Dicas para quem pretende trabalhar na Suíça

Cada vez mais recebo e-mails de pessoas que querem saber como é a vida aqui na Suíça. Querem saber se vale a pena vir para trabalhar, os salários, opções de emprego enfim, tudo o que possa informar sobre isto.

Bem…vou tentar responder neste post estas dúvidas, assim poderei ajudar outros que tenham estes mesmos questionamentos.

Emprego: existem postos de trabalho a serem preenchidos. Mas para determinadas vagas, algumas empresas não pretendem contratar no momento. Para quem procura alguma vaga, estes são alguns sites que podem ajudar.

Job Winner
Jobs
Job Rapido

Uma dica é ter um perfil no Linkedin. Este site de relacionamentos profissional ajuda também. Sei de pessoas que foram chamadas para entrevista de emprego através dele.
Já me perguntaram se eu conheço pessoas que vieram como turistas e em menos de 3 meses conseguiram emprego. Respondo que não conheço ninguém que tenha feito isso. Mas cada um sabe de si nestas horas.

Custo de vida: a Suíça é um país bem caro. O custo de vida é alto por aqui. Em contra partida, pagamos menos impostos (15%). O que fazemos muitas vezes é ir à Alemanha fazer as compras de mercado. Vale a pena.
Neo site Numbeo você pode ter noção dos custos mensais.

Neste site é possível comparar o custo de alguns serviços e dicas para quem vem morar. Veja aqui.

Salário: não existe salário mínimo. Na verdade eles dizem que uma pessoa tem que receber o mínimo para que possa viver, pagar as contas, comer e ter o seu lazer. Porém, há uma mobilização da União Sindical Suíça para que seja lei o mínimo de 4 mil francos. Ainda não está decidido na maioria do país, somente no cantão de Neuchâtel onde já foi votada esta lei.

Moradia: depende muito de onde você quer morar. Zürich e Genebra são as duas cidades mais caras. Mas em lugares menores é possível encontrar um apartamento ou casa que não seja tão caros. E como o transporte coletivo é muito bom, não é problema morar fora do centro destas cidades maiores.
Custos com moradia você pode ver nestes sites para alugar casa/apartamento.
Homegate
Comparis

Integração: este assunto eu acho um pouco delicado. É muito particular a forma como cada pessoa encara a vida em outro país. Conheço pessoas que querem morar a vida toda aqui. Mas conheço outras que só ficaram felizes depois que voltaram para o Brasil. Eu gosto de morar aqui e hoje eu diria que ficaria toda a minha vida aqui também. Me sinto bem, me sinto segura e sei como a grande maioria das coisas funcionam.
Sobre a língua, sugiro que aprendam o alemão (ou a língua da região: francês ou italiano). É possível sim se virar com o inglês. Muitos aqui falam mais de duas línguas. Isso é bem comum. Mas enquanto eu não aprendi o básico de alemão, me sentia uma analfabeta. E com o tempo, a gente sabendo um pouco da língua do lugar, começa a se sentir mais em “casa”.

Os suíços são educados, mas não tem o carisma do brasileiro. A imagem que eles têm da gente são de pessoas que vivem na praia, que sabem sambar, jogar futebol e são alegres. Em relação às mulheres, muitos nos consideram fáceis. Já que algumas brasileiras vêm para se prostituir.

Uma vez num trem, um suíço começou a puxar conversa comigo e disse que conhecia também outras brasileiras. Ele disse que as conhecia de uma boate e deu um sorriso de deboche. Olhei bem séria para ele e disse que não conheço nenhuma brasileira de boate. Ele pediu desculpas e me desejou um bom dia!!!

É….aqui temos destas coisas…..não é porque somos brasileiros que todos acham isso bonito ou nos acham legais. Basta sabermos levar isso e aprender a lidar com estas coisas chatas. Por isso, aprender a língua é uma forma de defesa em certas situações. Mas tirando estes poucos momentos desagradáveis, eu posso dizer que é legal morar aqui.

Parlamento Suíço

Informações sobre vistos, entrada e permanência na Suíça, clique aqui.

Observação: 
Muitas pessoas chegam no blog através deste post. Mas a impressão que eu tenho é que muitos não leem todo ele.  Por isso, quero fazer alguns comentários:

- informações sobre emprego estão no texto acima. Não sei informar sobre as vagas da área que você procura e nem sobre salários. Use os links das páginas de busca de emprego que estão no post;

- minha contribuição está neste post. Não peça para que eu lhe ajude a procurar emprego;

- quem me pergunta se tem chances de conseguir um emprego sem falar alemão, é porque não leu este post. 

About these ads

81 thoughts on “Dicas para quem pretende trabalhar na Suíça

  1. Ola Ana! Td bem? Estava fazendo pesquisas na internet e me deparei com seu blog.
    Sou casada com um britanico, moramos na Inglaterra e queremos mudar de pais em alguns meses. Estamos cogitando a Alemanha e a Suica. Sei que a Suica nao faz parte do Eurozone e por isso tenho duvidas se e facil para um britanico mudar para a Suica, sendo que na Alemanha basta chegar, arrumar emprego e ficar. Nao sei se vc poderia me dar alguma informacao a esse respeito, mas se puder agradeco de antemao. Aproveito para desejar um Feliz 2013 e sucesso nesse novo ano. Abracos, Kellen.

  2. ola eu estou indo pra genebra dia 21 de janeiro tentar ,mudar de vida ,estive morando en espanha 8 anos e tenho um hijo de 4 anos as coisas por aqui nao estao bien poriso vou ariscar por ai gracias por as dicas

  3. Olá, sou portuguesa, isto está muito dificil em Portugal trabalhei como administrativa numa empresa mas actualmente estou desempregada, o meu marido trabalha na construção civil, é instalador de portas e janelas em aluminio, mas este é um sector em dificuldades em portugal, estou a pensar ir até á Suiça e procurar trabalho no ramo da construção para o meu marido mais propriamente instalador de portas e janelas em pvc ou aluminio e eu como emp de limpesa ou algo desse tipo, a minha pergunta é se há trabalho nestes sectores sei também que o seu cantão não é o que vou tentar, vou tentar lousanne, mas pode ser que tenha uma visão sobre todo o país que me possa ajudar, gostaria de saber o ordenado de um trabalhador que chegue á Suiça e começe a trabalhar de quanto é mais ou menos, e mais ou menos quanto descontam em impostos, para ver se val a pena tentar, eu penso que duas pessoas a trabalhar val sempre a pena.
    adradeço a sua ajuda obrigada

  4. oi Ana vi seu blog me esclareceu muitas duvidas minha namorada viajou para Suiça Territet eu procuro informaçoes todos os dias obg .Joao Paulo

  5. Ola Ana Luiza, tudo bem? Você poderia me passar seu email? Tenho algumas duvidas sobre o pais e queria peguntar em particular se você não se importar

  6. Olá, sou portuguesa e mãe solteira de dois menores, e queria perguntar-lhe se tem algum conhecimento sobre ajudas que a Suiça possa dar nestas situações. A vida em Portugal está muito complicada e não sei se é possível criar dois filhos sozinha na Suiça e se nos dão algum apoio ou protecção.
    Obrigada pela sua atenção.

    • Andreia, não sei que tipo de ajuda vc procura. O que tem são serviços de apoio a mãe que acaba de chegar e precisa se integrar. Algumas prefeituras oferecem suporte para cursos de alemão para mães. Para as crianças, até o kindergarten, são cobradas taxas para deixar a criança em algum local para que se possa trabalhar. Todos para pessoas com visto de residência.

  7. Olá Ana Luiza, sou português e trabalho no ramo automóvel sou bate chapa acho que no brasil se chama funileiro.tenho familia na suiça em baden e aigle mas dizem que esta muito dificil.Vc sabe se á procura por esta profissão ?Cumprimentos

  8. Ana, adorei suas informações. Estive na Suiça durante 90 dias, entre maio e agosto do ano passado. Não fui para trabalhar, mas pelo que minha amiga comentava comigo, estava ficando meio dificil encontrar emprego.
    É um país realmente lindo e seguro demais. Andava na rua ao meio dia, e as vezes acha bem estranho, pq não ouvia barulho de NADA, nem carro, nem gente, nem bicho. Apenas o vento. E isso me dava uma paz imensa! Apesar das pessoas serem meio reservadas, elas são super educadas e simpáticas. Esses meses vivendo ai, me foram de aprendizado. Como é interessante a cultura do país! Só sofri um pouco, pq não falava absolutamente nada do francês (minha amiga mora em Payerne, não sei se conhece) e dependendia demais das pessoas para tudo. Planejo fazer um curso aqui no Brasil, e daqui uns 2 ou 3 anos, voltar pra CH e tentar sim um emprego. Boa Sorte e um abraço aperto, bem brasileiro!

    • Oi Nayanne, que legal sua experiência. Os suíços são bem como vc falou. Já sobre os barulho, em cidades maiores como Zürich, Genebra, Lausanne, ele existe. Mas como a maioria das cidades daqui são pequenas, então realmente é uma paz.
      A língua é fundamental para a integração e o trabalho. Sem ela, morar aqui fica complicado.
      Te desejo boa sorte quando voltar pra cá!
      Sucesso para vc.
      Abraços,

  9. Olá Ana luiza,tudo bem? Olha estou pensando muito serio sobre ir tentar a vida na suíça, mais não sei falar nenhuma língua, você acha que terei alguma chance de sobreviver neste pais? tenho 2 filhos e pretendo dar uma qualidade melhor de vida para eles.obrigado

  10. Ana,
    Estou contente por encontrar esse Blog, na ocasião mudarei para Luzern em Junho, ainda não falo alemão, tenho inglês básico, mas a faculdade é de prática, e que venha o melhor. Obrigado por suas informações.
    Abraço
    Roberto

  11. Olá Ana Luiza, parabéns pelo blog!
    Você me informar quanto ($ para um casal com 1 filho) é preciso para viver na suíça?
    Sei que essa é uma questão muito particular, mas estou me planejando pra passar uma temporada de 6 meses na França e pretendo também ficar 6 meses na Suíça. Pretendo fazer isso com recursos próprios e não trabalhar. Se souber me falar um valor aproximado já ajuda muito.
    Obrigado

  12. ola ana obrigado pelas informaçoes estou indo para suiça daqui uns dias a passeio , mais quero tentar ficar la , por um tempo e sou brasileira sei fazer de tudo um pouco e vou tentar trabalhar la . beijos

  13. ola, tudo bem, estou fazendo uma busca sobre países da Europa, me interessei pela suíça e gostei do que vc postou. Na verdade eu estou me aposentando aqui no Brasil, aos 44 anos. Carreira militar. E agora pretendo buscar algo na Europa.

  14. Ana!
    Excelente esse post. Eu recebo tantos e-mails me perguntando a mesma coisa aqui na Suécia que gostaria de saber se posso me inspirar na sua ideia para o meu blog (sem copiar o conteúdo).
    Beijos

  15. Oi Ana Luiza,

    Gostaria de te parabenizar pelas informacoes aqui no teu blog; estive procurando na net e o teu blog com certeza e’ um dos melhores: aborda o tema “viver na Suica” de forma clara e simples, que e’ a melhor maneira para nos pobres mortais entendermos como funciona a coisa(apesar de que ainda esta’ chovendo de gente fazendo perguntas que voce ja respondeu, rsrs. Mas faz parte). Outra vez obrigado por ser uma pessoa que toma teu tempo para ajudar a outros, atravez de informacoes super-importantes. Parabens :)

  16. Olá Ana sou portuguesa e adorei mesmo o seu blog,andava por aqui à procura de informacões sobre a suiça quando encontrei você…o meu marido está à espera de ir para broc com ajuda de um amigo que já lá está.Vai concorrer a operador de máquinas de terraplanagem.Em portugal esta profissão é para esquecer como tantas outras…O nosso receio é que ele não consiga o emprego,mas temos de pensar positivo…tenho um menino com 10 anos que adora viver em portugal ,pois vivemos numa aldeia e ele passa o tempo todo que tem livre a jogar à bola na rua todo sujo,tem dias que fica preto!!!Ora trocar esta liberdade pela suiça não é bem o que uma criança quer…mas como disse a situação está caótica e eles acabam por se habituar a novas vidas.Agora com o seu blog aprendi muito e a história dos supermercados foi otima para eu perceber que tipo de produtos poderei encontrar.Nós aqui comemos muito peixe e especialmente grelhado na rua com lenha dos leitões que o meu marido assa e acho que vamos sentir muito a falta disso.Uma pergunta,como é o peixe aí??poderia um dia destes colocar um video a mostrar a peixaria nos supermercados??Já agora mais perguntinhas…a carne preços??Aqui é tudo em euros depois eu converto em francos suiços.Muito obrig de coração se tiver tempo para responder a estas perguntas..beij

    • Oi Monica,
      aqui tem uma variedade grande de peixe e o kilo varia entre 25 francos e 30 francos (mais ou menos). O preco da carne custa mais, em torno de 35 francos/45 francos. Não vou poder fazer o vídeo dos peixes pq não pode filmar no mercado. E sempre tem um atendente no balcão. :)
      Abraços e boa sorte para vcs.

      • Muito obrigada assim que meu marido conseguir o emprego eu venho aqui escrever ou no facebook,muito caro o peixe e a carne a comparar com portugal..beij

  17. olá, muitol bom o post, minha pergunta não achei no post e em pesuisa no google, nao estou achando nada concreto, talvez você como mora ai, possa informar melhor;
    minha pergunta é sobre o sistema previdenciario, em especifico, se conseguimos levar o tempo de serviço aqui no Brasil para fins de aposentadoria ai na suiça; no meu caso tenho apenas um ano no serviço particular (CLT), porém, sou servidor publico (policial militar sp), e já tenho cinco anos de serviço como servidor publico, será que se eu me mudar para a suiça legalmente, consigo levar este tempo de serviço (averbar) na suiça?
    aguaro resposta,
    obrigado

  18. Oi Ana, seu Blog ficou muito legal, li e reli seus post, a partir de agora também estarei acompanhado seus novos post.
    Ana estive na Suíça p/ uma consulta medica e me encantei com o lugar, desde então venho tentando arruma um trabalho ou uma maneira e morar na Suíça, foi com este pensamento que encontrei seu blog e gostaria de lhe fazer a seguinte pergunta; vc tem noção ou tem alguma informação sobre trabalhos para brasileiros na área agraria?
    Se tiver alguma informação e puder responder, ficarei muito grato.
    Ate + …. :)

  19. Olá moça,em primeiro lugar gostaria de lhe Parabenizar por este blog!,muito bom..em seguida gostaria de lhe fazer uma pergunta..sou Brasileiro,sou professor de lingua portuguesa e pedagogo,é dificio conseguir um emprego nessa area ai neste país?Obrigada…

  20. ola tudo bem vou para suica da parte da alemanha ja tenho casa tenho diploma soldador mais sei fazer tudo pouco vou querer viver na suica porque em portugal nao ta mais obrigado paulinho abraco ate marco.

  21. Ana,
    Nao briga comigo, li teu post inteiro..
    E a minha pergunta é: Eu posso entrar na Suíça como turista e conseguir emprego, isso é permitido?
    E depois enviar a documentaçao ao Brasil pra providenciar o visto?

    Se nao souber.. Tudo bem! Desde ja agradeço, seu texto ajudou bastante! :)

    • Oi Elisa,
      Tudo depende da empresa que contratar vc. Mas não é ilegal desde que vc consiga emprego nos 3 meses que tem como prazo de turista pra ficar no país.
      Quem solicita o visto de residência pra vc é a empresa que te contrata e quem libera ele é o governo suíço.
      Abraços,

      Ps: desculpe a demora da resposta, estou de ferias no Brasil.

  22. Oi Ana,
    Sou dentista, brasileira, e moro nos EUA. Infelizmente nao posso trabalhar aqui. Eu teria que fazer alguns exames e refazer parte da faculdade.
    Meu marido acaba de receber uma proposta para morarmos em Genebra. Voce saberia me informar se eh possivel dentistas brasileiros trabalharem ai ? Vejo muitas informacoes contraditorias…

    • Oi Bianca,
      você pode trabalhar como dentista assistente (trabalhar em consultório de um dentista), mas depende do cantão, pois alguns cantões não liberam isso. Quando chegar, entre em contato com a agencia de saúde do cantão de Genebra e se informe se é possível ou não. Como dentista (ter seu próprio consultório) vc pode trabalhar também em alguns cantões, mas precisa ter pelo menos mestrado.
      Sei disso porque tenho uma amiga brasileira que mora aqui e é dentista assistente num consultório.

      Se tiver outras duvidas, pode entrar em contato pelo email contatopelomundoblog@gmail.com
      Abraços e boa sorte,

  23. Olá Ana,,, pretendo ir para a Suíça estudar francês por alguns meses, você acha que depois que o curso acabar é possível buscar outra atividade/emprego e ficar mais um tempo no pais?

  24. Olá Ana Luiza, muito bom seu post, mas fiquei com uma dúvida. Já morei em portugal por dois anos, agora pretendo ir em estudos à Genebra. Posso dar entrada no visto ai (como fiz em portugal pq era mais simples), ou já devo sair do Brasil com o visto de estudante?
    Obrigado,
    Raphael Marinho.

    • Oi Raphael,
      as pessoas que eu conheço já chegaram aqui com o visto em mãos. Neste caso, entre em contato com o consulado suíço no Brasil. Eles poderão te informar certo se precisa vir com o visto ou pode pedir estando aqui.

      Abraços,

  25. Bom dia, moro no Brasil e tenho um bom padrao aqui.
    Minhas receitas proveem do Brasil.
    Mas meu trabalho me permite realiza-lo a distancia.
    entao penso em levar mulher e filho para viver em Lugano e eu viria ao Brasil uma vez ou duas no mes.
    Ambos falamos bem ingles.
    O que voce acredita que sera o que mais sentiremos dificuldade ?

    Obrigado

    Alex

    • oi Alexandre,
      essa sua pergunta é muito particular, porque depende muito de cada pessoa a dificuldade que enfrenta fora do Brasil. Digo isso porque pode ser o idioma, pode ser o relacionamento com outras pessoas, o clima, a cidade, adaptação do filho na escola…enfim, depende de cada um.
      Falar inglês vai ajudá-los a se virarem logo que chegar, mas com o tempo vcs sentirão a necessidade de falar a língua local (no caso, o italiano). Isso é muito importante para a integração de vcs. E sem a integração acho mais complicado a vida por aqui e em qualquer outro país.

      Abraços,

  26. Oi!
    Sou brasileiro mas atualmente moro na espanha. Gostaria de trabalhar na suiça mas falam que com passaporte brasuleiro é quase empossivel. É assim mesmo? Em maio vou como turista e gostaria procurar emprego. É possivel alguem me contratar com passaporte brasileiro?

  27. Bom dia Ana Luiza , ja fui pra suíça e morei la um ano e dois meses com meu esposo
    Infelizmente tivemos que volta porque ele não tinha mais trabalho , Mais fiquei sabendo por um amigo , que agora os suíços estão contratando brasileiros . isso e verdade ?

    • Jordana,
      eu não sei te informar sobre isso. Mas se a pessoa tem as competências solicitadas para a vaga, não importa a sua nacionalidade. As contratações não são se vc é brasileiro ou não.
      Se vc desejam voltar, sugiro que procurem o que tem de vagas abertas e se inscrevam.

      Boa sorte!
      Abraços,

  28. Olá ana tudo bem?
    Muito bom seu blog gostei demais das dicas, então, queria muito morar na suiça. Estou em processo de dupla cidadania portuguesa, você acha que tenho mais facilidade em arrumar algum emprego por ae?

    E outra coisa, existem empregos para área técnica? Sou formado em química e desenho mecânico, sabe me dizer se tem vagas do tipo?

    Obrigado desde já, abraço.

    • Oi Robb, uma
      Cidadania pode facilitar a sua vida na hora de conseguir uma vaga, mas não é garantia.
      Sobre as vagas na sua área eu não sei te informar. Veja nos links que coloquei neste post.

      Abraços e boa sorte na procura,

  29. Boa tarde , sou casada com um brasileiro a mãe dele mora na suíça a 10 anos, ela se casou com um português e ganhou documento , gostaria de saber se meu marido pode requerer os documentos ele tem 25 anos ? Pq ela devo minha cunhadas e elas ganharam mais elas ainda são de menores .

    • Oi Jordana, no seu caso, acho que seu marido só ganha cidadania depois de morar 10 anos aqui. Porque ele é maior de idade. Mas para vc ter certeza, entre em contato com o consulado suíço mais próximo de vc.

      Abraços,

  30. Bom dia querida Ana Luiza, Acabei de descobrir esse blog e fiquei muito contente com o que eu vi aqui! eu estive na suiça a 5 anos atrás, Em St Gallen, sou apaixonada por essa cidade, tenho família lá e quero retornar, quando eu fui minha madrinha quem veio me buscar, pois eu era de menor, e agora quero voltar, já sou de maior e quero saber se eu preciso de carta convite, se preciso ir ao consulado essas coisas, ou se posso entrar livremente ? Um beijo e obrigado!

  31. Olà Ana Luiza, estou em Genebra a pouco dias, gostaria de saber onde posso aprender o francês a um preço bom, pois todos os cursos que vi por aqui estão muito caros. Obrigada!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s