Inverno suíço x inverno brasileiro

Em solidariedade ao povo que está no Brasil passando muito frio, resolvi escrever sobre a diferença entre passar o inverno aqui e passar no nosso país “tropical”.

Eu sou daquelas pessoas que tem pavor do frio, sou bem friorenta mesmo! Meus pés não esquentam de jeito nenhum durante o inverno. Quando morei em Caxias do Sul – RS, ficava me perguntando: para quê tanto frio? Eu dormia com pijamão, duas meias (sendo uma de lã), mais blusão de lã e uma bolsa de água quente nos pés. Sim…uma verdadeira velha! E do jeito que dormia eu acordava, sem mexer o corpo!!!

Eis que vindo para a Suíça, o povo achou que eu teria um colapso nervoso quando começasse a esfriar por aqui (chegamos na primavera, para minha sorte, claro!!). Nós já tínhamos vindo passear no país durante o inverno, então tinha uma noção de como seria.

Porém, para minha grata surpresa, aqui eu passo menos frio que no Brasil. Juro que não é mentira. Está certo que as temperaturas aqui são bem mais baixas, mas dentro de casa é temperatura de verão meus amigos. Além do aquecimento (até no banheiro), há um grande isolamento térmico feito de camadas grossas de isopor ou esponja, na parede externa do prédio. Não posso deixar de mencionar as janelas, que possuem uma borracha que vedam as suas bordas além de vidros duplos, fazendo um trabalho semelhando ao da porta de uma geladeira. Só que o frio fica mesmo do lado de fora de casa.

Então, foi neste país alpino que pela primeira vez eu não senti frio quando ia tomar banho. Nem precisava tomar coragem para entrar no chuveiro e mais ainda, para sair dele. Isso para mim é qualidade de vida minha gente!!!

Algumas diferenças (irônicas, na minha opinião) entre os dois invernos:
Temperaturas:
– Suíça: a maioria dos dias, durante o inverno, temos temperaturas negativas. E quando falo negativas, digo abaixo de -5 graus. Já passei por -10 graus aqui e isso não é nem de madrugada, é de dia mesmo. A gente passa tanto tempo com temperatura super baixas, que quando elas começam a ficar positivas, já achamos quente.
– Brasil: quando chega a 0 graus, a sensação fica insuportável. Lembro quando fazia -2graus e isso era o fim do mundo para mim. Geada então, um terror!!!

Neve, a única coisa que me faz achar o inverno daqui maravilhoso. Se não fosse ela, seria igual ao do meu RS (nas suas devidas proporções, claro!)
Neve...sua linda!!!

Aquecimento:
– Suíça: já falei sobre o aquecimento nas casas. Para mim, a melhor invenção do mundo!!!
– Brasil: eu me pergunto, como é que ainda não há um isolamento nas casas para que o povo possa passar um inverno sem morrer de frio dentro da própria residência??? Quando eu saí daí, não lembro de ter visto nada que pudesse resolver este problema. Aqui este tipo de “benefício” é vendido em qualquer loja de construção.

Meu melhor amigo no inverno
Janelas e portas (enormes diga-se de passagem!!) com seus vidros duplos

Roupas:
– Suíça: temos roupas para neve, que isolam de chuva e vento. A impressão que tenho é que aqui os casacos são mais grossos e protegem mais.
– Brasil: quer comprar roupa quentinha? Vá até o Uruguai. São de lá as roupas mais quentes que eu tinha para usar no inverno daí.

Só os olhos de fora!!!!

Ok, está certo que o inverno do Brasil dura o tanto de tempo que dura o verão aqui na Suíça: 3 a 4 meses no ano. Mas não quer dizer que a galera precisa congelar neste tempo né??
Já falei para alguns conhecidos daqui que temos um inverno bem rigoroso no Brasil. Disse que em alguns lugares chega a nevar e as temperaturas são negativas também. Então complementei dizendo que não temos calefação nas casas nem isolamento térmico. Ficaram horrorizados e me perguntaram: Como vocês agüentam o frio então?

Uns chegaram a dizer que eu estava mentindo, que seria impossível agüentar as temperaturas baixas desse jeito. Falei que não, que o povo guenta, quase vira picolé, mas guenta!!!!

Outra coisa que minhas vizinhas me perguntaram é se não iríamos de férias agora em julho (nas férias escolares daqui) para o Brasil. Pensei comigo: nem mortaaaaa!!!! E falei o motivo, que agora é inverno, está frio, mas que iremos em dezembro (e também porque dinheiro não dá em árvore né???) que é a época do verão brasileiro. Elas ficaram com uma invejinha, pois disseram que queriam muito ter dois verões no ano, ainda mais em dezembro, quando tudo aqui já está branquinho de neve!!!!!

Então minha gente, deixa eu aproveitar o verão daqui enquanto ele se faz presente. Porque mais um mês, um mês e meio, a minha alegria começa a terminar e a friaca volta!!! Logo, vou me exibindo com o calor suíço, pois sei que depois, quando o inverno chegar para mim, vou ficar me roendo ao ver a galera no facebook e twitter dizendo que estão morrendo de calor, que vão para a praia….affff….

Um comentário em “Inverno suíço x inverno brasileiro

  • julho 5, 2011 em 8:49 pm
    Permalink

    Ana adorei o post. Perfeito!
    Tdo que eu queria nesse momento, era que minha ksa tivesse calefação. Pq, ta dificil amiga…
    Mas conversei com alguem a respeito ha alguns dias, e me disseram, que nao vale a pena investir tanto em algo para o frio, sendo que aqui, ele dura tao pouco tempo.
    #benzaDeus

    Otimo verao pra ti.
    Bjos

    Resposta
    • julho 6, 2011 em 8:47 am
      Permalink

      Regi, tu acabou emendando um inverno no outro né??? Se cuida por ai com este frio todo. E quer saber, eu acho que vale a pena investir sim em calefação no Brasil…..por mais que sejam poucos meses, pelo menos serão agradáveis também né??? 🙂
      Beijos,

      Resposta
  • julho 5, 2011 em 8:49 pm
    Permalink

    Mas é aí mesmo que me refiro!!!
    Qdo essa tecnologia toda vai chegar aqui, hein? Bom, ao alcance do proletariado, acho que nunca né…
    O jeito é apelar para as velhas tecnologias: bolsa de água quente, lençol térmico e lençol de soft, e a moda “sai rolando” (em alta todos os invernos: coloca-se MUITA roupa e torce para ninguém te empurrar. Se empurrarem, sai rolando!)
    =)

    Resposta
    • julho 6, 2011 em 8:48 am
      Permalink

      Pri…esta “tecnologia” toda já deveria estar ai há anos!!!!! Como é que o povo ainda aguenta o frio, eu não sei. Acho que vou mudar para o ramo da construção civil quando voltar para o Brasil!!! 🙂 Beijos

      Resposta
  • julho 5, 2011 em 10:08 pm
    Permalink

    Pois eu ODEIO mesmo é o calorão do verão no Brasil. Depois de 17 anos morando na Holanda, o máximo que aguento é 30 graus (já reclamando muito). Peguei 43 graus na Tunísia ano passado e quase morri. Nunca mais.

    Por essas e outras, irei ao Brasil agora em julho (férias escolares do meu filho). E ainda passarei uma semana em Porto Alegre em meados de agosto, hehehe. Pra visitar família, é bem verdade…senão iria mesmo era pra Bahia, onde as temperaturas estão em torno de 25 graus nesta época (como no Rio, que fica entre 18 e 25 graus, vez ou outra dá uma esfriada).

    Resposta
    • julho 6, 2011 em 8:50 am
      Permalink

      Beth, pois tu sabe que com o tempo a gente realmente vai se acostumando a temperaturas mais baixas. Semana passada teve uns dias com 32 graus por aqui e eu me senti ruim, com dor de cabeça; A mesma coisa era quando eu morava em Caxias do Sul e ia para Santa Maria visitar meus pais, durante o verão. Quase desmaiava!!!!
      Começamos a estranhar o tempo muito quente e acaba mesmo gostando do frio!! Na verdade frio mesmo não, mas entre 18 e 25 graus, como vc falou, eu gosto. Para mim já está ótimo!

      Resposta
  • julho 5, 2011 em 11:31 pm
    Permalink

    É verdade né Ana, nunca tinha parado pra pensar. Investimos tanto em ar condicionado e quase viramos picolé no inverno. Nessa época ligo o ar quente (do ar condicionado) tooooodos dias, pra poder dormir mais suuussegado. E por falar em ar condicionado, é aquele que compramos de vcs quando foram pra Suíça….funciona que é uma beleza….hehe
    bjus

    Resposta
    • julho 6, 2011 em 8:52 am
      Permalink

      Pois é Elaine, a gente no Brasil está acostumado e preparado para o verão. Mas para o inverno, que também é suuuuper rigoroso, não temos nada que possa nos “aquecer”. Uma pena!!! Pois é justamente este inverno brasileiro que me incomoda. Esse frio dentro de casa acaba comigo. E viva este ótimo ar condicionado!!! hahahahah
      beijos

      Resposta
  • julho 6, 2011 em 8:30 am
    Permalink

    Amiga, falou e disse tudo que eu diria… hehehe… aliás, quase tudo, porque aqui, além da neve, calefação em qualquer lugar que tu entre (carro, onibus, taxi, shopping, boteco da esquina…) nossa temperatura chega a -20!!!! Sim, é verdade! Este último inverno foi um dos mais rigorosos, ficamos dias vendo temperaturas abaixo de -15, isso mesmo!!! Mas graças a Deus, ou melhor, aos países desenvolvidos, não passo nem metade do frio que costumava passar no nosso RS.
    Depois desse último inverno a gente pensa: ah, o verão vai ser ameno e tal… mas que nada, vamos de -20 a +30/35… só uns 50 graus de diferença 😛
    Beijão e aproveita o nosso verãozinho gostoso enquanto ele dure 😉

    Resposta
    • julho 6, 2011 em 8:53 am
      Permalink

      verdade Mel…temos calefação em todos os lugares por aqui (trem, ônibus, carro, mercado da esquina…). E o frio mesmo fica na rua!!!
      E olha…-20 graus eu estou dispensando. Já tá de bom tamanho para mim os – 10 daqui…..hahahahah
      Beijão e bom verão para nós!!!
      Que seja eterno enquanto dure!! 🙂

      Resposta
  • julho 18, 2011 em 2:23 pm
    Permalink

    Ana, minha querida prima!! Eu sumo, mas apareço de vez em quando!!

    Pois olha, guria, o inverno do sul do Brasil é tenebroso! Não temos qualquer aquecimento em casa e o que já existe para comprar é muito caro, inacessível à classe média mesmo! O jeito é dormir com bolsa de água quente, ou lençol térmico, mas quando chega a hora de tomar banho …, tem que ser ninja! Ligar o aquecedorzinho uns 5 minutos antes, o chuveiro uns 3, tira a roupa rápido e foi!! Um horror, minha amiga!

    E esse período, pelo menos em Curitiba, dura muito mais de 3 ou 4 meses; nosso frio persiste até dezembro, janeiro é com chuva, fevereiro e março é gostoso e em abril já está frio denovo!! É desse jeito, minha prima, é desse jeito!!

    Beijo e até depois!! Pode continuar me mandando os links que uma hora eu apareço.

    Resposta
    • julho 18, 2011 em 2:28 pm
      Permalink

      Ui Carol…acho que não conseguiria morar em Curitiba com tanto frio e chuva assim!! Minha nossa! É demais para minha imunidade!!! hahahaha
      Obrigada sempre por aparecer por aqui.

      Beijão, saudades!!!!

      Resposta
  • julho 20, 2011 em 7:18 pm
    Permalink

    OI, sou de Passo Fundo, acabo de chegar em Zug para morar com meu marido e filho de 5 meses. Voce tem alguma dica de onde comprar roupas de inverno? Obrigada

    Resposta
    • julho 21, 2011 em 7:36 am
      Permalink

      Oi Karina, bem vinda à Suíça!! Mais uma gaúcha por aqui!!
      Olha, eu comprei alguma coisa no outlet de Mendrísio, na parte italiana do país, perto de Lugano. Escrevi isso neste post aqui . Neste post você também vai encontrar o link para o outlet. Tem outro outlet na parte francesa, perto de Lausanne. O site deste está aqui. Agora é época de promoção de roupa de verão. Mas em janeiro é a liquidação das roupas de inverno e muitas peças ficam com 70% de desconto. Mas você pode encontrar também algo na H&M, Zara, Manor….
      Abraços,

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *