Favela na Suíça?

Esta pergunta, duas pessoas fizeram para si quando viram os Familiengarten. E não, não foi eu e nem o meu marido. Quando me falaram, tive que rir, pois estamos tão acostumados com isto no Brasil (e em outros países considerados do terceiro mundo – não gosto de chamar o Brasil de terceiro mundo), que facilmente remetemos nosso pensamento para as favelas quando vemos pequenas casas, próximas umas as outras.

Entrada do Familiengarten perto daqui de casa, com a bandeira do Estado (Aargau) e da região onde moramos (Obersiggenthal)

Mas então, o que é este tal Familiengarten? Bom, não precisa ser expert em alemão para entender que significa jardim de famílias. Como já contei neste post sobre o caminho que levo a filha na escola, que tem plantações de milho, tomate e trigo, o familiengarten fica ao lado destas plantações. Este lugar, nada mais é que um terreno dividido em vários espaços, onde as pessoas fazem as suas hortas e plantam suas flores. Há quem faça um pequeno “barraco” e coloca uma “churrasqueira” junto com mesa e cadeiras. É neste lugar que eles aproveitam também os dias de sol. Praticamente uma mini, micro fazenda!!!

As flores e as hortas
Algumas pessoas colocam a bandeira de seu país de origem. Esta é da Sérvia.
O "puxadinho" onde são colocadas mesas e cadeiras para aproveitar os dias quentes.
Este aqui colocou até churrasqueira (esta tem cara mesmo!)

Já vi vários destes e acho um amor as pessoas se dedicarem ao cultivo próprio. Coisa que eu também já estou fazendo, na minha modesta sacada, é verdade. Mas isto já é assunto para outro post.

2 comentários em “Favela na Suíça?

  • fevereiro 19, 2015 em 10:17 pm
    Permalink

    Olá Ana, boa noite. Pra quem nunca visitou a Suiça,você aconselha ir no verão ou inverno ?
    Desde já,obrigada pela atenção

    Resposta
    • fevereiro 24, 2015 em 11:22 am
      Permalink

      Oi Ana, depende muito da pessoa. Se vc não gosta de frio, venha no verão ou primavera, que são estações muito lindas. Tem pessoas que desejam conhecer a neve, por isso preferem vir no inverno. Mas a época que vc mais aproveita realmente é a primavera e o verão. Os dias são mais longos e vc consegue ficar muito tempo na rua, conhecendo os lugares. Coisa que no inverno fica mais complicado, por causa do frio intenso.

      Abraços,

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *