Gastronomia do Peru!

Tenho prazer de apresentar mais uma colaboradora no Pelo Mundo, minha amiga Bárbara Rocha. Ela mora em Lima, Peru e vem contar nesse post sua paixão pela comida peruana.

Enjoy! ou melhor Provecho!

Peru Mucho Gusto

Há exatamente oito anos cheguei a este maravilhoso país chamado Peru.  Maravilhoso pela sua gente, história, cultura, geografia, entre tantas outras coisas.

Lembro como se fosse hoje, quando minha mãe me perguntou se sentia saudade da sua comida e me vi obrigada a dizer a mais pura verdade. Eu não sentia saudade da comida de minha mãe, porque acabara de mudar para um país com uma das melhores gastronomias do mundo.

Para celebrar essa maravilha de sabores, meu post contará a vocês minha experiência na Feira Gastronomica Mistura. Esse é o quarto ano que é celebrada em Lima, cujo objetivo é conhecer a diversidade de sabores e cores da costa, serra e selva peruana.

Bárbara curtindo a feira (detalhe: veja a quantidade de visitantes ao fundo!)

Slogan da Feira: Todos reunidos. Trata-se de uma feira democrática.

De 09 a 18 de setembro tivemos a oportunidade de provar bebidas, doces e salgados deliciosos por um preço acessível. A entrada custa 20 soles (aprox. 7 dólares). Existem duas opções de porções de pratos: Completa que custa 12 soles (4 dólares) e meia porção que custa 6 soles (2 dólares) As bebidas tipo cocktail custam 12 soles (4 dólares).

Vê uma dessas para mim também garçom!

Todos os turistas que chegam no Peru devem provar a bebida nacional, o Pisco Sour. Podemos fazer uma comparação com o Brasil, o Pisco Sour é a “caipirinha” dos peruanos. Já existem variações desta bebida como: maracujá sour, tumbo sour, uva sour, etc. Todas são absolutamente espetaculares.

Este ano a protagonista da feira foram as frutas peruanas, que podíamos conhecer e comprar no Grande Mercado. Frutas como camu-camu, cocona, aguaymanto, sauco, tuna, chirimoya, lucuma, cada uma com seu sabor particular.                  

Algumas frutas do Peru!

Não posso deixar de mencionar pratos peruanos que todo turista deve provar como: anticuchos, cebiche, tamales, rocoto relleno, aji de gallina, arroz com pollo, tacu tacu, entre tantos otros.

Eu aproveitei para comprar coisas para levar para casa, o delicioso café Tunki, diversos tipos de Pães, queijo de Cajamarca, etc.

Dados da Feira:

Nos 10 dias de feira, 400 mil visitantes, dos quais mais de 18 mil foram crianças e 4,500 turistas que chegaram a Lima exclusivamente para o evento.

Vendas: 

Mais de 500 mil Pães vendidos. (Em 2010 se venderam 250 mil paes)

A área de doces vendeu más de 230 mil porções.

Mais de 8 toneladas de frutas vendidas. As mais pedidas: Laranja, Chirimoya, Palta, Pitajaya e Poro Poro.

Os produtores do Grande Mercado venderam em torno de de 400 mil soles (US$ 142,857 aprox.).

Para os interessados em conhecer mais da gastronomia peruana, indico as seguintes páginas do Facebook:

1. Gastón Acurio (chef e embaixador da cozinha peruana no mundo)

2. Mistura

3. Cucharas bravas

3 comentários em “Gastronomia do Peru!

  • outubro 2, 2011 em 1:56 am
    Permalink

    Parabéns pelo post Bárbara! Bom saber que você está bem no Peru!

    Resposta
  • outubro 3, 2011 em 4:05 am
    Permalink

    Barbara, bacana seu post, valeu, esperamos ansiosamente alguma surpresa dessa deliciosa culinária peruana em sua visita ao Brasil no fim deste ano, parabéns minha Irma, saudades , beijos, Silvana.

    Resposta
  • maio 23, 2014 em 8:19 pm
    Permalink

    Que legal! Eu fui ao Peru ano retrasado e, realmente, a gastronomia é maravilhosa! Comi o melhor ceviche da minha vida…além de muitos outros pratos maravilhosos! A cultura do país é incrível..as pessoas recebem muito bem!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *