refeição deve ser em um momento agradável e calmo;
-A última refeição do dia deve ser feita antes das 18hrs;
-Comer pouca carne (especialmente à noite);
-Os alimentos crus são muito difíceis de digerir. O ideal é consumir os alimentos cozidos;
-Tomar muita água quente e chá;

Chá

-A melhor refeição deve ser o almoço. Pois segundo os chineses, a energia circula pelo corpo e passa pelo estômago às 9h da manhã. A partir desse horário o corpo esta preparado para receber comida.
Confesso para vocês que alguns hábitos desses já adquiri e outros aos poucos vou adaptando a minha rotina. Estou ficando chinesa, já tomo até cerveja quente e nem reclamo!!

Quer saber mais sobre a Bianca e os outros colaboradores, clique aqui.

11 comentários em “Os segredos da Dieta Chinesa

  • maio 31, 2012 em 1:53 pm
    Permalink

    Bi, q saudades!!
    E as dicas… Essa d comer ate as 18hs… Como faz?
    Bjo

    Resposta
    • junho 1, 2012 em 3:40 am
      Permalink

      Oii Flavia, saudades tbem, confesso que comer antes das 18 hrs agora nos dias de semana eu consigo, no inicio foi dificil acostumar mas o efeito aparece, entao tem que ser persistente, existe um fator importante que aqui os chineses costumam dormir bem cedo em torno de 20hrs entao para eles com certeza fica mais facil.
      Aqui fica mais facil acostumar tambem porque todos os restaurantes fecham cedo entao a gente se obriga a comer cedo,
      Bjo

      Resposta
      • junho 1, 2012 em 4:14 pm
        Permalink

        e a novela? ninguem assiste novela?

        Resposta
      • setembro 25, 2012 em 8:21 am
        Permalink

        Oiee, eles assistem novela sim, em alguns momentos eu tento assistir pra praticar o chines, mas é muito diferente, eles acham graça em situaçoes que pra gente é sem graça, não tem muita moda, só muuito vestido chines, as vezes é muito sofrido, tipo novela mexicana,e é muito diferente do pensamento brasileiro, mas é interessante pra entender como eles vivem.
        Sabe que os programas de Tv aqui estavam com muitos programas de ocidental, e é permitido somente uma pequena porcentagem, então muitos programas voltaram a ser chineses.
        Mas aqui em casa a gente tem Tv por satélite e assiste Tv filipina então é tudo em ingles, HBO, MTV, FOX… normal como aí.
        Beijo

        Resposta
  • maio 31, 2012 em 6:04 pm
    Permalink

    Olá, Ana!! Saudades!! Fazia tempo que eu não deixava um recadinho, mas cá estou!!
    Excelente esse post da Bianca; já havia ouvido falar que tomar água morna em jejum é bom para emagrecer, mas não sabia porquê!!
    Entretanto, a culinária chinesa não me agrada nem um pouco; vou ficar só na água morna mesmo!!
    Beijo a todas, Carolina Bolzon (prima da Ana – Curitiba, Paraná, Brasil)

    Resposta
    • junho 1, 2012 em 10:07 am
      Permalink

      Viu Carol….o blog também é cultura!! hahah
      Estava com saudades de seus comentários!!
      Super beijo!

      Resposta
  • junho 1, 2012 em 10:08 am
    Permalink

    Bianca, parabéns pelo post. Adorei mesmo!! Mas para mim seria bem difícil dormir antes das 20h….bota dormir cedo hein???
    Beijos,

    Resposta
  • junho 1, 2012 em 5:14 pm
    Permalink

    Bianca, gostei do post. Aliás, já coloquei um aviso na minha geladeira me lembrando para tomar água antes de comer. Vamos ver se funciona!

    Resposta
  • setembro 24, 2012 em 5:07 pm
    Permalink

    Estou morando na China e engordando a cada minuto que passa!! O que comer?? Se como comida chinesa no almoço, morro de fome a tarde! Me vem aquela vontade de comer algo bom! Nem que fosse uma super salada que aqui nao tem!! Viajo muito e sempre como fora… 12 kg a mais em 1 ano… 🙁
    Que tristeza…

    Resposta
    • setembro 25, 2012 em 8:05 am
      Permalink

      Olá Mariana,
      Minha dica é se possivel procure comer em casa, ou restaurante para estrangeiro, os chineses falam que comida nos restaurantes chineses são super gordurosas e engorda muito, inclusive muitos evitam comer em restaurantes ou comida de rua por esse motivo e realmente praticamente não tem salada, só legumes cozidos com um monte de gordura. Aqui onde moro tem muitos mercados e restaurantes para estrangeiros, então encontramos saladas e folhas de todos os tipos. Mas se você viaja muito realmente é um problema, acredito que nem todo lugar você encontra lugar bom pra comer.
      Procure tambem evitar comer carboidrato a noite e tomar chá.
      Eu tambem engordei aqui e estou tentando emagrecer, mas está dificil hehe. =(, ainda não entendo esse mistério de eles serem magros comendo tanto.

      Resposta
  • setembro 29, 2014 em 3:44 pm
    Permalink

    Olá Bianca
    Gostei muito do que diz aqui sobre a alimentação dos chineses, mas eu acho que a comida deles não é gordurosa porque como aqui em Portugal os crepes chineses e a galinha com amêndoas, por exemplo ( que são fritos e têm molhos) e não fico mal disposta…deve existir um óleo diferente em que eles fritam e que usam…porque eu sinto mais quando como rissóis fritos, aqui…Agora que ele são todos magros e raramente ficam doentes isso é uma verdade…daí que a alimentação deles é saudável… eu tenho muita curiosidade em saber como eles se alimentam…talvez também muitos legumes crus…não?? Obrigado

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *