Categorias: Internacional Geral

Informações de Ajuda Internacional ao Rio

Pessoal,

Como todos os brasileiros, estamos consternadas com a tragédia que abate o estado do Rio de Janeiro. De alguma forma queremos ajudar, através do Blog Pelo Mundo.

Entramos em contato com nossos colaboradores no mundo e estamos buscando informações sobre como ajudar com doações (dinheiro, roupas, remédios, etc…)

Vamos atualizando assim que mais dados forem chegando, mas para não perder tempo, já publicaremos o que temos disponível. Se vocês tiverem alguma informação relevante disponível do seu país ou região, mande para a gente que vamos compilando nesse post, ok?

O que eu percebo que falta, é uma forma de enviar roupas, objetos, remédios. Será que não teria alguma transportadora internacional que topasse ajudar? Se conhecerem alguém que possa ajudar, incentivem e divulgaremos pelo Blog.

A Laura, nossa colaboradora avisou que para quem prefere doar algum produto de higiene ou alimentos, mesmo longe, o serviço Pão de Açucar Delivery aceita compras online e não cobrará frete para as doações às vitimas das enchentes. Tem até uma lista pronta com todos os produtos que eles necessitam.
http://www.paodeacucar.com.br/categoria.asp?categoria=catcmpnhSOSRIODEJANEIRO

Liguei hoje para o Consulado Brasileiro em NY e me foi informado que o que eles indicam é a doação em dinheiro nessas contas:

SOS Teresópolis – Donativos
Banco do Brasil – 001
Agência: 0741-2
C/C: 110000-9
CNPJ: 29.138.369/0001-47

SOS Teresópolis – Donativos
Caixa Econômica Federal – 104
Agência: 4146
C/C: 2011-1
CNPJ – 29.138.369/0001-47

Prefeitura de Nova Friburgo
Banco do Brasil – 001
Agência: 0335-2
C/C: 120.000-3

Petrópolis
Banco do Brasil – 001
Agência: 0080-9
C/C 76.000-5

Conta da Defesa Civil – RJ
Caixa Econômica Federal – 104
Agência: 0199
C/C: 2011-0
Operação: 006

Viva Rio (Organização Não-Governamental)
Banco do Brasil – 001
Agência: 1769-8
C/C: 411396-9
CNPJ: 00343941/0001-28

Na Suíça, a mobilização para ajudar a população atingida pelas chuvas no Rio de Janeiro está concentrada nos Cantões de Fibourg e Jura. A cidade de Nova Friburgo foi colonizada por suíços e há mais de 30 anos a Aliança Francesa de Nova Friburgo iniciou um intercâmbio entre Brasil e Suíça. Apenas para esclarecimento, há uma associação chamada Fribourg-Nova Friburgo. Ela realiza trabalhos com crianças e jovens carentes na região de Nova Friburgo.  No site deles (http://www.novafribourg.ch/) há a seguinte informação para doações em dinheiro:

Banque Cantonale Fribourg:
CH40 0076 8250 1146 2720 4
Association Fribourg – Nova Friburgo

Também é possível ver algumas fotos que mostram o tamanho da tragédia que aconteceu na região.

Segundo Raphaël Fessler, Presidente da Associação Fribourg-Nova Friburgo, no momento a associação está fazendo o máximo para sensibilizar as pessoas para que concretizem sua solidariedade fazendo doações em dinheiro, pois não podem prestar uma ajuda logística, nem mandar algo para o Brasil. Eles pretendem primeiro formar um fundo de ajuda para depois ver o que é mais urgente a ser realizado. A associação possui instalações na região atingida que também foram afetadas, como a Casa Suíça e principalmente o lar para excepcionais da AFAPE. Haveria muitos projetos para esse ano com a cidade, mas vamos provavelmente irão concentrar seus esforços em 2011, e nos próximos anos, nessa catástrofe.

No Brasil é possível também realizar suas doações nas seguintes localidades:

Porto Alegre:
no Armazém 7 do Cais do Porto, tem um posto da Defesa Civil onde é possível doar produtos para serem encaminhados às vitimas da enchente.

Estado do Rio de Janeiro:
Neste link (http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/saiba-como-ajudar-as-vitimas-de-enchentes-no-rio) há vários endereços, todos no Estado do RJ, onde é possível realizar doações de alimentos, material de higiene e também contas para doação em dinheiro. Alguns destes endereços foram divulgados no site do Consulado Brasileiro de Zurique e de Genebra.

Fontes: www.swissinfo.ch, Revista Veja, Colaboradora Laura Doval


Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 comentários

  1. Oi Patricia! Parabens pela iniciativa. Infelizmente eu nao soube nada daqui do Japao, mas se eu conseguir alguma informacao extra, eu mando pra voces….

  2. Oi Paty, tenho tios morando em Nova Friburgo e graças a Deus o bairro onde eles moram não foi tão atingido e estão bem. Conheci a cidade há 1 ano e meio e posso dizer que é uma tristeza enorme ver uma cidade tão linda e de povo tão querido passar por uma situação assim. Vamos com certeza ajudar de alguma forma! E é muito emocionante ver a soliedariedade do povo brasileiro nessas horas. É uma união fortíssima! Parabéns pela sua iniciativa e pelas pesquisas que você fez a respeito das possibilidades de doação! Lindo gesto! Grande abraço, com saudades!