Dia da Mulher no Japão – Conheça mais sobre o “White Day”

Hoje a nossa colaboradora Karina, que mora no Tóquio, vai contar um pouco sobre o “White Day”, o dia da mulher no Japão!!

O ‘White Day’ está chegando… que dia é esse???

Lembra que dia 14 de fevereiro foi Valentine’s Day? Tem até aquele post da Paty explicando tudo sobre essa data… Mas a gente já aprendeu que cada País tem o seu próprio costume e é claro que aqui não seria diferente…

Dia 14 a noite, o meu marido chegou do trabalho e estava todo feliz porque ele tinha ganhado chocolate de Valentine’s Day…. E não foi 1 só, foram 3… mas ainda bem que os chocolates que ele ganhou custaram menos de 3 dólares, senão eu teria ficado com ciúmes…

Ok, vou explicar!

Valentine’s Day aqui tem um significado diferente do que nos EUA. Esse é um dia para os homens, onde eles são presenteados pelas mulheres. Esses homens são divididos em duas categorias: amigos de trabalho ou namorado/ marido/ amante/ pretendente ou afins.

A primeira categoria, os companheiros de trabalho, recebe o ‘Giri-Chocolate’. Giri significa obrigação em Japonês e os chocolates não devem custar mais do que 3 dólares. Ainda bem, né… afinal, a maioria dos funcionários nas empresas aqui são homens, se o chocolate custasse mais caro, as mulheres iriam a falência!

‘Honmei-Chocolate’ são mais caros, normalmente chocolate importado e eles são presenteados para a segunda categoria de homens – os ligados ao coração das mulheres!

Já sabemos que aqui a sociedade é machista, mas nós também merecemos um dia… então a pergunta é: quando é o dia das mulheres??? O nosso dia é exatamente 1 mês depois do dia do São Valentim – dia 14 de março, conhecido como ‘White Day’ ou ‘Dia Branco’ em português.

No dia 14 os homens vão retribuir o presente que eles ganharam e é claro que eles não precisam se limitar a chocolates. Eles também podem presenteá-las com lingerie, jóias, marshmallows. Eu não tinha entendido o porque dos Marshmallows, mas de acordo com as minhas pesquisas, uma empresa de Marshmallow, em 1977, foi quem teve a idéia de criar o dia das mulheres. Legal, né?!?!

E agora, como uma boa esposa, vou comprar Giri-Choco pro meu marido retribuir o Valentine’s dele!!! Até a próxima!

Um comentário em “Dia da Mulher no Japão – Conheça mais sobre o “White Day”

  • março 9, 2011 em 8:47 am
    Permalink

    Dali karina, adorei. Ele bem que poderia te dar um anel de brilhantes pelo dia da mulher, hein? nao e uma boa ideia?
    Beijos. Lucia.

    Resposta
  • março 9, 2011 em 3:14 pm
    Permalink

    Muito legal Karina. Adorei saber da forma que é comemorado o White Day. Muito diferente do que estamos acostumados.
    Beijos,

    Resposta
  • março 9, 2011 em 6:57 pm
    Permalink

    Legal, Karina…é bacana lembrar e ser lembrado. Obrigada pela mensagem…felicidades! bjos

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *